Você sabia que a marcação incorreta da jornada de trabalho é uma das principais causas de contestações trabalhistas? Embora seja uma obrigação se sua empresa tiver mais de 10 colaboradores, a lei não impõe o método a ser utilizado no controle, mas adiantamos, o controle de ponto digital pode ser a melhor saída.

E para fortalecer essa afirmação, reunimos 3 formas de controlar seus gastos e, assim, alcançar uma economia que favorece a saúde empresarial. Quer entender como o ponto digital se encontra bem no meio desse cenário otimista? Continue a leitura para descobrir!

Se você analisar a fundo, muitas empresas deixam de investir na tecnologia do ponto digital por estarem presas à ideia de que o trabalho acontece somente no ambiente físico da empresa. Em outras palavras, por que investir em algo que talvez fique parado?

Mas se a realidade do isolamento social e quarentena, provocados pela pandemia, não ensinou nada à sua gestão, talvez seja hora de rever conceitos e decisões. Já há alguns anos o trabalho tem migrado lentamente para o home office, mas a crise impulsionou isso de maneira incompreensível.

Quem estava preparado, ou ao menos parcialmente ajustado, sofreu menos com a mudança brusca de realidade. Porém, aqueles que sempre deixaram a inovação para a última hora, correram contra o tempo, literalmente. Afinal, a obrigatoriedade de controlar a jornada de trabalho não cessou em um único minuto, não é mesmo?

O ponto digital como recurso valioso

Sendo assim, o ponto digital também acompanhou esse “novo normal”, seja por meio de aplicativos, acesso via navegador e smartphones.

Esse recurso foi o diferencial para que as organizações não parassem de vez, isto é, fomentou a continuidade das atividades e deu início à jornada de adequação à Transformação Digital. Nesse sentido, vale elencar as vantagens e ganhos operacionais para seu negócio:

1. Sistema completamente antifraude;

2. Permite o rastreamento em tempo real através da Geolocalização;

3. Permite à gestão definir a jornada de trabalho com parametrização de regras e limitação de horas extras;

4. Folhas de pagamentos mais enxutas e controladas;

5. Garantia de cumprimento das funções dos colaboradores, uma vez que oferece visibilidade sobre as jornadas;

6. Alguns sistemas emitem alertas de faltas e atrasos, além de avisar quando as horas extras são excedidas;

7. Acesso facilitado a relatórios práticos e visuais, com todos os elementos de uma jornada de trabalho completa.

Assumindo a premissa de que o RH moderno é responsável por aperfeiçoar o relacionamento empresa/colaborador, o sistema de ponto digital tem grande peso, pois é um agente que reduz a burocracia da marcação do ponto, oferecendo margem para uma atuação mais estratégica do RH.

Sistema de ponto digital: 3 formas de economizar com a solução certa

1 – Permite ao RH prevenir ao máximo as horas extras

Um dos pontos fortes da marcação digital é sua alta visibilidade dos registros realizados pelos colaboradores. Isso permite um planejamento mais calculado da distribuição das demandas e tarefas por profissional.

Além de impactar na redução das horas extras, engaja melhor os colaboradores que não precisam mais cumprir jornadas desequilibradas. Quer encontrar o equilíbrio ideal entre a saúde dos colaboradores e produtividade empresarial? O ponto digital traz isso, com a ressalva de aliviar os bolsos da organização!

2 – Custo-benefício que promove economia

Aqui, vamos focar especificamente no ponto digital, mas aquele voltado à marcação online. Afinal, essa é a realidade em que nos encontramos atualmente. Dito isso, o ponto digital apresenta um custo-benefício que alegra até mesmo “aqueles que não são inclinados a gastar dinheiro”.

A partir da adoção de aplicativos, WebPonto e registro pelo celular, se torna muito mais barato ter a solução certa para gerenciar o ponto. Você não precisa investir em infraestrutura, softwares complexos ou equipe de TI, basta apenas contratar o serviço e utilizar no operacional do seu negócio.

E por ser uma ferramenta sistemática não há margem para erros, falhas, fraudes ou qualquer outro gargalo parecido que costuma gerar gastos. Seu funcionamento enxuto possibilita a escalabilidade necessária para atender suas demandas.

3 – Evita falhas na marcação e diminui arredondamentos

As falhas de marcação aqui vêm em forma de processos manuais, onde o colaborador tinha “espaço” para arredondar seu horário ou contar com planilhas atrasadas no tempo. Então, com o sistema digital fica impossível ter falhas ou arredondamentos do tipo.

E o maior responsável por isso é a mobilidade oferecida pelo ponto online. Com ele o profissional é compelido a inserir seus horários de forma precisa e no momento certo, já que o sistema acusa sua localização e demais aspectos que possam acusar fraudes.

Essa é a melhor forma de ter economia, pois o negócio paga somente pela jornada trabalhada, evitando desperdícios e irregularidades.

Quem não gostaria de maior economia, ainda mais nessa época de insegurança financeira, não é verdade? Venha conhecer o controle de ponto digital que fará muito mais pela sua empresa, a Símix tem a solução para isso!


Ficou com alguma dúvida? Vamos conversar.
Podemos te ajudar a encontrar a melhor opção para sua empresa.
Solicite Orçamento