Busca entender como impulsionar a produtividade do RH em tempos de crise? Embora a crise marque permanentemente muitas empresas, essa pode ser uma oportunidade válida para que os negócios possam mensurar sua atual estruturação operacional e apontar o quão preparados estão para o futuro da transformação.

A necessidade de assegurar cada resquício de produtividade aumenta a cada dia, especialmente em um cenário no qual a maioria das empresas teve que “reaprender” a como desempenhar suas atividades.

Nesse sentido, o RH estratégico tem um peso imensurável, cabendo aos profissionais se tornarem o pilar que ainda mantém um negócio em pleno funcionamento, indiferente às adversidades que o rodeiam. Quer entender como ter mais produtividade? Nos acompanhe e boa leitura!

As mudanças e o real papel do RH em tempos de crise

A verdade é que para quase todo negócio, sua estruturação usual teve de ser totalmente redesenhada. Então, setores e envolvidos se viram em meio a um cotidiano diferenciado, onde a urgência em manter as atividades e, ainda assim, garantir a produtividade, se tornou o norte dos objetivos.

Por outro lado, o departamento que mais passou por “reviravoltas” foi o de Recursos Humanos. Logo, a gestão de pessoas aliada ao setor passou a ser responsabilizada como eixo da mudança, porém, a partir de recursos limitados e planejamentos emergenciais.

Agora, é fundamental enxugar processos, conter custos e manejar um equilíbrio que traga resultados, principalmente de curto prazo.

Desse modo, um dos maiores desafios do RH é identificar elementos que contribuam para o engajamento dos colaboradores, visto que o trabalho remoto pode gerar certo desânimo, frustração e sensação de que os resultados não são alcançados.

Portanto, o papel do RH em tempos de crise, pelo menos na teoria, é de que o setor se transforme, mais do que nunca, em um agente de mudança na superação das adversidades. Para isso podemos elencar algumas ações, tais como:

1. Buscar a inovação dos processos gerenciais;

2. Estimular a cultura organizacional voltada a melhorias contínuas;

3. Procurar extrair resultados diferenciados de processos conhecidos, mas com um mindset arrojado;

4. Redirecionar ainda mais o foco às análises realizadas no desempenho dos colaboradores que formam a equipe;

5. Planejar um suporte interno eficiente, a fim de ampliar a capacitação dos profissionais.

Tudo é responsabilidade apenas do RH?

Nem tudo! Embora o RH esteja constantemente relacionado ao eixo de sucesso em uma empresa, é imprescindível que a gestão empresarial tenha o discernimento de oferecer as ferramentas ideias para que o RH consiga gerar resultados de qualidade.

E quando falamos em tempos difíceis, de home office e incertezas, há a inevitabilidade de investir em tecnologia para melhorar o monitoramento e gestão de ponto, um dos elementos cruciais para estabelecer e equilibrar a produtividade.

A partir do ponto online o RH se habilita a administrar com mais assertividade o dia a dia de cada colaborador. Além disso, oferece inúmeras vantagens:

1. Otimização completa da rotina do gestor;

2. Viabiliza a análise aprofundada de indicadores de desempenho;

3. Assegura completa exatidão dos dados e informações;

4. Possibilita menor complexidade nos processos;

5. Alto custo-benefício em sua implantação;

6. Reduz consideravelmente as chances de ações trabalhistas.

2 estratégias para ampliar a produtividade do RH na crise

1 – Um plano de gestão de crise deve acompanhar o processo

Por mais atenção que seja dada nesse momento, o ingrediente mais valoroso é, certamente, o planejamento bem estruturado. Isso permite a qualquer gestão mais agilidade ao responder às adversidades da crise, garantindo dessa forma mais estabilidade empresarial.

Portanto, a equipe de RH fica com o papel de implementar a sistematização, com o intuito de unir forças com a direção para que um plano coerente seja transformado em uma gestão de crise promissora.

Além de reduzir os impactos causados pela pandemia, servirá como base para arquitetar a potencial retomada pós-crise.

2 – Trabalhe a retenção e estimule os talentos

É comum nesse momento pensar em demissão e até mesmo aguardar taxas de turnover, mas esse definitivamente não é o momento para isso. Primeiramente que demitir de forma não planejada pode ocasionar prejuízos imensuráveis, em especial ao operacional.

E outra, o turnover pode trazer também grandes empecilhos para a sobrevivência do seu negócio. Isto posto, é o momento de promover a retenção dos colaboradores qualificados de acordo com a necessidade do negócio, e buscar a evolução dos talentos presentes na organização.

No entanto, frise bem que não deve haver apenas cobrança pelo atingimento de metas e objetivos, pois isso gera apenas desconforto e baixo engajamento. É essencial focar em permear seus processos e colaboradores com a humanização, em particular nesse momento delicado.

Somente assim você terá um time de alta performance, atuando em conjunto para sobrepor o momento difícil.

Essas duas estratégias são ações primárias que sua gestão e RH deve implementar o quanto antes, porém, há outros passos que podem trazer vantagens, tais como:

1. Gerenciar com cuidado a reestruturação da equipe, seja no trabalho remoto ou mesmo no ambiente da empresa;

2. Focar na melhoria da comunicação entre liderança, gestores e profissionais;

3. Encurtar o distanciamento entre a equipe com reuniões semanais e videochamadas em grupo, por exemplo;

4. Viabilizar mais do que nunca a capacitação e treinamento constantes, a fim de melhorar o engajamento e resultados.

Deixe a tecnologia por conta do Sistema WebPonto da Símix

No cenário de trabalho remoto, a grande dificuldade de um RH é garantir o registro assertivo da jornada dos colaboradores.

Isso é ainda mais preocupante para organizações que não dispõem de sistemas e soluções que facilitam esse controle. Afinal, quem precisa de mais problemas com processos trabalhistas, quando a crise está à porta, não é mesmo?

E saiba que nessa etapa a Símix tem o sistema ideal. O WebPonto Símix, que é um sistema dentro da nossa solução completa PcPonto, e vai de encontro às necessidades mais gritantes nesse momento, ou seja, coloca nas mãos do RH o controle certo para ajudar no enfrentamento da crise.

Quer conhecer melhor essa possibilidade que vai revolucionar sua gestão de ponto e, de quebra, ajudar na produtividade do RH em tempos de crise? Então, solicite agora mesmo um contato da nossa equipe de profissionais, te esperamos e até a próxima!

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