Os recursos atuais voltados ao RH digital são potenciais candidatos a transformarem os processos empresariais, bem como as relações de trabalho.

A alta eficiência tecnológica reduz a complexidade na execução de atividades, como o controle da jornada de trabalho e ampla mobilidade gerencial.

Além disso, os colaboradores também ganham margem para atuarem de maneira otimizada, já que as ferramentas digitais acompanham suas obrigações diárias.

O investimento em tecnologia para a gestão de pessoas é o principal passo para estruturar a sua organização para o mercado futuro, que deve se consolidar em 2021.

Nesse sentido, mostraremos 4 ferramentas com capacidade para aperfeiçoar os seus processos, a fim de almejar maior preparação à transformação digital definitiva.

Portanto, acompanhe a leitura até o final e veja onde aplicar seus recursos com sabedoria!

4 ferramentas para ter um RH digital de sucesso em 2021

Ainda que muitas organizações desconhecem certas facilidades promovidas pela tecnologia para o RH digital, 2020 foi o ano em que as empresas mais investiram em tecnologia para fortalecer o Home Office.

Entre os distintos recursos disponibilizados às empresas, sempre há aquelas ferramentas que se mostram indispensáveis e realmente transformadoras.

Abaixo vamos começar por um exemplo que auxiliou incontáveis empresas a manterem a organização, eficiência e obrigações em dia. O controle de ponto online é um dos destaques deste conteúdo e você descobre a razão disso agora!

1. Controle de ponto online

Como você pôde notar até aqui, 2021 ainda trará desafios a serem vencidos, como é o caso da continuação do trabalho remoto.

Se gerenciar a jornada de trabalho dentro da empresa tinha lá suas dificuldades, isso se tornou ainda mais enfático com a consolidação do trabalho remoto.

Dessa forma, é o momento de avaliar como administrar essa necessidade da melhor maneira possível.

Em outras palavras, decidir migrar totalmente para o distanciamento ou mesclar as jornadas de trabalho, originando o modelo de trabalho híbrido.

Portanto, a primeira e mais importante ferramenta é o controle de ponto online.

Isso porque esse serviço permite a mobilidade ideal para que os colaboradores registrem com facilidade as jornadas, diretamente em aplicativo ou navegador web. Entre suas muitas vantagens, temos:

  • Baixo custo por conta de uma plataforma online simplificada.
  • Maior escalabilidade da demanda de marcação de ponto.
  • Alta transparência das informações.
  • Mais agilidade na visualização das informações e de forma centralizada.
  • Potencializa o teor estratégico da organização.
  • Segurança elevada a partir de tecnologia de ponta.
  • Padrões de conformidade às Leis Trabalhistas.

2. Automação da folha de pagamento

Se a marcação de ponto é considerada complexa, gerenciar uma folha de pagamento enxuta demanda ainda mais atenção.

Para ter um procedimento de fechamento de folha eficiente em 2021, a única alternativa viável é automatizar processos e documentos.

O recurso atual oferece processamento inteligente e centralização dos dados e informações dos profissionais.

Por conseguinte, demandas como marcação de faltas, horas extras, férias proporcionais, jornadas individuais, adicionais e descontos, culminam em um documento completo, atualizado e à disposição imediata dos gestores.

3. Conjunto de novas tecnologias que potencializa o RH digital

O intuito real de digitalizar os processos do RH e do departamento pessoal, é estimular uma gestão de pessoas mais independente e estratégica.

A independência vem no sentido de atuar sem a necessidade de intervenção de outros profissionais, seja para a execução das tarefas ou redução da complexidade, já que os gestores têm tudo o que precisam com facilidade e rapidez.

E a ampliação da atuação estratégica diz respeito à margem de tempo dedicada à análise operacional.

Por exemplo, identificar potencial redução de custos no processo de Recrutamento e Seleção e realocar profissionais a atividades mais alinhadas com suas habilidades.

Além disso, a gestão de pessoas pode compreender melhor como extrair ainda mais eficiência dos colaboradores em home office, desde que assegure a satisfação e engajamento com as diretrizes adotadas. Portanto, temos tecnologias como:

  • Software de Gestão de Pessoas.
  • Plataformas colaborativas.
  • Aplicativos eficientes.
  • People Analytics.

A ideia é simplificar ao máximo as tarefas diárias do RH digital, a fim de desenvolver um setor voltado à criação de estratégias de resultados.

4. Solução completa de controle de ponto

Quando falamos em solução completa para controle de ponto, nos referimos a um sistema que gerencie todos os aspectos da marcação, sejam eles físicos ou remotos.

A Símix, por exemplo, possui o PcPonto, sistema que viabiliza aos gestores maior controle, mais simplicidade e eficiência ao RH e maior participação aos colaboradores. Tudo isso a partir de recursos como:

  • Integração automática com diversos equipamentos de ponto.
  • Banco de horas avançado.
  • Relatórios gerenciais.
  • Interface intuitiva e fácil.
  • Aplicativo para Smartphone.
  • Controle de VT e VR.
  • Portal Web para gestores e colaboradores.
  • Exportação para a folha de pagamento.

Inclusive, há também o recurso WebPonto, que é a nossa ferramenta para transformar o controle de ponto online da sua organização.

Esperamos ter apresentado dicas e informações que possam ser convertidas em ações práticas. Se ficou com dúvidas, acesse e fale com um especialista. Não deixe de acompanhar o Blog Símix para mais dicas e até breve!

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