De acordo com o avanço do mercado de trabalho como conhecemos, observamos a progressão contínua de casos exacerbados de estresseno trabalho. Existem inúmeros fatores que contribuem para alavancar esses dados, seja na cobrança excessiva ou na privação de questões pessoais.

Com o intuito de alertar para esse mal que aumenta a cada dia nas empresas, elaboramos esse conteúdo. Traremos informações relevantes sobre o que influencia essa insatisfação, o que isso acarreta para as empresas e mais importante, como evitar.

Está cansado de passar por constantes episódios de estresse no trabalho? Acompanhe a leitura e descubra como você pode começar a combater esse mal que diariamente aflige os trabalhadores em seus locais de trabalho. Confira!

Conheça 5 principais causas de estresse no trabalho

Vamos pelo início ao levantar 5 das principais causas que contribuem para o elevado índice de estresse em ambiente de trabalho.

O brasileiro passa mais tempo no trabalho do que na própria casa, não é mesmo? Portanto, deveria no mínimo ser um ambiente prazeroso, motivador e que oferecesse a projeção de uma carreira saudável. Veja mais a seguir!

1 – Constantes exigências por resultados instantâneos

Quanto mais concorrido se torna o mercado maior é a demanda por resultados imediatos. Em um ambiente de trabalho esse cenário é comum e atinge a maioria esmagadora dos profissionais que se veem pressionados a entregar soluções, apresentar números e contribuir com o crescimento.

No entanto, esse é um dos maiores causadores de estresse no trabalho, pois acaba criando um ambiente hostil.

2 – Exagerado acúmulo de obrigações e funções

Quanto mais capacitado e contribuinte das metas estipuladas pela empresa, maiores são as obrigações atribuídas ao colaborador. Por outro lado, é importante frisar o fato de que na maioria das vezes isso acontece de forma irregular.

Um mesmo funcionário acaba desempenhando diferentes funções e isso é agravado pelas constantes obrigações atribuídas a essas responsabilidades. Mais negativo ainda é não ser remunerado a altura do que é desempenhado na empresa.

3 – Deficiência na comunicação da empresa

Um grande erro comumente ocasionado pela gestão é a comunicação ruim ou mesmo a falta dela. Por sua vez, os profissionais acabam sem direcionamento dos objetivos e isso cria apenas um cenário de insegurança e estresse contínuo.

O funcionário deve ser capaz de se expressar livremente, bem como receber os mínimos direcionamentos acerca do que a empresa necessita e espera do mesmo.

4 – Insatisfações progressivas

O colaborador vive em constante pressão, seja na entrega de relatório, na esperança de uma promoção ou na conclusão de uma meta. A desmotivação aliada a frustração da promoção que acabou não saindo, oferta repetidas decepções e insatisfações.

Qual profissional se sente confortável com situações como essas, não é mesmo?

5 – Dificuldades no desenvolvimento de relações interpessoais

A partir do momento que o profissional sai de casa para o trabalho, ele está propício a diferentes relações interpessoais. No ambiente profissional isso pode ser motivo direto de estresse no trabalho, pois atua precisamente em situações desagradáveis.

Seja na divergência de ideias, pontos de vista alternativos ou mesmo personalidades que não “batem”. Todos esses aspectos condicionam ao surgimento do estresse.

Qual o custo do estresse para as empresas?

Grande parte das pessoas e profissionais acreditam que o estresse é algo inventado e que não passa de um momento de insatisfação. Contudo, saiba que o estresse está intimamente ligado a diferentes doenças graves que podem se agravar.

Estamos falando de síndrome do pânico, distúrbios do sono, doenças cardíacas, gastrite e refluxos, hipertensão, fadiga contínua, depressão e tantas outras. Essa lista pode ficar grande em pouco tempo.

Todas essas condições são traduzidas em perdas para as empresas, mais especificamente em receita. Sendo assim, o estresse no trabalho influencia em questões como:

  • Gestão empresarial ineficiente;
  • Diminuição da produtividade dos profissionais;
  • Prazos perdidos;
  • Perda de oportunidade com clientes;
  • Erros em diversos níveis e camadas da empresa;
  • Acidentes de trabalho;
  • Elevado custo com a saúde dos colaboradores;
  • Aumento dos custos com processos trabalhistas;
  • Ineficiência na retenção de talentos e defasagem do Plano de Cargos e Salários.

Tudo isso é traduzido diretamente para o cliente, que pode facilmente romper os laços com uma empresa que apresenta diversos dos problemas citados acima.

4 formas de combater o estresse no trabalho

estresse no trabalho

Agora que você conhece um pouco mais sobre o que aflige e inflige no estresse no trabalho e o que isso representa para a empresa em números, é hora de conhecer alguns métodos de combate. Acompanhe!

Defina apenas prioridades relevantes

De nada adianta você estipular que solucionará diferentes prioridades em um curto prazo de tempo. Além de não conseguir entregar você acaba se frustrando e se estressando.

Dessa forma, para que consiga atender todas as demandas, isto é, as prioridades de verdade, faça uma lista com as questões mais importantes. Sempre elencando os próximos prazos, a fim de entregar e satisfazer os limites de cada prioridade.

Sistematize e organize as ocupações

No momento em que o profissional acaba desempenhando diversas tarefas simultâneas, surge um alerta. Logo, o recomendado é que elabore um cronograma para facilitar a sistematização do que deve ser feito, claro desde que seja sua obrigação.

Defina um tempo apropriado e que atenda suas necessidades e as da empresa.

Determine, estabeleça e respeite seus limites

É comum em empresas de médio e pequeno porte, o corte e redução do quadro de funcionários. Por sua vez, as tarefas antes divididas acabam remanejadas e atribuídas aos colaboradores ativos.

Contudo, é preciso conhecer e reconhecer seus limites para que assim consiga ser eficiente e funcional. Cabe a você requerer uma reunião com o gestor para que apresente as adversidades advindas dessa sobrecarga.

Inclua questões pessoais a serem tratadas

Sempre existem aqueles profissionais, que além de se estressarem no trabalho durante a semana toda, acabam levando mais serviço para casa. Evite que isso aconteça, pois mais importante do que solucionar questões da empresa é tratar das questões pessoais.

Tire o final de semana para aliviar a tensão com os amigos, familiares ou mesmo com um hobby pessoal. Esqueça das responsabilidades do escritório, por exemplo, e aproveite seu tempo.

Como vimos nesse conteúdo, sempre haverá situações que ocasionarão o estresse no trabalho, porém cabe somente a você tentar contornar e evitar as situações negativas.

Procure promover um local de trabalho e acima de tudo, uma cultura organizacional, que preze pela saúde e bem-estar dos colaboradores envolvidos na busca pela excelência profissional!


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