Implementar a tecnologia para o RH que contribui para a digitalização e transformação digital, tem se tornado a melhor estratégia para o varejo potencializar sua eficiência operacional.


A verdade é que o setor varejista tem sido remodelado a cada dia, devido às emergentes necessidades ainda impostas pelo contexto atual de crise. Então, é crucial buscar inovação e diferenciação, a fim de não retrair sua presença no mercado.

Portanto, o que acha de conhecer 5 dicas que podem trazer mais agilidade operacional ao RH do seu varejo?

Tenha um posicionamento diferenciado da concorrência, visto que poucos dão a devida atenção ao setor de Recursos Humanos quando o assunto é varejo. Acompanhe a leitura até o final!

Tecnologia para o RH: 5 dicas para maior eficiência operacional

1. Setor financeiro controlado e enxuto

Grande parte dos empreendedores desconhece, mas em toda organização existem custos “escondidos” que só aparecem na presença da tecnologia para o RH.

Estamos falando de gastos com passivos trabalhistas e horas extras, por exemplo, que passam despercebidos sem um olhar focado.

Contudo, no varejo isso pode ser o divisor de águas para alavancar ou afundar uma empresa, pois, aos poucos, consomem boa parte do seu orçamento.

Por outro lado, a tecnologia certa traz automação e integração entre os setores e unidades de um varejo.

Dessa forma, torna-se fácil analisar e identificar todo e qualquer custo mal aproveitado.

Como resultado o RH do varejo se habilita a apontar com exatidão como contornar essa situação, a fim de gerar margem para redirecionar melhor os recursos financeiros da empresa.

2. Viabiliza estrutura que apoia a tomada de decisão consciente

O modelo da tomada de decisão atual é estruturado em consistentes análises de relatórios.

Isso porque um relatório completo indica quais estratégias funcionam e quais pontos precisam ser melhorados.

Entretanto, no varejo essa é uma necessidade a mais, já que os gestores precisam lidar diariamente com o redirecionamento das ações.

A tecnologia para o RH é capaz de gerar relatórios completos e estratégicos, o que viabiliza a margem necessária para identificar o melhor posicionamento.

Processos manuais, como planilhas de dados, agora dão lugar à automação das informações, ou seja, tudo é centralizado e fica disposto para o acesso imediato.

3. Maior segurança das informações do varejo

Com a chegada da LGPD, todas as empresas que lidam com dados pessoais de clientes precisam reestruturar seus processos, a fim de garantir o cumprimento da lei.

Todavia, o desafio no varejo é ainda maior, pois é um setor que começou recentemente sua jornada rumo à digitalização e transformação digital.

Em outras palavras, a tecnologia para RH é indispensável e fundamental para garantir completa segurança das informações dos clientes.

Como sabemos, o varejo utiliza essas informações para criar estratégias promocionais personalizadas ao seu público, então, está sujeito às exigências legais.

Além disso, a LGPD também visa resguardar as informações dos colaboradores, ou seja, a tecnologia é aliada com essa demanda.

Sua gestão já considerou os dados obtidos no recrutamento? Dos candidatos entrevistados, quantos não foram selecionados e como os dados são gerenciados em seu varejo?

Sendo assim, é muito importante rever as políticas de tratamento de dados atuais, com intuito de reter apenas os dados relevantes e inerentes aos processos da organização.

4. Proporciona melhorias na comunicação interna do varejo

O varejo é um setor que demanda muito contato entre os colaboradores, ainda mais quando falamos a nível gerencial, mas isso nem sempre é uma tarefa simples.

A falta de integração entre setores e demandas pode criar um distanciamento que não agrega nada ao operacional.

Atualmente, o conceito de digitalização reduziu a complexidade desse cenário, uma vez que oferece facilidades tanto aos gestores quanto aos colaboradores, que acessam suas informações com mobilidade e acessibilidade.

Você pode até pensar que os ganhos são apenas internos, mas isso se reflete no atendimento de qualidade aos clientes, pois um time em harmonia é sólido e altamente produtivo.

5. Flexibiliza a gestão empresarial

Esse foi um ponto decisivo há poucos meses atrás quando o mundo entrou em isolamento social, isto é, a falta de flexibilidade na gestão gerou inúmeros gargalos e ações trabalhistas, já que acompanhar a jornada de trabalho virou um desafio.

No varejo o cenário foi o mesmo, no qual a gestão de recursos humanos encontrou dificuldades para controlar os aspectos trabalhistas de seus colaboradores.

Dessa maneira, a tecnologia para o RH oferece ganhos operacionais essenciais para garantir os direitos trabalhistas e ainda promover a produtividade e vantagem competitiva.

Por exemplo, a Símix possui larga experiência na oferta de soluções e serviços que atendem precisamente o varejo, com uma solução completa para a gestão eficiente do ponto, além de recursos que otimizam o controle em trabalho remoto.

O que achou deste conteúdo? Quer ter todas estas vantagens em seu varejo e, assim, assegurar um 2021 mais promissor? Venha conferir o que podemos fazer por você!

Ficou com alguma dúvida? Vamos conversar.
Podemos te ajudar a encontrar a melhor opção para sua empresa.
Solicite Orçamento