Como sua gestão e gestores lidam com o marketing interno da empresa, o famoso Endomarketing? A fusão entre o departamento de RH e o marketing culmina em um posicionamento que influencia na forma como os colaboradores enxergam a empresa em que trabalham.

Tão importante quanto os clientes que sustentam o negócio, são os profissionais compondo o quadro de funcionários. Afinal, são os responsáveis diretos pela qualidade dos serviços e produtos ofertados pela empresa.

Portanto, nos acompanhe para compreender em definitivo como as estratégias de Endomarketing são imprescindíveis na contribuição para o sucesso empresarial. Saiba como fortalecer os ativos mais importantes de uma organização, os colaboradores, logo a seguir!

O que significa endomarketing na prática?

Em teoria, o Endomarketing se caracteriza como uma estratégia embasada no marketing institucional. Na prática, são ações implementadas e estruturadas em ações internas, todas voltadas a polir a imagem da empresa perante seus colaboradores.

Certamente seus gestores conhecem o conceito de “Turnover (indicativo de rotatividade)”, correto? Então, uma ação planejada pelo marketing interno e em parceria com os responsáveis pelo RH estratégico, torna tangível a redução acentuada desse indicador, pois estimula uma equipe engajada.

O retorno do investimento em ações internas se dá em funcionários com maior autoridade em transformar os processos. Isso porque sua proximidade com os processos garante autonomia suficiente para opinarem quando necessário, viabilizando até mesmo uma gestão mais eficiente.

No momento em que a desmotivação e insatisfação tomam conta dos colaboradores, é o momento em que a imagem da empresa começa a deteriorar externamente. Portanto, é crucial a satisfação completa para que os mesmos responsáveis sejam capazes de disseminar a boa imagem e ressaltar as qualidades do negócio.

Quer ampliar a taxa de retenção de talentos? Então, é indispensável começar a pensar no Endomarketing como eixo nessa mudança!

Qual a importância de implementar ações voltadas ao endomarketing?

Antes mesmo de investir em uma estratégia eficiente, é fundamental entender o que ela pode mudar no dia a dia da sua organização. Por isso reunimos algumas vantagens e mudanças positivas ao longo dos processos e interação dos funcionários, são elas:

·   Fator motivação ampliado de forma sólida entre os profissionais;

·   Consequente ganho em produtividade e eficiência;

·   Taxa de turnover reduzida de maneira considerável;

·   Retenção de talentos influenciada positivamente pelo engajamento ideal;

·   Cultura organizacional beneficiada por um clima saudável;

·   Ampla qualidade de trabalho e saúde do colaborador melhorada.

Sendo assim, por meio desses benefícios fica fácil absorver como o marketing interno facilita a empresa ter menores ocorrências negativas, processos mais bem executados e serviços ou produtos de maior qualidade final.

Como estimular estratégias que aprimoram o marketing interno da empresa

Agora que você conhece seu significado e importância, deve estar se perguntando como colocar em prática!

Saiba que existem distintas formas de acionar esse planejamento, mas tudo será guiado pelas metas, objetivo e recursos à disposição, tanto de gestores quanto do RH.

Dessa forma, quando o RH não funciona como bússola para direcionar a estratégia, a empresa acaba não encontrando resultados. Grande parte das empresas erra ao transparecer as ações aos clientes, deixando o objetivo central de lado, que é o de colocar os colaboradores como foco.

Conheça ações que deve executar para motivar quem contribui para o crescimento do negócio:

·   Buscar valiosos feedbacks através de pesquisas: permite compreender como olham atualmente para a empresa e definir sua motivação;

·   Implementar periódicos eventos motivacionais: workshops, palestras e recreações diversas;

·   Tornar a comunicação interna a mais transparente possível: buscar repassar de forma consistente informações, avisos, notificação do atingimento financeiro e resultados das ações;

·   Atividades de integração: funciona para integrar colaboradores à empresa e entre eles próprios, ofereça happy hours, comemoração dos aniversariantes, almoços e celebração dos objetivos alcançados;

·   Treinamento e cursos periódicos: a constante capacitação profissional se mostra uma das melhores estratégias de endomarketing para maximizar o engajamento e motivação;

·   Promover um ambiente instigante e cultura inovadora: um dos pontos fortes do marketing interno é oferecer ambientes de trabalho acolhedores com áreas para descanso e lazer.

Essas são apenas algumas das ações que pode pôr em prática o quanto antes. É vital conceber que o centro de tudo isso deve ser o colaborador. É papel da gestão conhecer suas particularidades, a fim de planejar estratégias sólidas!

O Endomarketing é o primeiro passo para alcançar grandes resultados, e quanto antes praticar, tão logo colherá os frutos do investimento!


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