O home office apresentou grandes desafios ao RH, seja no gerenciamento da jornada de trabalho, ao garantir o cumprimento das obrigações e, sobretudo, na manutenção da produtividade dos profissionais, implicando assim na urgência de desenvolver um processo robusto de Onboarding dos colaboradores.

Somado a isso temos todas as variáveis resultantes do trabalho remoto “forçado” pela pandemia, ou seja, aspectos que envolvem a saúde mental dos profissionais, abrindo margem para cenários adversos e que impactam negativamente nos resultados da empresa.

Por isso, vimos a necessidade de falar um pouco sobre esse fundamental processo de abordagem e consolidação das expectativas dos funcionários. Com isso, o Onboarding se torna essencial para replicar o ambiente corporativo saudável ao home office. Boa leitura!

O que é Onboarding dos colaboradores e como ele se mostra um desafio?

O Onboarding é considerado um processo integrativo direcionado a novos colaboradores. Contudo, nada impede que esse procedimento seja realizado novamente com os colaboradores já contratados, buscando fortalecer a atuação à distância.

Seu objetivo é apresentar em detalhes práticos como a empresa funciona, seus objetivos e potencializar sua imersão na socialização com o novo ambiente de trabalho.

Dessa forma, aquele profissional pode atingir seu potencial pleno, além de ampliar as chances de reter talentos. E mesmo que essencial para o desenvolvimento de uma cultura de excelência, na prática essa é uma estratégia que exige planejamento e foco dos gestores.

Contudo, quando falamos no cenário home office, isso tende a se tornar um desafio ainda mais resiliente, pois traz à tona o distanciamento e a ausência do contato próximo entre recrutador, gestor e potencial profissional qualificado.

A seguir você verá um passo a passo para estimular procedimentos que possam ser úteis e aplicáveis.

Dicas para criar um Onboarding de qualidade

É fato que cada empresa possui necessidades, objetivos e métodos de concretizar ações únicas na sua realidade. Com isso em mente, sua gestão precisa considerar a elaboração de um plano de ações que leve em conta o contexto atual.

Logo, nem todas as sugestões que separamos podem surtir o mesmo efeito para todas as organizações. A saída, portanto, é realizar uma avaliação interna para identificar gargalos e entender melhor como eliminar cada um deles.

Agora, caso a sua empresa já tenha um arquétipo de Onboarding, o ideal é avaliar como ele pode ser absorvido para um cenário digital, onde o trabalho remoto seja a ponte que ligará sua empresa aos profissionais em potencial. Veja algumas ações que podem simplificar!

  • Transparência é tudo no momento da admissão.
  • Transforme o Onboarding online ao monitorar passo a passo a recepção dos profissionais.
  • Apresentar planos de capacitação e treinamentos recorrentes.
  • Desenvoltura nas videochamadas para encurtar a distância com os novos colaboradores.
  • Analisar cada um dos feedbacks absorvidos no processo, buscando a otimização do processo.
  • Disponibilize o máximo possível de canais para contato e aquisição de conhecimento pelos profissionais.
  • Tenha a tecnologia como peça integradora das ações.
  • Efetue a mensuração de métricas e indicativos.

O mais importante mesmo – independentemente se é um Onboarding online ou físico, é apresentar com honestidade os valores e objetivos da empresa.

É mostrar como a organização está propensa a crescer em decorrência do empenho de seus colaboradores e, acima de tudo, como irá fornecer tudo o que precisam para atingir essa realidade.

Quais as principais vantagens do Onboarding de colaboradores?

A resposta assertiva para essa pergunta virá nos próximos meses, que é quando as empresas terão o controle absoluto sobre o formato de atuação, ou seja, não serão compelidas a trabalhar exclusivamente em home office.

Em outras palavras, elas poderão planejar e estabelecer uma atuação que contribua para alcançar mais resultados, seja na adoção parcial ou integral do trabalho remoto. Independentemente da escolha, há muitas vantagens do Onboarding:

  • Promover maior engajamento dos colaboradores.
  • Potencializar o crescimento equilibrado da organização.
  • Fomentar maior alinhamento às orientações iniciais e propostas.
  • Diminuir consideravelmente os índices de Turnover da empresa.
  • Fortalecer uma atuação remota mais centrada e eficiente.
  • Ampliar as possibilidades de consolidar um time campeão.

A verdade é que em muitos casos o home office não é opcional, mas sim uma obrigação imposta pelo momento que vivemos.

Então, dispostas ou não, as empresas precisarão entender que a transformação digital é uma realidade absoluta e que abrange todos os níveis de uma empresa, inclusive, seu processo de recrutamento e Onboarding de novos talentos.

Afinal, é impraticável nos dias atuais ignorar o peso do elemento tecnológico no sucesso empresarial.

Uma coisa é certa, questões como o controle de ponto, gestão das jornadas dos colaboradores e fechamento da folha, ainda são obrigatórias.

Em especial quando falamos na contratação de novos profissionais, já que o respaldo do cumprimento das obrigações trabalhistas pode se tornar um diferencial para o candidato escolher a sua empresa.

Caso precise de ajuda nessa etapa, saiba que a Símix está preparada para ajudar a sua organização a consolidar os resultados de que precisa para crescer e ser referência no mercado. Não deixe de acompanhar nosso blog e até logo!

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