Certamente você é mais um dos muitos que desconhece como a realidade que enfrentamos impactará futuramente nas empresas e economia, correto? Provavelmente teve que implementar medidas rigorosas – seja por recomendação dos órgãos de saúde, decreto ou apenas bom senso – tais como adotar o home office, acertamos?

É comum nesse cenário de adversidades ficar desorientado, principalmente os colaboradores que devem exercer suas funções em ambientes que nunca se imaginaram trabalhando, ou seja, de dentro de suas casas.

Pensando nisso a Símix decidiu elaborar esse post com o intuito de ajudar você a compreender como assegurar um home office produtivo. Afinal, mais do que nunca é imprescindível absorver os resultados mesmo que sejam mínimos. Boa leitura!

O home office como alternativa para as empresas não pararem

Em vista da emergente necessidade de isolar o maior número de pessoas possível para “estancar” a progressão da Covid-19, os órgãos de saúde em sua maioria, recomendaram medidas, tanto ágeis quanto paliativas, na preservação do bem-estar e saúde das pessoas.

Quase que de maneira unânime, a primeira decisão para não parar as empresas de vez, foi a troca do ambiente físico da empresa pelo digital, mais especificamente o trabalho remoto.

Portanto, assim como inúmeras empresas, a Símix também orientou e liberou praticamente todos os colaboradores para trabalharem da segurança de seus lares. Isso tudo para proteger nossos colaboradores e, sobretudo, frear a progressão do Coronavírus, que coloca centenas de pessoas em risco todos os dias.

No entanto, é preciso atenção à mudança, visto que há necessidade de assegurar o funcionamento e conclusão das atividades e projetos em execução. Sendo assim, trazemos 4 dicas para te ajudar nesse processo de adaptação, veja a seguir!

4 dicas para os colaboradores em trabalho remoto garantirem produtividade

1 – Procure transformar uma área específica da casa em um “escritório adequado”

Assim como todo mundo, certamente você não estava preparado para isso, não é mesmo? Isso implica na falta de um ambiente apropriado para executar o trabalho como de costume, sendo um dos grandes desafios do home office.

Dessa forma, será crucial definir o melhor local para isso, evitando lugares com muito ruído, movimentação de familiares e tantas outras adversidades que surgirão. Claro, não sendo o cenário ideal é importante minimizar quaisquer problemas que possam atrapalhar sua produtividade.

2 – Não dê margem à ociosidade estabelecendo uma jornada adequada

Um dos maiores erros de quem entra para o home office é acreditar que pode trabalhar em qualquer período. “Ah, já que estou dentro de casa mesmo, vou trabalhar apenas depois do almoço”. Esse é primeiro passo para deixar de ser eficiente no trabalho.

Primeiramente porque a empresa em si está funcionando, ou seja, todos os outros colaboradores também estarão em suas casas desempenhando seus papéis. Na prática, quer dizer que possivelmente alguém irá depender da sua parte do serviço, então, como contar com você se está ativo apenas às 20h?

O ideal para estabelecer um planejamento assertivo é definir uma jornada de trabalho usual. Se você costumava entrar na empresa às 08h e saía às 17h, faça dessa janela tempo a sua jornada “caseira”, pois irá lhe passar a sensação de trabalho habitual.

3 – São os pequenos detalhes que viabilizam maior rendimento

O grande vilão de quem trabalha de casa é a ociosidade. Indiferente se você é o profissional mais focado dentre todos, surgirá um momento em que a menor distração poderá reduzir o foco e até mesmo te levar a parar o trabalho.

Descarte toda forma de distração e, acima de tudo, assegure-se de deixar o smartphone bem longe de você, se possível em outro cômodo.

Outro ponto importante é quanto à vestimenta que irá escolher. Isso porque é impossível não sentir que, de certa forma, esteja de férias forçada. Tal sentimento abre margem para o relaxamento negativo do trabalho.

É evidente que não se vestirá para um evento social, mas nem por isso deve utilizar aquela roupa “de casa” que todos temos. O código de vestimenta influencia muito e, por isso, prefira roupas confortáveis, mas que assegurem o sentimento de trabalho.

4 – Não negligencie o poder do contato com os colegas de trabalho

Vá na contramão do significado de isolamento social. Isso quer dizer que mesmo que esteja realmente isolado de tudo e de todos, ainda deve haver o contato digital com colegas, seja para atualização do trabalho ou apenas matar a saudade.

É para isso que serve a tecnologia remota, para aproximar pessoas em situação de confinamento e quarentena, seja na troca de mensagens ou mesmo videoconferência. Quando falamos em eficiência e resolução das pendências do trabalho, manter contato é essencial para elevar a autoestima.

Essas foram as dicas da Símix nesse período delicado que há de passar com certeza.Saiba que mesmo atuando remotamente, nossa equipe está pronta para atender suas necessidades, basta apenas entrar em contato, combinado?


Ficou com alguma dúvida? Vamos conversar.
Podemos te ajudar a encontrar a melhor opção para sua empresa.
Solicite Orçamento