Em alguns casos, a taxa de turnover é negligenciada nas empresas, pois pode se tornar uma demanda recorrente e com características inofensivas.

Porém, a realidade é completamente oposta, visto que descuidar desse índice traz grandes impactos negativos para os resultados obtidos pela sua empresa.

As mudanças no hábito dos trabalhadores, especialmente nos últimos 12 meses, têm mostrado que os profissionais não medem esforços para buscar seus objetivos, mesmo que isso implique em “pular” de empresa em empresa.

Portanto, é uma obrigação diária dos gestores promover um ambiente que contribua para a longa permanência de seus ativos, no caso, os colaboradores.

Para isso, a tecnologia é uma aliada inestimável e vamos mostrar hoje, como reduzir o índice de turnover em sua empresa a partir de recursos modernos. Acompanhe!

Entenda em detalhes o que é taxa de turnover

A taxa de turnover é um cálculo realizado pelo gestor de RH, a fim de identificar com precisão o índice de rotatividade dos colaboradores.

Seu principal objetivo é mostrar aos decisores como anda a saúde do quadro de profissionais, a consistência da longevidade do colaborador e, sobretudo, favorecer a compreensão dos motivos que têm levado ao seu aumento.

Como sabemos, quanto mais tempo de trabalho um profissional compartilha com a empresa, maiores são os resultados alcançados por ambos.

Quando a taxa é mensurada de forma individual, pode não viabilizar um cenário real, mas se o gestor analisar o todo, onde o monitoramento engloba todos os colaboradores, é possível entender como esse gargalo tem freado os resultados.

Contudo, sem tecnologia é impossível ter exatidão nesse cálculo, onde os gestores podem ter a falsa sensação de que está tudo bem, quando na verdade, mudanças precisam ser implementadas com urgência.

Por que se atentar ao aumento do turnover?

Seu cálculo geralmente acontece quando o número de contratações é somado ao de demissões e há uma divisão por dois. Em seguida, o resultado é dividido pela quantidade total de colaboradores ativos.

Por fim, o resultado da segunda divisão é multiplicado por 100, originando assim o percentual da taxa de turnover. Uma taxa aceitável pode encostar em 5% no máximo, ou seja, passou disso é hora de se preocupar.

Dessa forma, monitorar o turnover reflete a satisfação e motivação dos profissionais, ou melhor, sua falta.

Ademais, todo processo admissional e demissional gera altos custos com desligamento, treinamento e perda da expertise para a concorrência.

No entanto, é a soma constante e recorrente desses gastos que compromete a saúde financeira e o crescimento da empresa.

E outra, uma equipe mais engajada e em sintonia estimula a cultura organizacional de excelência e pautada na obtenção de grandes diferenciais.

Quais as principais causas para o aumento do turnover?

As causas são as mais distintas possíveis, indo desde a procura por uma empresa em alinhamento a seus objetivos, aumento de salário, falta de perspectiva de crescimento e motivos pessoais.

Entretanto, abaixo compilamos as causas mais comuns, para que se atente mais ao seu processo:

·   Funções repetitivas e que não estimulam o enriquecimento profissional.

·   Pouca comunicação e recursos engessados que dificultam a definição de objetivos e metas claras.

·   Lentidão nas atividades, principalmente devido à falta de tecnologia adequada.

·   Desgaste da cultura organizacional, o que impacta diretamente na satisfação e senso de pertencimento dos profissionais.

·   Ausência de um Plano de Cargos e Salários sólido.

Portanto, é a presença de indícios como estes ou a combinação de diversos fatores que atuam para o aumento do turnover e prejudicam o bom trabalho dos gestores de Recursos Humanos.

Índice de turnover: como a tecnologia ajuda a diminuir esse gargalo camuflado

A tecnologia pode permear todos os níveis e processos de uma gestão de pessoas, tanto às demandas do Departamento Pessoal quanto do RH.

Nesse sentido, podemos mencionar recursos tecnológicos que facilitam o processo de análise de dados, para a compreensão mais ágil dos aspectos de turnover.

Tecnologia para potencializar o processo de seleção e recrutamento, assegurando um maior número de participantes, ou seja, maiores chances de encontrar profissionais mais alinhados à empresa, despendendo menos recursos.

Além disso, as tecnologias para controle da jornada de trabalho, seja ela física ou no trabalho remoto, podem contribuir para a satisfação dos colaboradores. 

Isso porque o sistema oferece transparência e ampla participação do profissional, que pode acessar ou solicitar seus dados a qualquer momento.

O ponto mais importante sobre como a tecnologia auxilia na redução da taxa de turnover, é a possibilidade acompanhar em tempo real os indicadores que transparecem a situação atual, viabilizando tempo hábil para implementar mudanças quando necessárias.

Para entrar de vez no universo da Transformação Digital e ter as soluções de que precisa para eliminar gargalos, como o turnover, é só entrar em contato com a Símix, pois você encontra ferramentas e recursos ideais de que precisa.

Esperamos ter contribuído para a sua organização hoje. Não deixe de seguir o Blog Símix para mais conteúdos e dicas úteis para o seu dia a dia. Até breve!

Ficou com alguma dúvida? Vamos conversar.
Podemos te ajudar a encontrar a melhor opção para sua empresa.
Solicite Orçamento