Com a ampliação de uma empresa surgem novas demandas, via de regra, associadas à segurança. Por isso o tema controle de acesso está tão em pauta atualmente, pois empreendedores e outros perfis de usuários demandam maior segurança.

Não somente empresas podem se beneficiar de equipamentos que controlam o fluxo e acesso das pessoas, mas também residências, condomínios e tantos outros lugares que necessitam fiscalizar o acesso dos usuários.

Quer entender o que é controle de acesso e descobrir como um empreendimento pode se assegurar ainda mais? Então não deixe de acompanhar o conteúdo que ainda irá mostrar os principais tipos de equipamentos. Vamos lá!

Afinal, o que é controle de acesso

Sem sombra de dúvidas, o cinema já retratou milhares de vezes o conceito de controle de acesso. Seja ao desbloquear uma porta por meio da digital ou em cenários mais futurístico, os quais apresentam aquele leitor facial ultra-moderno, o controle de acesso não é novidade.

Contudo, engana-se quem pensa se tratar de uma tecnologia distante. Muito pelo contrário, hoje em dia, diferentes empreendimentos, condomínios ou mesmo residências fazem uso da biometria, reconhecimento facial ou mesmo por voz.

Podemos definir o conceito de controle de acesso como sendo qualquer sistema ou equipamento que assegure e limite o acesso de qualquer pessoa não autorizada a locais específicos que requerem maior segurança, seja na proteção de dados, bens valiosos ou mesmo segurança das pessoas.

Seu principal objetivo é assegurar que pessoas não-autorizadas tenham acesso a ambientes específicos. Vamos assumir o banco de dados de uma empresa, ou seja, não é qualquer funcionário que pode ter contato e, portanto, somente quem faz parte daquele setor possui o acesso às informações.

A gestão de acesso está comumente associada aos seguintes aspectos:

• Realizada de maneira física;

• Desempenhada por profissionais capacitados;

• Equipamentos eletrônicos.

Descubra os principais tipos de controle de acesso

controle de acesso

O controle do acesso pode ainda ser feito utilizando os 2 recursos mencionados acima. Em outras palavras, a combinação resulta em um ambiente protegido por equipamentos modernos e eficientes, ao passo que conta com profissionais para o gerenciamento adequado.

O mercado disponibiliza um grande leque de opções para aprimorar a gestão de acessos. Todavia, é importante conhecer os principais modelos e quais tecnologias se utilizam para proteger a sua empresa.

Os modelos são baseados em apenas 2 tipos: lógicos e físicos, acompanhe cada um deles a seguir!

Modelo de acesso físico

Esse modelo é muito implementado em ambientes, os quais demandam controle efetivo do fluxo de pessoas. Usualmente gerenciado por um profissional, se caracteriza por limitações físicas como: cercas, portões ou muros.

Esse tipo de controle é aplicado aos ambientes com diferentes pontos de entrada e são controlados por equipamentos mecânicos como cancelas e portões.

Já no modelo eletrônico as empresas se utilizam de catracas biométricas e fechaduras eletrônicas, por exemplo.

O perfil que mais utiliza os recursos do modelo físico são:

• Edifícios comerciais;

• Edifícios residenciais;

• Condomínios de diferentes portes;

• Salas específicas;

• Áreas internas de acesso limitado;

• Eventos distintos.

No entanto, é primordial entender que o controle físico exige maior cuidado por parte do usuário. Isso porque, existe a necessidade de manutenção e compra constante de equipamentos, além de requerer mais treinamentos aos envolvidos, a fim de ampliar a capacitação na resolução de problemas.

Modelo de controle de acesso por tecnologia

Ao contrário do modelo anterior, o controle de acesso lógico é pautado em modernas tecnologias. Essas inovações são responsáveis pelo desbloqueio do acesso aos restritos ambientes.

Via de regra, o modelo lógico se baseia na utilização das seguintes diretrizes:

• Leitura biométrica;

• Elaboração de senhas complexas;

• Reconhecimento facial;

• Criação individual de ID de acesso;

• Cartão MIFARE;

• Reconhecimento avançado de voz;

• Reconhecimento avançado da íris.

Nesse tipo de equipamento as pessoas são previamente cadastradas, a fim de elaborar um sistema em banco de dados assertivo. Esse sistema proporciona maior segurança e reduz os custos, pois não há a necessidade de um responsável pela gestão de acesso.

Falando um pouco sobre ID de acesso, saiba que ao utilizar esse equipamento, há a exigência de que o colaborador tenha intimidade com as políticas de segurança da empresa, bem como ao sigilo da corporação.

Entretanto, quando falamos em segurança o mais indicado é implementar equipamentos de biometria e reconhecimento facial. Esses sistemas garantem maior seguridade e confirmação na identificação do colaborador que acessa determinadas áreas.

O controle de acesso lógico é indicado para locais que se auto gerenciam. Afinal, não há a presença de profissionais contratados para realizar a gestão.

Esperamos ter apresentado informações importantes sobre a necessidade de buscar o melhor equipamento para proteger seus bens. Garantir a integridade da sua empresa, bem como a segurança física, é quesito básico para qualquer empresa que busca o crescimento!

Ficou com alguma dúvida? Vamos conversar.
Podemos te ajudar a encontrar a melhor opção para sua empresa.
Solicite Orçamento