É possível determinar a eficiência de uma estratégia sem analisar seus resultados? É praticamente impossível, pois não haveria assertividade na tomada de decisão futura e isso é justamente o papel dos indicadores de RH em uma empresa.

Buscando decifrar o panorama geral do negócio é crucial se atentar a alguns indicativos, que irão proporcionar conhecimento acerca do que funciona ou não nos processos e rotinas do empreendimento.

Então, separamos 4 dos principais indicadores de RH que a gestão da sua empresa deve monitorar de perto. Se o RH do seu negócio apresenta constantes gargalos, seja para definir a produtividade ou controlar o financeiro, esse post é obrigatório. Acompanhe!

Indicadores de RH: como defini-los com assertividade

Diretamente associados à gestão do departamento de recursos humanos, esses indicadores devem nortear qualquer tomada de decisão, seja no financeiro, contábil e até mesmo no pessoal.

São também reconhecidos pela sigla KPI (Key Performance Indicators) e possuem um papel imprescindível no acompanhamento de diferentes processos. Os maiores beneficiados são os gestores, que ganham a habilidade de direcionar melhor as estratégias e redefinir o posicionamento atual do negócio.

Contudo, é fundamental apontar a necessidade de manter indicadores de RH simples, pois isso facilita o processo de mensuração, ou seja, de análise das informações. Essa ação proporciona até mesmo uma margem para comparação entre diferentes intervalos.

Certifique-se de acompanhar estes 4 indicadores de RH

Inúmeros são os indicadores de RH, mas em alguns casos, nem todos trazem tantas vantagens ao empreendimento. Portanto separamos aqueles que toda gestão deve fazer questão de acompanhar de perto e estimular seus resultados, confira a seguir!

1 – Taxa atual de turnover

A taxa de turnover é um importante indicador de RH. Isso porque, ele representa com assertividade os níveis de rotatividade dos colaboradores, isto é, os números de demissão e admissão.

 O recomendado é promover a menor taxa possível de turnover, pois conforme se eleva, traz grandes prejuízos à empresa, tanto financeiros quanto de resultados, como por exemplo, os custos com os processos de recrutamento.

Você sabia que ao demitir um colaborador a empresa despende um gasto de aproximadamente duas vezes o seu salário? Isso sem somar os valores intrínsecos às indenizações e multas rescisórias.

De acordo com a elevação dessa taxa menor será a eficiência do plano de retenção da talentos, que por sua vez, influencia na execução das atividades e projetos.

2 – Taxa de absenteísmo

Quem nunca perdeu um dia de trabalho? Seja por um contratempo, motivo de saúde, chuva, enfim, é algo comum a toda empresa. Entretanto, o que não é comum é observar constantes faltas não justificadas, isso sim é um sinal de alerta.

Desse modo, a taxa de absenteísmo está relacionada à frequência de faltas dos colaboradores. E não precisamos nem dizer o quão negativo é para os processos da empresa a ausência de um importante colaborador.

Portanto, esse indicador de RH é essencial apenas para compreender os níveis de faltas, mas não soluciona o problema. Afinal, existem inúmeras causas que contribuem para que um funcionário se ausente, tais como:

• Desmotivação;

• Insatisfação relacionada ao salário;

• Saúde e problemas pessoais;

• Falta de condição em ambiente de trabalho;

• Falta de perspectiva de crescimento profissional;

• Ausência de um Plano de Cargos e Salários.

Ficar de olho nessas questões é o primeiro passo para controlar de forma efetiva a taxa de absenteísmo. Já falamos sobre o tema no blog, acesse para saber mais.

3 – Tempo aplicado no processo de contratação

O processo de recrutamento é inevitável em qualquer empresa, pois em determinado momento, seja de crescimento, expansão ou recolocação profissional, será necessário investir. Mas qual motivo a empresa tem para fazer esse processo perdurar mais que o necessário?

Logo, o indicador de RH que trata do processo de recrutamento e seleção é responsável por fiscalizar o tempo empreendido nessa etapa. Quanto maior o tempo, mais gastos a empresa deve abarcar.

Monitore de perto cada recrutamento, a fim de minimizar os gastos e maximizar a eficácia na contratação.

4 – Níveis de produtividade

Sem sombra de dúvidas, a produtividade é algo de extrema relevância para a empresa, indiferente ao nicho em que atua. Sendo assim, os maiores responsáveis por seu aumento ou decréscimo é, justamente, os colaboradores envolvidos no processo.

Acompanhar o desenvolvimento profissional individual é a forma mais apropriada de estimular esse, que é talvez o mais importante indicador. Mensurar a produtividade dos colaboradores se baseia em 3 princípios: custos, fator qualidade e tempo.

Encontrar um ponto tangível entre eles é a receita ideal proporcionada pelo KPI de produtividade. Um ponto no qual a gestão de RH consiga o equilíbrio e melhoria na satisfação dos consumidores, atendimento dos prazos, diminuição dos custos e aperfeiçoamento das rotinas e processos.

Se estiver em seu planejamento o desenvolvimento de um RH estratégico, então monitorar os indicadores de RH é uma demanda obrigatória, pois do contrário se torna impraticável!

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