A realidade das empresas hoje é bem diferente de alguns anos atrás, onde o registro de ponto dos funcionários era feito de acordo com as necessidades da empresa. Após a publicação da Portaria 1510/2009, esse cenário mudou e agora as empresas é que devem se adequar, e agora, qual o melhor Relógio Eletrônico de Ponto?

Mesmo com toda a tecnologia que existe hoje, grande parte das empresas ainda tem essa dúvida. Isso porque, existe a necessidade de estar assegurado quanto aos direitos trabalhistas e atender as exigências e normas federais.

Se você assim como muitos empreendedores, ainda fica perdido na hora de escolher o relógio de ponto mais adequado, fique tranquilo. Esse conteúdo traz exatamente o que cada relógio de ponto pode proporcionar para sua empresa.

Como escolher o melhor Relógio Eletrônico de Ponto (REP) para sua empresa?Acompanhe e descubra como você pode garantir todos os direitos dos colaboradores e acima de tudo, cumprir as obrigatoriedades da legislação. Confira!

Relógio eletrônico de ponto: saiba como escolher o mais apropriado

como escolher o melhor relógio eletrônico de ponto

No momento em que o relógio de ponto é exigido em uma empresa, ela passa a ter inúmeras alternativas na hora de escolher.

Por outro lado, é fundamental ter o conhecimento de alguns pontos como investimento, adaptabilidade, eficiência na marcação e a regularização perante à legislação trabalhista.

Veja a seguir alguns critérios que podem te ajudar a escolher o melhor Relógio Eletrônico de Ponto para sua empresa!

Verifique se o equipamento possui guilhotina

Vamos supor que sua empresa possua uma quantidade considerável de funcionários. Dessa forma, é recomendado que o relógio eletrônico de ponto escolhido, tenha a guilhotina ao invés da serrilha.

Equipamentos com serrilha podem atrasar a marcação de ponto dos funcionários, pois sua marcação é lenta. Outro ponto de destaque e que os vendedores deixam de falar, é que alguns equipamentos possuem sim a guilhotina e impressora, mas em blocos unificados.

Esse bloco unificado com guilhotina e impressora, pode dificultar a troca da bobina e demandar mais assistência.

Você já passou por situações de atolamentos dentro do bloco da impressora? Isso aliado a grandes quantidades de farelos de papel criados por esses equipamentos, geram mais manutenções.

Como é o funcionamento da biometria e proximidade?

Sem sombra de dúvidas, o relógio eletrônico de ponto biométrico é a forma mais segura de registrar o pontodos funcionários.

Além de agilizar o processo, fornecer segurança e veracidade dos dados recolhidos, a empresa não corre o risco de ter um funcionário realizando o registro no lugar de outro.

No entanto, a empresa corre o risco de algum funcionário não conseguir realizar o registro por meio da biometria. Logo, é primordial que o mesmo equipamento que realiza o registro pela biometria, possibilite o registro pelo cartão de proximidade.

Ainda nesse tema de biometria e proximidade, é recomendado que você procure pela assistência adequada. As empresas acabam por negligenciar esse aspecto, e isso pode ocasionar complicações futuras.

Desse modo, você precisa adquirir o equipamento de uma empresa referência no mercado. Uma empresa que ofereça estrutura, suporte confiável e ágil, pois sua empresa não pode ficar na mão nesse quesito.

Qual a melhor forma de adquirir o REP? E-commerce ou empresa?

Agora você já tem conhecimento sobre algumas das especificações na hora de comprar seu relógio eletrônico de ponto.

Resta ainda, escolher o melhor e mais confiável fornecedor de equipamentos, será que é melhor comprar em um E-commerce ou de uma empresa formal?

Se colocar na ponta do lápis, é quase certo que o E-commerce ofereça preços mais atrativos e ofertas mais vantajosas. Mas até onde se estende toda essa vantagem? Você terá suporte? O equipamento virá configurado?

Essas são apenas algumas das preocupações que deve ter. Podemos adiantar aqui, o valor economizado na compra vai ser gasto em dobro, com manutenções e configurações realizadas por uma equipe terceirizada, isso é certeza.

No entanto, quando você compra de uma empresa referência, como a Símix Sistemas, que respeita os valores de um equipamento de qualidade, oferece suporte, engajamento e configuração do equipamento, aí sim você estará economizando de forma amparada.

Tenha todos os dados configurados e testados no ato da compra, assim, já pode começar a usufruir da nova aquisição.

Agora falta apenas um sistema de tratamento do ponto

A etapa de aquisição do relógio eletrônico de ponto terminou, em partes. Isso porque, de nada adianta ter o melhor REP em sua empresa, se você não possui um sistema de tratamento de ponto, que é imprescindível para o dia a dia.

Esse sistema fica a cargo de realizar os ajustes de ponto, inserir afastamentos, realizar o cálculo das horas, e transmitir os dados para o sistema de folha de pagamento.

Vale ressaltar que o sistema de tratamento de ponto, não é fornecido pelo fabricante do equipamento. Portanto, é um serviço que deve ser contratado à parte.

Conheça o PcPonto da Símix, que é capaz de realizar todas as funções descritas acima e muito além. É um sistema que oferece a melhor experiência de uso para a empresa, pois apresenta diferentes recursos gerenciais primordiais, bem como um suporte especializado e constante.

Nesse momento não há mais desculpas para não escolher o melhor Relógio Eletrônico de Ponto para sua empresa. Afinal, você já conhece as características mais importantes, a melhor forma para comprar e a empresa mais recomendada.

Ficou com alguma dúvida? Vamos conversar.
Podemos te ajudar a encontrar a melhor opção para sua empresa.
Solicite Orçamento