A equipe que atua no setor de recursos humanos possui funções muito importantes em uma empresa, como o recrutamento de funcionários e o pagamento da equipe. Por isso, cabe à instituição dar boas condições para que o trabalho seja desempenhado da melhor maneira. Uma das ações necessárias é investir em tecnologia no RH.

Afinal, atualmente é possível organizar o controle de pontos, dados de funcionários, entre outras informações importantes em um software especializado. Isso facilita o trabalho da equipe, evita erros e aumenta a produtividade. A sua equipe tem acesso à tecnologia no RH? Conheça os benefícios e veja os motivos para investir!  

Tecnologia no RH ajuda a organizar as informações

Um dos benefícios trazidos pelo uso da tecnologia no RH é conseguir reunir todas as informações em um só lugar. Com um software eficiente, é possível ter armazenado:

  • Ficha de cada colaborador, com os dados pessoais e funções;
  • Histórico de faltas;
  • Horas trabalhadas;
  • Horas extras; 
  • Horário de trabalho;
  • Datas das férias;
  • Pagamento de décimo terceiro;
  • Valor do salário, entre outros. 

Dessa forma, tudo fica organizado e a fácil acesso. Assim, sempre que alguém da equipe precisar da informação, basta acessar o software para encontrar tudo.

Diminui as chances de erros 

Quando a empresa investe em tecnologia no RH, é possível integrar as informações como, por exemplo, os dados do ponto eletrônico serem enviados para o software específico. Dele, é possível mandar as informações direto para a folha de ponto.

Assim, não será necessário digitar nem alterar nada. Tudo o que for registrado pelo ponto eletrônico será direcionado para o pagamento. Dessa forma, as informações estarão sempre corretas e o salário dos colaboradores será pago sem erros. 

Por isso, podemos dizer que o uso da tecnologia no RH diminui as chances de erros e de problemas trabalhistas. 

Otimiza o tempo

Quando muitas informações são arquivadas em planilhas separadas ou até em papel, é comum que a pessoa que trabalha em recursos humanos, perca tempo procurando dados. Afinal, cada detalhe está em uma planilha separada e para encontrar tudo, demora um pouco.

Já quando a empresa investiu em tecnologia no RH e possui um software, tudo é mais simples. Com poucos cliques é possível encontrar tudo o que precisa, em um só lugar. 

Acesso aos dados praticamente em tempo real 

A rotina de trabalho do gestor também é facilitada. Afinal, ele poderá ter uma visão ampla do que está acontecendo na empresa, sem sair da sua sala. Ao acessar o software de gestão de recursos humanos, ele pode ter acesso às faltas, demissões, recrutamento, entre outros pontos. 

Além disso, consegue identificar dados importantes até para a gestão financeira da empresa como:

  • Gasto com folhas de pagamento;
  • Gasto com mão de obra;
  • Custo da terceirização de empregados. 

Essas informações são essenciais para que o responsável possa tomar decisões rápidas e assertivas em todas as áreas da empresa. Além disso, ajuda também a identificar possíveis ajustes que possam colaborar para a diminuição de custos. 

Muitas vezes, um remanejamento da equipe pode diminuir a necessidade de pagamento de horas extras. Dessa forma, o gasto com folha de pagamento cai e, consequentemente, a empresa economiza. 

Se você ainda não investiu em nenhuma tecnologia no RH, pode começar pelo controle de ponto. Conheças as vantagens que um ponto eletrônico pode oferecer


Ficou com alguma dúvida? Vamos conversar.
Podemos te ajudar a encontrar a melhor opção para sua empresa.
Solicite Orçamento