A importância da modernização do ponto digital só é identificada pelos empreendedores quando os processos são impactados a ponto de gerar benefícios.

Estamos falando da economia do tempo empregado pelos gestores, além da diminuição da mão-de-obra em demandas simples e recorrentes.

Nesse sentido, é crucial compreender que a presença tecnológica para potencializar o setor de RH e Departamento Pessoal, é indispensável para fortalecer as rotinas e alavancar a atuação estratégica da Gestão de Pessoas.

Afinal, todos os gestores de RH devem ter como foco principal a evolução da empresa e de seus colaboradores.

E quando falamos em conhecer o valor da modernidade, podemos associar diretamente ao custo financeiro, mas sem deixar de lado o viés de ganhos gerenciais e operacionais à organização. Boa leitura!

Vantagens operacionais do controle de ponto digital para seu negócio

Adotar o ponto digital é o primeiro passo para projetar a empresa para o futuro. Se não pela necessidade de acompanhar cada passo dos colaboradores, então que seja pela ampliação da força estratégica da gestão de pessoas.

Pensando em meios para evidenciar o valor inerente à tecnologia desse tipo de controle de ponto, reunimos 3 vantagens que funcionam como os pilares da gestão moderna, acompanhe!

Tenha automação completa da rotina de trabalho

Dentre todas as possibilidades na categoria de ponto digital, devemos nos ater ao ponto online.

Esse recurso traz mobilidade e eficiência aos gestores, mas, acima de tudo, automação às rotinas de trabalho dos profissionais.

Na prática é o mesmo que excluir a alta burocracia dos procedimentos envolvidos na gestão do ponto, ou seja, atividades passam a ser desempenhadas com mais agilidade, menos complexidade e de forma estratégica.

Ganhe mais poder de ação com informações em tempo real

Ter todas as informações em tempo real é um verdadeiro avanço tecnológico para o departamento pessoal e RH.

Se antes era necessário aguardar até os últimos dias do mês para possivelmente compreender como foi a jornada dos colaboradores, agora é viável acompanhar cada aspecto das jornadas de maneira ágil.

Dessa forma, monitore as faltas, equilibre as horas extras e reduza a curva de baixa produtividade dos colaboradores. Portanto, seja capaz de estruturar soluções rápidas para gargalos em formação, antes mesmo de o mês fechar.

Cumpre todas as exigências legais

Você não terá mais problemas legais e trabalhistas com a adoção do ponto digital, e isso sim nos mostra seu potencial valor para as organizações. Isso porque o sistema adequado segue cada exigência da legislação trabalhista atual.

Por conseguinte, sua empresa entra em conformidade real com a Portaria 1510, bem como à Portaria 373 do MTE. Os melhores sistemas do mercado oferecem também recursos de segurança para a organização, como é o caso do Documento AFD.

O Arquivo Fonte de Dados é usado pela fiscalização do Ministério do Trabalho, pois reúne todos os dados e informações dos colaboradores ao registrarem o ponto.

Tenha uma relação mais transparente com seus colaboradores

Se engana quem pensa que o ponto digital traz benefícios apenas para as empresas, uma vez que os colaboradores passam a ter uma relação mais próxima com suas informações e dados.

Separamos também 2 vantagens que os profissionais da sua empresa terão com a adoção da tecnologia certa!

Simplicidade no registro do ponto

falamos aqui no Blog Símix sobre o trabalho remoto e seus desafios, além de mostrar como o ponto digital é o recurso certo para quem precisa atuar em home office.

Logo, adotar o ponto online, por exemplo, estimula maior autonomia e senso de responsabilidade dos colaboradores.

Para isso, basta utilizar um computador ou mesmo o celular pessoal para registrar o ponto no celular, e não precisa nem ser um equipamento fornecido pela empresa, já que é possível fazer isso através de dispositivos pessoais.

Potencial para estruturar uma atuação de alta performance

Muitos gestores acreditam que o afastamento do ambiente físico da organização prejudica a performance dos profissionais, mas não é isso que vemos na prática.

Um estudo realizado pela Universidade de Stanford, mostrou que há um ganho expressivo da produtividade quando o profissional está em home office.

Isso acontece porque o colaborador tem mais liberdade para estruturar seu dia a dia, fazer as coisas no seu tempo e entregar um alto desempenho. E o controle de ponto tem um papel fundamental nesse cenário.

A facilidade de registrar cada marco da jornada diária de trabalho é o propulsor para que o profissional encontre o equilíbrio entre suas responsabilidades e funções.

Se você quer saber ainda mais sobre o valor operacional do ponto digital e todos os recursos intrínsecos à tecnologia, inicie uma conversa com os profissionais Símix, pois temos a solução ideal para acompanhar as crescentes demandas da sua empresa.

Não deixe de acompanhar o Blog Símix para ter acesso a mais conteúdos relevantes para o crescimento da sua organização, até breve!


Ficou com alguma dúvida? Vamos conversar.
Podemos te ajudar a encontrar a melhor opção para sua empresa.
Solicite Orçamento