A Síndrome de Burnout relacionada à atmosfera empresarial, tanto no ambiente físico quanto no home office dos últimos meses, representa o esgotamento mental e físico dos profissionais, independentemente da atuação ou formação.

É uma condição estimulada pelo recorrente estresse, incerteza sobre o futuro, pressão social e cenário de isolamento e pandemia, ainda sem previsão para acabar.

Podendo impactar na produtividade, é um estado que merece atenção e precisa ser gerenciado com cuidado, visto que pode desencadear outras condições, como a profunda e alarmante depressão.

Nesse sentido, criamos um conteúdo para ajudar você a entender melhor como esse termo tem se tornado cada dia mais expressivo. Acompanhe e boa leitura!

Como definir a Síndrome de Burnout em um cenário tão complexo?

O termo Burnout significa justamente esgotamento e mostra como é improvável encontrarmos pessoas que não tenham sido afetadas em algum nível pelos acontecimentos dos últimos meses, especialmente nos meses de 2021.

O que já era delicado se agravou ainda mais com a degradação da pandemia. E o sentimento de incerteza que grande parte das pessoas carregou em 2020, desencadeou sintomas indicando o esgotamento emocional, físico e mental.

Estamos falando de uma situação que prejudica tanto a vida pessoal quanto profissional. Para se ter uma ideia, a Forbes publicou uma notícia afirmando que a Organização Social de Saúde (OMS) prevê a inclusão da síndrome na CID-11 (Classificação Internacional de Doenças), como vertente crônica atrelada ao trabalho.

Uma pesquisa publicada no Journal of Psychiatric Research e realizada com os brasileiros, aponta dados preocupantes.

Intitulada de “COVID-19 and the mental health in Brazil: Psychiatric symptoms in the general population”, é uma pesquisa que almeja compreender os efeitos psiquiátricos causados pela pandemia na população geral brasileira.

Sendo assim, os números preocupam e mostram que de quase 1.200 entrevistados:

·   82% exibem indícios de ansiedade.

·   68% mostram sinais de depressão.

·   65% apresentam sentimentos de raiva.

·   63% exibem sintomas somáticos.

·   55% confessam ter problemas na hora de dormir.

Portanto, quando tudo isso converge e se mistura aos acontecimentos recentes, é provável o surgimento de problemas psicológicos e físicos, que impactam diretamente na rotina profissional, bem como pessoal.

Quais as principais causas que levam ao esgotamento?

É muito importante salientar nesse ponto, que nem todo aspecto inerente à síndrome de Burnout é resultado direto apenas da pandemia, isolamento social e quarentena.

Isso porque a empresa como um todo e seus processos diários também têm sua parcela de contribuição.

Dessa maneira, as altas cargas de trabalho, remuneração não condizente à qualificação, pouco reconhecimento dos gestores e atribuições que sobrecarregam os colaboradores, potencializam o surgimento da síndrome. Entre as principais causas ligadas ao Burnout, temos:

·   Excesso da carga de trabalho, com longas jornadas e muita cobrança.

·   Ausência de uma gestão que mostra suporte aos colaboradores.

·   Falta de comunicação entre profissionais e gestores.

·   Aumento da pressão devido ao delicado cenário econômico.

·   Potenciais desigualdades no ambiente de trabalho.

·   Pouco acompanhamento dos profissionais em trabalho remoto.

Veja dicas para evitar que isso aconteça em sua empresa

O esforço deve partir de ambos os envolvidos, ou seja, gestão de pessoas e profissionais. Os colaboradores devem se policiar e buscar a honestidade quanto aos sentimentos diante à empresa e trabalho.

Já a organização deve oferecer um canal aberto de comunicação, a fim de ampliar os “pontos de contato” com seus colaboradores. Isso encurta o distanciamento e inibição do receio em procurar ajuda.

Além disso, soma-se a implementação de ações que favoreçam o dia a dia de trabalho, como pausas pontuais, exercícios regulares para reduzir o nível de estresse, evitar a sobrecarga de trabalho pós-expediente e, sobretudo, procurar recursos tecnológicos que facilitem o processo em todos os níveis.

Esse conjunto de estratégias pode facilmente reduzir os níveis de propensão ao surgimento da síndrome de Burnout.

Contudo, o ingrediente mais importante nesse momento é a empatia da empresa, mediante as dificuldades enfrentadas.

Portanto, estender a mão para auxiliar um colaborador necessitado pode ser o diferencial para evitar o agravamento de um quadro que o levará potencialmente à depressão.

Quanto antes identificar os indícios, mais simples se torna contornar o problema

Assim como todas as empresas, a Símix também enfrenta gargalos diários para manter um operacional saudável, sólido e suscetível a vencer os desafios. E evitar a síndrome de Burnout tem sido uma tarefa recorrente para nós.

É por isso que temos procurado transformar nosso cotidiano para simplificar o trabalho de nossos colaboradores, mas também com o foco em oferecer soluções para nossos clientes.

Tudo para diminuir a complexidade de suas demandas e encurtar a distância entre gestão e liderados, mesmo que na atuação remota.

Esperamos ter mostrado a você os principais pontos sobre a Síndrome de Burnout que, apesar de real e acometer inúmeras pessoas, é uma condição passível de ser gerenciada e minimizada. 

Não deixe de acompanhar o Blog Símix para mais dicas e até logo!


Ficou com alguma dúvida? Vamos conversar.
Podemos te ajudar a encontrar a melhor opção para sua empresa.
Solicite Orçamento