O planejamento de Recursos Humanos sempre foi grande aliado das organizações para que os resultados definidos no escopo empresarial pudessem ser atingidos com assertividade. Porém, a crise realçou ainda mais sua importância, mas também as dificuldades para garantir tal posicionamento.

Esse planejamento contém todo o norteamento ideal com elementos que regem o dia a dia do negócio, tais como: principais objetivos, quais indicadores seguir, quais recursos tecnológicos precisam ser adquiridos e o caminho para tornar isso uma realidade.

Contudo, em momentos como o que vivemos hoje, pode se tornar complexo enxergar através dessa necessidade, a fim de realmente colocar o planejamento para funcionar, é aí que pretendemos auxiliar sua organização.

Portanto, reunimos 4 passos imprescindíveis para seu RH elaborar o melhor planejamento objetivando a retomada completa do negócio. Acompanhe!

Planejamento de Recursos Humanos: 4 passos que descomplicam o processo

Uma das grandes dificuldades deste momento é conseguir olhar a frente da pandemia. É conseguir identificar ações sólidas que podem ao menos contornar o impacto da crise nas empresas, visto que a pandemia escancarou diversos problemas e abriu os olhos dos gestores para as mudanças exigidas.

É bastante óbvio que a Gestão de Pessoas, em especial o RH, absorveu grande porcentagem das mudanças causadas pela pandemia. E não poderia haver um pior momento para isso, já que a área rumava para se consolidar como eixo estratégico.

Entretanto, o setor também foi grande responsável pela minimização das dificuldades nos últimos meses. Isso trouxe à tona a real importância do RH e como o planejamento de recursos humanos é fundamental para a retomada nesse momento. Veja abaixo 4 formas de reduzir a complexidade desse cenário!

1. Reunir cada gargalo destacado pela crise

A pandemia, que surgiu aos poucos no horizonte e parecia uma realidade inaceitável, nos atingiu de uma maneira em que ainda estamos assimilando o golpe. Por mais tempo que tenha passado, seu reflexo é um lembrete diário de que precisamos nos transformar de forma ágil.

Ninguém melhor para atestar isso do que os gestores e profissionais de RH. Isso porque tiveram que contornar dia após dia novos problemas. Não bastasse o fechamento das empresas, surgiu a necessidade de driblar a distância no controle da jornada, no fechamento de ponto e na manutenção das atividades.

Portanto, o primeiro passo para a retomada é avaliar quais gargalos foram identificados e potencializados pela pandemia.

Dentre eles temos: dificuldades com o controle de ponto em home office, ausência de indicadores para monitoramento em tempo real, total centralização das informações que gera travamento na tomada de decisão, entre tantos outros.

Isso será o guia inicial para estruturar melhor seu planejamento de recursos humanos.

2. Revisitar o planejamento atual para analisar sua consistência

A verdade é que o planejamento da maioria das empresas foi deixado de lado. Afinal, a palavra de ordem se tornou a contenção dos problemas emergentes à pandemia.

Se considerarmos as diversas Medidas Provisórias, as necessidades do trabalho remoto, alterações imediatistas acerca das obrigações trabalhistas e demais mudanças, veremos que o departamento apenas “estancou” os problemas, mas isso não diminui a urgência de rever o planejamento atual.

Por isso, analise cada aspecto, cada meta batida ou não, quais medidas foram deixadas de lado, qual sua real importância para o pós-pandemia, quais objetivos precisam ser remanejados nesse momento, ou seja, avalie com cautela.

Após feito isso a gestão compreenderá melhor o que precisa ser feito para que 2021 seja o ano da retomada. Além disso, abrirá margem para que novos projetos sejam implementados, tudo a partir da análise detalhada.

3. Ponderar sobre o impacto da tecnologia na retomada

Se você ainda não enxergou o peso da tecnologia, certamente está encarando a crise de forma errada. Por exemplo, como é possível controlar a jornada dos colaboradores sem o auxílio do ponto digital?

Se a gestão possui todas as suas informações centralizadas, como é viável atuar de maneira descentralizada para obter resultados diferenciados? Então, agora mais do que nunca você precisa avaliar cada ferramenta, sistema e recurso tecnológico para agregar eficiência à execução do planejamento do RH.

Por exemplo, a Símix oferece o WebPonto, no qual o controle do ponto é feito de forma remota via web no navegador, com uma gestão facilitada e mais praticidade na hora de registrar o ponto.

Portanto, dentro do escopo do planejamento destine um tempo para focar no que pode contribuir e facilitar o dia a dia daqui para frente.

4. Caso for preciso, desenvolva um novo planejamento para um novo contexto

Agora sim, depois de ter colocado todos os passos anteriores à prova, é o momento de decidir. Diante às respostas obtidas o que é melhor: remanejar o planejamento existente ou elaborar um novo direcionamento para ter a retomada certa?

Aqui você pode tomar um rumo mais comedido, ou seja, ao invés de focar apenas no longo prazo, permita-se criar um planejamento que contemple o curto e médio prazo.

Isso proporcionará maior margem, vantagem e agilidade para tomar decisões importantes no momento certo. A verdade é que ainda não sabemos quando a pandemia em si irá se dissipar, pois dependemos de uma vacina eficiente e isso é ainda algo intangível.

Entretanto é seu dever assumir uma postura arrojada, a partir de um planejamento consistente e amparado pelos recursos mais apropriados para isso.

No mais, saiba que você pode contar com a Símix, pois aqui você encontra sistemas e soluções que facilitam a rotina dos gestores e impactam positivamente no planejamento de recursos humanos. Até breve!


Ficou com alguma dúvida? Vamos conversar.
Podemos te ajudar a encontrar a melhor opção para sua empresa.
Solicite Orçamento