A jornada mista de trabalho ou modelo de trabalho híbrido em nada interfere no controle de ponto da empresa, pois a obrigatoriedade é mantida em cada detalhe apresentado pela lei.

Porém, a verdade é que alguns fatores mudam, como as ferramentas e recursos utilizados para efetivar esse gerenciamento imprescindível para as organizações.

Essa, que é uma das muitas tendências para 2021, exige preparo, boa estruturação operacional e um sistema que realmente viabilize eficiência e mobilidade.

Como tem sido a sua empresa nestes últimos meses? Ainda encontra dificuldades na gestão de ponto? Há tecnologia suficiente para contornar os gargalos?

O que acha de entender como funciona a jornada mista e a marcação de ponto nesse formato que promete se consolidar como um dos principais? Então, acompanhe o conteúdo até o final e boa leitura!

O que é jornada mista e qual sua importância no cenário atual?

O conceito de jornada mista se resume à divisão da jornada diária do colaborador, onde ele passa um período na sede da empresa e o restante da jornada de sua própria casa.

Dessa forma, é uma mescla entre o Home Office e a atuação presencial, oferecendo maior flexibilidade e, em muitos casos, produtividade.

A realidade sobre o modelo híbrido de trabalho é que a maioria esmagadora das empresas só teve contato há pouco tempo com esse modelo.

Isso porque as grandes corporações já haviam implementado processos escalonados na aplicação do trabalho misto, mesmo antes da pandemia.

Contudo, a obrigatoriedade de atuar distante da sede da organização, impôs um posicionamento único.

Em outras palavras, o trabalho remoto se tornou a única possibilidade para a maioria dos colaboradores, visto que alguns continuaram frequentando a empresa.

Isso porque seus cargos representam a manutenção e continuação das atividades, como é o caso dos profissionais de TI, que precisam se certificar de que os equipamentos e servidores continuem ativos na empresa.

Não confunda as jornadas mistas empresariais

É muito importante não confundir a jornada mista a que nos referimos com a jornada que se inicia durante o dia e se encerra à noite.

Nesses casos, o colaborador inicia suas atividades às 14 horas, por exemplo, encerrando o turno às 23 horas.

Portanto, o modelo de trabalho híbrido que trazemos até você é aquele imposto pela pandemia, gerando complexidade no controle de ponto. Veja a seguir o que diz a lei sobre isso.

A lei cita obrigação específica sobre o controle de ponto em jornada mista?

Sobre a disposição do trabalho flexível, a lei não cita nada especificamente, mas existe sim uma portaria que regulamenta a utilização de métodos alternativos para o controle de ponto.

Nesse caso, falamos da Portaria 373, que não limita o controle aos Relógios Eletrônicos de Ponto (REP) ou mesmo aos livros-ponto.

O uso de celulares, por exemplo, é uma possibilidade para os gestores garantirem o completo controle de ponto. Além disso, atualmente é viável usar recursos de marcação diretamente através de navegador Web.

Portanto, o ponto online aliado à mobilidade do controle pelo celular é a melhor alternativa.

Ele traz integração, centralização das informações e acesso instantâneo aos gestores, que visualizam informações transparentes e prontas para serem utilizadas, como no fechamento da folha.

A multiplicidade no registro de ponto é uma estratégia que pode preparar a sua empresa para enfrentar os desafios de 2021.

Como ter eficiência no controle de ponto em modelo de trabalho misto

A única maneira segura de garantir o cumprimento legal das leis trabalhistas e ter um processo de controle de ponto eficiente, é adotando um sistema de ponto digital.

A partir de um software sólido e com recursos relevantes, sua gestão oferece inúmeras maneiras de registro aos colaboradores.

Quando estiver em casa, basta usar o celular ou acessar o sistema por meio de um navegador web. Agora, na sede da empresa, isso é realizado através do relógio eletrônico.

É justamente essa combinação que favorece um processo bem estruturado, que além de evidenciar os detalhes operacionais, permite aos gestores de RH compreender melhor como estimular a eficiência, engajamento e satisfação dos colaboradores.

Não espere mais para ter a solução certa para uma jornada de trabalho híbrida de grandes resultados.

Esperamos que as dicas tragam um direcionamento assertivo para sua organização. Não deixe de acompanhar o Blog Símix para mais conteúdos e dicas importantes, até logo!


Ficou com alguma dúvida? Vamos conversar.
Podemos te ajudar a encontrar a melhor opção para sua empresa.
Solicite Orçamento