Muitas pessoas acreditam que o home office surgiu esse ano em plena pandemia, mas a verdade é que o registro de ponto no trabalho remoto já facilita a vida dos gestores há alguns anos, mas a mobilidade oferecida pela tecnologia tem elevado a qualidade desse recurso.

Hoje em dia as empresas contam com uma multiplicidade de ferramentas no controle da jornada de seus colaboradores. 

Isso é resultado de um mercado cada vez mais flexível, bem como de profissionais que buscam mais facilidades no trabalho.

Portanto, no conteúdo de hoje falaremos sobre como essa realidade tem viabilizado mais agilidade nos processos de marcação de ponto. 

Inclusive, separamos 2 dicas para você ter uma gestão eficiente. Confira a leitura até o final!

Registro de ponto: como a multiplicidade auxilia as empresas

Vamos começar com um dado muito relevante. Você sabia que o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) acredita, através de pesquisas, que o número de trabalhadores em home office atualmente é de quase 9 milhões?

Estamos falando de empresas em pleno florescimento tecnológico, tendo seus primeiros contatos com a digitalização, experimentando, em muitos casos, a flexibilidade híbrida da marcação de ponto pela primeira vez, enfim, um novo mundo de possibilidades para a eficiência da gestão empresarial.

No entanto, ao passo em que as organizações absorveram resultados imediatos, muitos outros desafios surgiram. A flexibilização no registro de ponto expôs diversos gargalos operacionais.

Por exemplo, a gestão de RH que não tinha presença através da tecnologia em nuvem, arcou com inúmeras dificuldades ao realizar o fechamento da folha. Acompanhar a jornada se tornou uma verdadeira batalha diária.

Contudo, a urgência de solucionar esse cenário adverso fez com que a tecnologia fosse aderida exponencialmente. Mas quando falamos de controlar o ponto, os recursos foram realmente o divisor de águas para assegurar a eficiência operacional.

Por exemplo, os clientes Símix que utilizavam o PcPonto não encontraram tantas dificuldades, visto que o sistema viabiliza o recurso WebPonto. 

Sendo assim, o trabalho remoto acabou por se mostrar um formato de alta produtividade e agilidade aos processos, veja suas vantagens:

1. Controles exatos para o gestor;

2. Informações transparentes e seguras para o colaborador;

3. Gestão facilitada dos horários e registros;

4. Acesso via navegador na Web;

5. Menos complexidade ao registrar o ponto;

6. Banco de dados integrado e altamente eficiente;

7. Totalmente adequado às Leis Trabalhistas e Portarias.

2 dicas para ter um registro de ponto realmente eficiente

Como você pôde perceber acima, é viável atender as exigências das demandas atuais, mas quando você alia eficiência e agilidade nesse processo, os resultados são inteiramente outros.

Entretanto, quando falamos em multiplicidade, é importante considerar mais de um método de marcação de ponto, tais como:

1. Marcação através de relógio físico de ponto;

2. Registro realizado em ambiente digital, com segurança e eficiência;

3. Aliar a utilização do registro pelo celular (Portaria 373).

Para simplificar ainda mais essa demanda em sua empresa, separamos 2 dicas que vão ajudar você. Vamos lá!

1. Analise mesclar os sistemas de ponto para ter amplo controle

Também conhecido como controle híbrido, é quando uma empresa utiliza mais de um método de marcação.

Certamente seu negócio teve que ser inteiramente direcionado ao home office no início da pandemia, correto?

Nesse momento, se você contava com o recurso de marcação à distância, não houve tantos problemas em se adequar, não é mesmo?

Mas e se fosse o cenário oposto, no qual o registro de ponto fosse apenas físico na empresa, como ter confiança da marcação adequada?

Portanto, esse é o momento de analisar quais recursos podem ser integrados, ou seja, seus colaboradores estão em horário flexibilizado? A carga horária é dividida entre home office e empresa?

Então, o ideal é contar com o recurso WebPonto e o ponto eletrônico. Dessa maneira, o departamento pessoal está coberto com o respaldo necessário para controlar as jornadas com máxima agilidade e certeza.

Leia também: Quer economizar com controle de ponto digital? Veja 3 formas de alcançar isso!

2. Controle com precisão a jornada dos colaboradores em home office

Uma das maiores dificuldades para gerenciar o ponto à distância não se resumia apenas ao registro em si, mas ia além e impactava a produtividade empresarial.

Como sabemos, os resultados são frutos de processos bem estruturados e de profissionais engajados nas ações.

Porém, o distanciamento entre gestores e colaboradores trouxe um “abismo” em como a gestão se assegurava dos resultados.

E isso acabava refletido na gestão de RH, que não conseguia imprimir um ritmo satisfatório. É por isso que o recurso online para o registro de ponto reduziu a complexidade do gerenciamento.

Afinal, além de trazer um acompanhamento próximo dos horários dos profissionais, permitiu a análise de como empregar melhor o tempo de cada um e, sobretudo, como engajar para extrair o máximo de resultados possíveis.

Portanto, se a sua gestão ainda luta para encontrar o ponto de equilíbrio, acabamos de mostrar a você o que deve ser feito.

Se ficar com dúvidas sobre como implementar essa funcionalidade e facilidade em seu dia a dia, não hesite em procurar os profissionais Símix. Aqui é a experiência aliada aos recursos tecnológicos mais modernos do mercado.

Esperamos ter ajudado você hoje, compartilhe as dicas e até breve!


Ficou com alguma dúvida? Vamos conversar.
Podemos te ajudar a encontrar a melhor opção para sua empresa.
Solicite Orçamento