A tecnologia tem se fundido tanto aos processos empresariais, que em certas ocasiões é compreensível que os empreendedores se sintam receosos ao investir em tecnologia, como é o caso do controle de ponto on-line, recurso esse que veio para transformar o dia a dia dos negócios.

A velocidade no surgimento de recursos modernos, passa por cima de algumas informações e conhecimentos, que poderiam trazer mais clareza às decisões das empresas, e vendo essa brecha, a Símix decidiu abordar o tema.

Portanto, se você faz parte do time de empreendedores que ainda desconhece os conceitos e vantagens do controle de ponto on-line, isso acaba hoje. Continue conosco para descobrir tudo o que precisa saber para tomar a decisão certa. Boa leitura!

Vale debater sobre a obrigatoriedade do controle de ponto

Embora já explicado em nosso blog, vale a pena voltar um pouquinho para compreender a questão da obrigatoriedade do controle de ponto.

Isso porque grande parcela dos gestores e líderes das empresas, infelizmente, ainda atua acerca do achismo, e só se dá conta das imposições legais quando estas, batem à porta, então, vamos lá.

Partindo da premissa encontrada na Lei n° 7.855, toda e qualquer empresa que tenha em seu quadro de colaboradores, uma quantidade maior que 10 colaboradores, está incumbida de realizar, por meio de inúmeros recursos de controle de ponto disponíveis, o registro completo e ininterrupto da sua jornada de trabalho diária.

Quando não computado de maneira eficiente, observando-se brechas na marcação e fechamento do ponto, essas empresas estão sujeitas às ações trabalhistas e certeiras autuações realizadas pelo MTE (Ministério do Trabalho em Emprego).

Em contrapartida, as empresas têm ao alcance um leque considerável de escolhas em controle de ponto, ficando ao seu critério a adoção do sistema que melhor supra suas necessidades. Dentre as muitas opções temos:

1. Sistemas manuais: cartão de ponto manual e livro de ponto (sim, tem empresas que ainda utilizam);

2. Sistemas mecânicos de ponto: relógio cartográfico (responsável pelo famigerado jargão “bater o ponto”);

3. Sistema eletrônicos de ponto: crachás com códigos de barra/chip, biometria, ponto on-line, fechadura biométrica, catraca on-line, controle realizado por aplicativo.

Entretanto, observamos um aumento estrondoso da adoção do controle de ponto on-line devido à crescente demanda do Home Office nas empresas. Aliás, temos um conteúdo bacana sobre produtividade no trabalho remoto, confere lá depois!

Para entender mais sobre esse universo novo a muitos, siga com a leitura!

A Símix explica na prática o que é controle de ponto on-line

O conceito intrínseco ao ponto on-line segue a mesma linha que o livro de ponto, por exemplo. Em suma, é mais uma maneira de controlar a jornada de trabalho dos colaboradores de uma empresa, mas, diga-se de passagem, de uma maneira muito mais assertiva, flexível e vantajosa ao negócio.

Realizado todo em ambiente conectado à internet, o ponto on-line pode ser desempenhado por meio de aplicativos em smartphones e em navegadores de internet.

A gestão, principalmente de RH, se beneficia e muito desse tipo de marcação, uma vez que a visualização de todo o controle da jornada é facilmente acessada.

Além disso, os próprios colaboradores ganham maior poder de controle, pois conseguem visualizar as principais informações sobre sua jornada de trabalho até o momento, inclusive, de suas horas extras.

Se seu negócio já tinha uma demanda de controle de funcionários externos, com a chegada do home office ela deve ter dobrado, não é mesmo? E como tem sido para você essa mudança? Tem enfrentado dificuldades para administrar?

Você sabia que o controle de ponto on-line é uma verdadeira mão na roda para facilitar essa obrigatoriedade?

E não se preocupe quanto à sua legalização, pois é completamente viabilizado pelo próprio Ministério do Trabalho, entenda abaixo!

É seguro utilizar esse tipo de controle? Vou ter problemas legais?

Primeiramente, é totalmente seguro, tanto pelo fator segurança das informações quanto pelo aspecto legal, ou seja, você não terá nenhum problema.

Todo o processo é estruturado na mais alta tecnologia, o que impede possíveis brechas às invasões e até mesmo alterações indevidas, ou seja, garantia completa do controle de ponto assertivo, desde que fornecido por uma empresa idônea.

Se você já ouviu falar sobre a Portaria 373/2011 do MTE, certamente sabe que é possível utilizar sistemas mesmo que não sejam cadastrados pelo Ministério, mas, desde que obedeçam e passem por autorização de Convenção ou Acordo Coletivo de Trabalho.

Essa portaria específica veio em formato complementar a já conhecida Portaria 1510/2009, em vias de flexibilizar o controle de ponto pelas empresas. Em conclusão, é mais um formato para sua empresa atender as exigências legais, de forma precisa, honesta e eficiente.

O que a Símix oferece em controle de ponto on-line à sua empresa?

Bom, que Símix possui uma solução robusta e completa para seu controle de ponto, certamente você já sabia, não é mesmo? O nosso PcPonto é simplesmente o divisor de águas quando o assunto é assegurar o cumprimento das demandas de ponto.

Agora, é por meio do PcPonto Web que seu controle de ponto on-line realmente absorve benefícios surpreendentes, indiferente ao segmento de atuação ou porte, veja os principais recursos que oferecemos:

1. Controles exatos para o gestor;

2. Informações claras e seguras para o colaborador;

3. Acesso via Web no navegador;

4. Gestão facilitada de seus horários e registros;

5. Praticidade na hora de registrar o ponto;

6. Banco de dados integrado e eficiente;

7. Totalmente adequado às Leis Trabalhistas e Portarias.

Acesse para saber como adquirir agora mesmo, pois asseguramos maiores resultados à sua empresa!


Ficou com alguma dúvida? Vamos conversar.
Podemos te ajudar a encontrar a melhor opção para sua empresa.
Solicite Orçamento