Manter a segurança na empresa é um processo complicado para a maioria dos negócios, principalmente aqueles que contam com grandes equipes de funcionários. Porém, ainda que seja complicado, é crucial manter processos claros de segurança para evitar problemas graves, como invasões e furtos.

Por incrível que pareça, muitas empresas sentem mais dificuldade em manter a segurança durante o dia do que a noite. Afinal, é possível que haja um grande volume de entrada e saída na portaria do prédio, e isso facilita que pessoas desconhecidas entrem na empresa. 

Mas, não se preocupe, existem, sim, algumas dicas que podem ajudar a melhorar a segurança na empresa. Quer descobrir quais são? Continue lendo esse artigo e confira 5 passos fundamentais na sua gestão para tornar a empresa segura desde já!

1. Treine bem toda a equipe 

Treinar toda a equipe é um passo fundamental, desde os funcionários responsáveis pela portaria, até aqueles que trabalham diretamente no escritório. E por um motivo simples: é importante que todos tenham a visão de que não podem facilitar a entrada de pessoas de fora na empresa. 

Mesmos amigos, parentes e conhecidos dos funcionários devem passar por processos claros de identificação ao entrar na empresa. Esse rigor pode evitar invasões que facilmente podem passar despercebidas, quando os funcionários estão descuidados ou pouco rigorosos quanto à entrada e saída de pessoal no prédio. 

Para evitar problemas com isso, é importante que você seja claro e comunique as medidas de segurança para todos da empresa. Indique o porquê desses processos serem necessários e como eles podem evitar roubos, furtos e até mesmo problemas mais graves.

2. Invista em seguranças qualificados 

Além de pessoas responsáveis pela portaria, ter seguranças nas entradas e saídas é um passo importante. O problema é que muitas empresas investem em seguranças patrimoniais apenas no período da noite, quando eles podem ser muito úteis também durante o dia. 

Esses profissionais podem inibir a ação de pessoas mal intencionadas, além de reforçar o controle de acesso de pessoas ao interior da empresa. 

3. Invista em câmeras de segurança em locais estratégicos 

Outro passo que melhora a segurança na empresa é a instalação de câmeras em locais estratégicos. Aqui, é importante entender que não é necessário instalar câmeras por todos os cantos da empresa, mas escolher pontos que possam facilitar a identificação de pessoas estranhas, caso elas consigam adentrar no prédio. 

Câmeras nos pontos de entrada e saída, por exemplo, são praticamente obrigatórias para manter um registro eficiente de quem entra no local. Mas outros locais da empresa, como as salas com informações confidenciais, setor financeiro e estoque, também podem prevenir problemas comuns e aumentar a segurança.

4. Antecipe os riscos e se prepare para eles  

Você sabe os riscos reais para a sua empresa? Acredite, muitos negócios não sabem. Mas fazer pensar nisso é importante para garantir que você está tomando as medidas de segurança certas, e, melhor, protegendo o que realmente precisa ser protegido. 

É importante que você conheça bem o seu negócio e pense em conjunto com a sua equipe para garantir que nenhum risco, mesmo mínimo, está passando despercebido. E isso não se restringe à segurança do espaço físico da empresa, mas também à privacidade de informações disponíveis online e documentos. 

Antecipar os riscos é uma maneira de se preparar melhor para eles, auxiliando no processo de tomada de decisão.

5. Tenha um ponto de controle de acesso 

Ter um ponto de controle de acesso faz uma grande diferença na segurança da empresa. Isso, principalmente porque você facilita o controle de entrada e saída de funcionários, deixando tudo registrado de maneira eficiente. Soluções que agregam o uso de tecnologias, como o uso de biometria e senha no ponto de acesso, garantem ainda mais segurança e praticidade para os funcionários e a empresa. 

A vantagem é que há muito mais exatidão nas informações de entrada e saída de cada funcionário, o que garante que o gestor identifique inconsistências. Instalar sistemas específicos em salas restritas também pode ser uma maneira de aumentar a segurança em setores específicos. 

Está pronto para aplicar todas essas dicas de segurança para empresas? Se você gostou, aproveite para acompanhar nosso conteúdo através das redes sociais e ter acesso a muito mais dicas e informações para melhorar a gestão do seu negócio!

Ficou com alguma dúvida? Vamos conversar.
Podemos te ajudar a encontrar a melhor opção para sua empresa.
Solicite Orçamento