A emissão da folha de pagamento é obrigatória a todas as empresas, já que é um documento que permite a verificação sobre o cumprimento das normativas trabalhistas e previdenciárias pela organização.

Mesmo na obrigatoriedade, muitos profissionais do departamento pessoal enfrentam gargalos mensais na conclusão e emissão da folha dos colaboradores.  

Em sua maioria, os problemas estão atrelados a falta de agilidade dos procedimentos manuais de cálculo, por exemplo. Além disso, há um aumento do retrabalho e gastos que poderiam ser facilmente evitados.

Portanto, a alternativa mais viável para eliminar os problemas dessa fundamental etapa nas organizações, é automatizar os cálculos da folha.

Acompanhe a leitura e veja suas principais vantagens!

Folha de pagamento automatizada: 4 principais vantagens para seu operacional

Organizações que ainda não automatizaram seus processos, certamente estão ficando para trás da concorrência.

Prova disso foram os últimos meses, onde a tecnologia proporcionou a mobilidade necessária para manter a organização em funcionamento.

Estamos falando disso, pois o fechamento da folha de pagamento é uma das demandas que se apresentou como um grande desafio em face ao home office.

Afinal, mesmo em um formato de trabalho flexível, as exigências trabalhistas continuaram vigentes, exigindo dos gestores mais maleabilidade operacional. Fique agora com as 4 vantagens da automatização da folha.

1. Ganhos expressivos de flexibilidade para fechar a folha

A agilidade na criação e emissão da folha de pagamento é resultado direto de um fluxo de informações mais organizado e funcional.

Imagine por um momento uma empresa com 80 colaboradores, onde os recursos de gestão possuem um baixo nível de integração e automatização.

Dessa forma, é provável que o preenchimento dos dados das folhas dos colaboradores tome um tempo valioso dos gestores. Inclusive, sempre há a possibilidade de erros, fazendo com que o retrabalho ganhe força.

Em outras palavras, a automatização elimina esses gargalos, pois a inserção dos dados é automática e chega facilmente aos gestores que, com um simples acesso, têm as principais informações de que precisam para dar andamento ao fluxo de processos.

O WebPonto da Símix, por exemplo, possui um banco de dados integrado e eficiente, garantindo menor complexidade aos gestores.

No momento em que o colaborador insere os dados da sua jornada através do navegador web, as informações são direcionadas automaticamente aos gestores. Sendo assim, eles acessam informações claras e seguras.

2. Tenha tudo centralizado

Quando o operacional conta com informações centralizadas, todos os processos passam a ser alimentados de forma ininterrupta.

Não há nada que trave mais o fluxo de trabalho do que a necessidade de acessar diferentes fontes para obter informações fundamentais para uma demanda.

Já com a tecnologia presente na automatização da folha, tudo é compartilhado através de um mesmo “canal”.

Desse modo, independentemente do horário e circunstância da marcação do ponto, o sistema registra, faz os cálculos necessários, por exemplo, de adicional noturno, e apresenta um panorama completo ao gestor.

Esse recurso oferece muita facilidade para fechar as folhas com ampla agilidade operacional.

3. Permite aos gestores serem mais estratégicos

A realidade é que os gestores sempre empregaram bastante tempo e esforço no fechamento da folha. Fosse pelas inúmeras horas extras, cálculos intermináveis e falta de visibilidade das principais informações.

Contudo, um sistema automatizado é capaz de trazer seu RH para o mundo digital.  Através do Portal Web, como é o caso da Solução Símix, é possível fazer mais em menos tempo.

Na prática, os responsáveis pelo departamento pessoal agilizam as demandas e podem voltar seu foco a outras ações mais estratégicas.

Esse é o cerne das estratégias de grandes empresas, ou seja, utilizar o potencial real dos profissionais de RH para gerar ainda mais resultados relevantes.

Já imaginou um RH ser capaz de identificar a possibilidade de redução de custos em certos processos? Ou a viabilidade de remanejar os colaboradores para tarefas mais compatíveis com seu perfil profissional?

Portanto, isso só é viável através da tecnologia de uma solução moderna e que coloque os cálculos da folha de pagamento no automático.

4. Assegura o cumprimento legal à risca

As dificuldades em lidar com as informações no fechamento da folha trazem mais do que problemas legais. Haja visto que os colaboradores utilizam a folha de pagamento para compreenderem melhor seus ganhos e descontos.

Dessa forma, quando a gestão encontra dificuldades na entrega de documentos claros, está arriscando problemas legais e insatisfação entre seus ativos preciosos.

Contudo, a digitalização dos cálculos abrange desde o momento do registro de ponto, seja ele online ou na empresa, até o momento de criar um documento enxuto, preciso e robusto, contendo tudo o que a lei exige e que compete aos colaboradores.

Não adianta, é o que sempre costumamos falar em nossos conteúdos, cedo ou tarde, a única alternativa será investir em tecnologia, seja para uma pequena demanda ou na busca pela transformação digital definitiva.

Não espere pela urgência bater à porta, acesse e saiba como simplificar sua folha de pagamento e muito mais. Não deixe de seguir o Blog Símix para ter sempre conteúdos relevantes!

Ficou com alguma dúvida? Vamos conversar.
Podemos te ajudar a encontrar a melhor opção para sua empresa.
Solicite Orçamento