Atualmente é muito mais fácil se prevenir contra eventuais problemas no controle da jornada de trabalho e todas as suas especificidades legais. Ao passo que surgem novas tecnologias, como o relógio de ponto biométrico, os empreendedores são beneficiados constantemente.

Diferentemente de alguns anos atrás, onde a marcação do ponto era realizada de forma manual em livros de ponto, hoje tudo é mais simplificado. Embora alguns empresários insistam em utilizar o formato mecânico, cada vez mais as novas soluções são aderidas.

Seguindo essa linha de pensamento criamos esse conteúdo para reforçar a importância do registro do ponto realizado de forma automatizada, por meio de um equipamento tecnológico e muito útil para as empresas.

Traremos, portanto, alguns motivos para você aderir ao relógio de ponto biométricoo quanto antes em sua empresa. Se quer se ver livre de problemas jurídicos e atender com excelência os direitos dos colaboradores, acompanhe o conteúdo!

Relógio de ponto biométrico: 4 motivos para investir em sua empresa

relógio de ponto biométrico

Tentamos elencar os principais diferenciais que esse equipamento moderno pode trazer para seu empreendimento. Saiba que nunca foi tão simples efetivar o controle de ponto, gerenciar o banco de horas ou fechar a folha de pagamento, como é hoje.

Preparado para mudar a forma como gerencia seus colaboradores e todas as informações relevantes acerca? Então vamos lá!

1 – O que acha de se livrar de possíveis fraudes?

Relembrar é viver! Você se lembra como o registro do ponto era feito antigamente? Normalmente feito em cartões de ponto onde o funcionário “batia o ponto” e havia a possibilidade real de fraude, pois como o gestor conseguiria monitorar tal atividade?

Mais trabalhoso ainda era para o setor de RH, pois não havia como saber se o funcionário que registrou o ponto era, de fato, o funcionário em questão. Sem contar a possibilidade de faltas não marcadas, horas extras não contabilizadas e por aí vai.

Engana-se quem pensa que apenas o controle de ponto cartográfico era vulnerável, pois seus sucessores também permitiam brechas como senhas emprestadas, crachás compartilhados e tantas outras formas de burlar o sistema.

Agora te perguntamos: “como alguém falsificaria a digital de outra pessoa?”. É exatamente isso que o relógio de ponto biométrico proporciona, ou seja, não existe mais margem para fraudes e quando o funcionário registra o ponto com sua digital, ele de fato está presente na empresa.

Temos então, maior confiabilidade das informações, mais integridade nos dados coletados e um processo de controle mais enxuto e seguro.

2 – Esteja assegurado contra processos trabalhistas

Já tratamos aqui no blog e vamos reforçar. Você sabia que o maior causador de processos jurídicosé justamente a hora extra? Quando uma empresa utiliza o formato mecânico e marcação manual, fica difícil perante a justiça comprovar, de fato, a veracidade dos comprovantes.

Portanto, muitas vezes a empresa acaba perdendo causas e pagando horas extraordinárias não existentes. Por outro lado, com a marcação biométrica a empresa está 100% assegurada contra essas adversidades.

Já ouviu falar da Portaria 1.510/09 do Ministério do Trabalho? Ao utilizar o relógio de ponto biométrico a empresa se assegura, pois quando o colaborador registra seu ponto, o sistema cria um documento inviolável chamado de AFD ou “Arquivo de Fonte de Dados”.

Esses arquivos estão em conformidade com os parâmetros exigidos e permitidos pela portaria citada acima.

3 – Poupe importantes recursos no processo

O relógio de ponto biométrico elimina a necessidade de adquirir acessórios para seu funcionamento. Uma vez que não exige cartão de ponto, crachás, carimbos e possível reposição dos mesmos.

Sendo assim, além do sistema equipado com o leitor biométrico é necessário apenas integrar um papel adequado para a impressão dos dados e provimento de comprovante aos colaboradores.

Além disso, a empresa também economiza recursos ao dispensar qualquer tipo de profissional que faria a gerência desse processo.

Outro ponto importante na economia está relacionado ao investimento a longo prazo. Isso porque, quando o empreendimento realiza a aquisição do relógio de ponto biométrico juntamente com o software, os ganhos começam a surgir, com todas as reduções apresentadas acima.

4 – Proporciona mais praticidade às tarefas

Por meio de um equipamento que exige apenas a digital do colaborador, a gestão reduz sua carga de trabalho. Somente quem já trabalhou nesse departamento sabe como é ter que gerir inúmeras senhas e mais, ajustar essas mesmas senhas quando os funcionários não se lembrarem.

Dessa maneira, a aplicação do relógio de ponto biométrico traz maior comodidade e praticidade, pois elimina qualquer indício de retrabalho. Através do simples cadastro o gestor de RH pode investir seu tempo em outras tarefas importantes.

Como você enxerga o relógio de ponto biométrico agora?

Agora sem fraudes, sem erros na marcação, livre de processos trabalhistas, economizando recursos e acima de tudo, implementando o conceito de praticidade no âmbito empresarial, o negócio tende ao crescimento ideal.

Observe um RH mais enxuto e capacitado a promover o bem-estar entre os colaborados, bem como a cultura organizacional adequada. Afinal de contas, todos sabemos que esse cenário é imprescindível para estimular também, a saúde dos trabalhadores!


Ficou com alguma dúvida? Vamos conversar.
Podemos te ajudar a encontrar a melhor opção para sua empresa.
Solicite Orçamento