Mesmo já entrando no quinto mês de isolamento social e quarentena, a pandemia ainda se mostra grande protagonista de mudanças diárias nas empresas, implicando na adoção de diferentes estratégias e obrigando da gestão de RH ações rápidas e total controle administrativo.

Embora o home office seja a melhor alternativa e mais adotada pelos empreendimentos, na prática acaba exigindo grande esforço dos profissionais de recursos humanos, que se veem obrigados a realizarem a gestão de ponto à distância.

Contudo, podemos adiantar que essa não deve ser uma preocupação do seu negócio, pois a tecnologia oferecida para controle e registro de ponto é totalmente eficiente, funcional e dá conta do recado.

Então, confira quais pontos realmente focar para sair dessa ainda mais estruturado!

Como gerenciar a folha de pagamento na gestão de RH à distância

Uma das obrigações mais desafiadoras nos últimos meses tem sido o registro e controle da jornada de trabalho, principalmente para as empresas que não dispõem de recursos mais avançados e dependem de processos mecanizados.

Por exemplo, você consegue imaginar a realidade de uma empresa que deslocou, de forma repentina, seu quadro de funcionários para o home office, mas a única maneira de marcar o ponto é presencialmente na empresa, pois ela não conta com um sistema online?

É certo que o negócio terá grandes problemas com fechamento de folha de pagamento, horas extras, banco de horas e, sobretudo, com a produtividade dos colaboradores, fator imprescindível para a sobrevivência atualmente. Isso sem contar com os afastamentos e suspensão temporária de contratos.

Sendo assim, a ação mais recomendada é trazer mais mobilidade e acessibilidade ao controle do RH. E você sabe qual a melhor saída para isso? Se respondeu que é implementar um sistema de gestão de ponto online, está no caminho certo.

Esse sistema versátil e eficiente oferece um controle em tempo real das atividades dos colaboradores. Além disso, simplifica a elaboração completa da folha de pagamento, uma vez que os dados são facilmente exportados. Veja mais funcionalidades do sistema online:

1. Controles exatos para o gestor;

2. Acesso facilitado via web no navegador;

3. Informações claras e seguras para o colaborador;

4. Praticidade na hora de registrar o ponto;

5. Gestão facilitada de registros e horários;

6. Banco de dados integrado e eficiente;

7. Adequado às Leis Trabalhistas e portarias.

Agora, se quiser incrementar ainda mais seu controle de ponto, há a possibilidade do ponto alternativo, ou seja, registro pelo celular. Atendendo à Portaria 373, o registro através do celular pode se tornar mais um aliado na gestão de RH à distância.

É possível garantir o engajamento e desempenho em cenários adversos?

Até algum tempo atrás não pesava sobre o RH a responsabilidade de estimular a performance dos colaboradores. Mas essa necessidade acabou sendo convertida, uma vez que o setor passou a atuar como estratégico dentro da organização.

Sendo assim, o departamento de recursos humanos deve, em conjunto com gestores, fomentar mais produtividade ao dia a dia, especialmente agora que o trabalho remoto é a nova realidade por tempo indeterminado.

Então, sim, é viável e a partir da implementação de ferramentas, como a gestão de ponto online citada acima, é possível redirecionar os processos, a fim de maior controle sobre o desempenho de cada profissional.

Por outro lado, essa ação deve ir além do acompanhamento próximo pelos gestores, pois outros fatores precisam ser nutridos, como: motivação, saúde mental, senso de normalidade, segurança e estabilidade.

Uma das estratégias mais importantes agora, é voltar o foco à cultura organizacional, mesmo que esta esteja fragmentada pelo home office. Inclusive, os profissionais precisam estar em constante sintonia, e isso é facilmente alcançado com treinamento remoto.

Quando uma empresa disponibiliza as ferramentas certas aos profissionais, toda demanda, por mais complexa que seja, pode ser rapidamente transformada em oportunidade de crescimento.

Portanto, não há dificuldade alguma à gestão de RH efetivar o controle da jornada de trabalho à distância, basta apenas que a liderança enxergue na tecnologia uma aliada primordial para momentos difíceis.

Se quer ver a gestão da sua organização mais produtiva e com menos gargalos operacionais, certamente a Símix pode oferecer uma solução na medida. Procure nossa equipe de profissionais, até a próxima!


Ficou com alguma dúvida? Vamos conversar.
Podemos te ajudar a encontrar a melhor opção para sua empresa.
Solicite Orçamento