A semana do fechamento da folha de pagamento costuma agitar o departamento, pois são inúmeras variáveis que precisam estar sincronizadas e alinhadas, para que o cumprimento da folha seja absoluto e acima de dúvidas.

Esse cenário ainda é impactado por todas as outras responsabilidades que o setor detém, como o planejamento de estratégias, recrutamento e gestão de desempenho, por exemplo.

Sendo assim, a Símix elaborou este conteúdo com 5 orientações que vão simplificar o fechamento da folha em sua empresa. Com isso, sua gestão poderá atuar estrategicamente para alavancar os resultados desejados. Não perca a leitura!

Fechamento da folha de pagamento: 5 orientações para guiar a demanda

1. Tenha total controle sobre quem entra e sai da empresa

Apesar de parecer uma observação trivial, você sabia que até hoje – seja por desorganização ou ausência de tecnologia, diversas empresas sofrem ao não controlar corretamente a admissão e demissão periódicas?

Isso pode fazer com que valores desnecessários sejam desperdiçados da reserva da empresa, ou pior, o RH deixa de pagar o que está previsto em lei, já que tem pouco conhecimento sobre a movimentação de funcionários.

Em outras palavras, o ideal é ter um sistema que facilite esse gerenciamento, mas em todo caso, organize-se para ter esse fator controlado.

2. Efetive cada desconto e encargo na folha

Essa etapa é uma das mais importantes quando falamos no fechamento da folha de pagamento, pois além de se fazer cumprir descontos previstos em Lei, como é o caso do Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) quando necessário, e do INSS.

Somado a isso, muitas vezes temos também descontos relacionados à contribuição sindical, que costuma ser anual, mas não é mais obrigatória por lei.

Negligenciar o desconto e os encargos em folha prejudica diretamente seu fechamento, gerando problemas legais e de insatisfação nos profissionais.

Inclusive, não podemos nos esquecer de fatores como o desconto de planos de saúde, vale-transporte (VT) e vale-refeição (VR), os quais devem constar claramente no documento entregue ao colaborador.

3. O cálculo das horas precisa ser minucioso

Aqui no blog já abordamos algumas vezes a importância do cálculo assertivo para o fechamento da folha, pois entendemos que esse é um assunto de extrema relevância.

Tudo parte do cálculo realizado sobre as horas trabalhadas, que é onde a gestão conhecerá a quantidade de horas extras, atrasos, índice de faltas e taxa de absenteísmo.

A folha de pagamento precisa discriminar de forma fácil cada aspecto da jornada do funcionário. Nesse sentido, a adoção de um sistema de ponto, seja ele eletrônico ou online, é indispensável para o fechamento ideal e sem surpresas.

4. Estabeleça com precisão a categorização dos colaboradores

Embora seja possível “lançar” cada profissional igualmente no fechamento da folha de pagamento, não é muito recomendado. A atitude mais assertiva é considerar a categoria de cada profissional.

Isso porque existem diferentes convenções coletivas a que os colaboradores se enquadram, alterando imediatamente toda a base de cálculos, bem como descontos em folha.

Essa é uma orientação bem relevante para empresas de médio porte, já que há possibilidade de existência de diferentes categorias e convenções.

5. Avalie a transparência do FGTS em folha

Vale ressaltar que o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) não é um desconto em folha, uma vez que representa o depósito feito todo mês pela empresa – referente a 8% do valor total do salário do colaborador.

O intuito desse depósito é amparar o profissional desligado sem justa causa, auxiliar na aquisição de um imóvel ou mesmo no afastamento por doença.

Com isso, a empresa é a responsável por pagar esse benefício, que deve constar com transparência na folha de pagamento. Portanto, faça questão de evidenciar essa informação em seu fechamento.

Tudo se resume ao gerenciamento conciso da jornada de trabalho

Se você analisar as responsabilidades que a gestão deve cumprir para o fechamento da folha de pagamento, irá constatar que o documento completo está diretamente relacionado à jornada de trabalho dos profissionais.

É através da gestão de ponto que o departamento conhece as horas trabalhadas, faltas, atrasos e adicional noturno, por exemplo, todas variáveis que representam uma boa porcentagem das informações da folha.

Nesse sentido, o primeiro passo é investir em um sistema para otimizar o controle de ponto em sua empresa.

A solução aliada ao equipamento e tecnologia de marcação de ponto via Web e smartphone, identifica e registra todas as informações.

A centralização proporcionada favorece uma atuação mais consistente dos gestores, uma vez que terão todas as informações disponíveis e já contabilizadas.

O que acha de entender na prática como isso é possível e traz muito mais facilidades para a sua empresa? Então, acesse para falar com a Símix, deixe a nossa experiência ser o diferencial no fechamento da folha de pagamento em sua empresa!

Esperamos que as dicas de hoje tenham ajudado, não deixe de acompanhar sempre o Blog Símix e até breve!


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