Todo empreendedor busca oferecer o melhor ambiente de trabalho para seus funcionários. Todavia, realizar a manutenção da saúde do trabalhadoré um desafio constante na busca pela excelência em cultura organizacional.

Todos sabemos que para angariar bons funcionários que façam parte de um planejamento e retenção de talentos, é primordial focar no seu bem-estar. Afinal, somente a motivação e satisfação contribuem para a saúde ideal em ambiente de trabalho.

Pensando nessa questão que somente cresce nas empresas, resolvemos desenvolver um conteúdo que ajudará a entender como encarar tal desafio.

Aprenda como implementar ações que melhoram a saúde do trabalhador, que é um indicador certeiro na mensuração da saúde da empresa como um todo. Acompanhe!

Entenda o papel do RH acerca dessa questão

Associar as responsabilidades do setor de Recursos Humanoscom a saúde e bem-estar do colaborador é essencial. Isso acontece porque esse setor é o responsável pela elaboração de estratégias que amenizam e aprimoram tais questões.

Para uma gestão ser realmente efetiva, é preciso que o RH desenvolva um papel primário na criação de um ambiente agradável, onde o clima e a cultura organizacional estejam alinhados com processos assertivos de seleção, evolução dos funcionários e treinamentos constantes.

Segundo alguns números levantados pelo DIEESE (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos) a situação é mais negativa do que se pensava.

Observou-se um aumento de quase 25% no número de casos de problemas com a saúde do trabalhador. Em outras palavras, esse percentual é traduzido em afastamentos contínuos e constantes, devido às doenças propiciadas pelo próprio ambiente de trabalho.

Veja a seguir como uma gestão pode implementar ações simples, mas que fazem a diferença!

Saúde do trabalhador: conheça 5 ações para colocar em prática

saúde do trabalhador

É importante ressaltar que desenvolver uma cultura organizacional positiva e acolhedora é algo que não acontece da noite para o dia. No entanto, separamos algumas ações e atividades que certamente irão ajudar qualquer gestão nessa árdua tarefa.

Confira 5 ações que influenciam diretamente na saúde do trabalhador!

1 – Disponibilize a flexibilidade no horário de trabalho

O atual modelo de mercado possibilita maior flexibilidade para os funcionários de uma empresa. Seja por meio de Home Office, modalidade onde o colaborador atua, via de regra, de sua própria residência, ou mesmo na flexibilização da carga horária semanal.

Afinal de contas, todos temos assuntos pessoais importantes e que devem ser tratados com tempo e atenção. Imagine ter que resolver algo de emergência e não ser capaz de solucionar por causa de um rígido horário de trabalho.

Empresas que estimulam esse benefício observam na prática melhores resultados advindos de seus colaboradores. Capacidade de foco aprimorada, aumento contínuo da produtividade e redução da taxa de turnover, são apenas alguns dos resultados.

Já discutimos aqui no blog como a empresa deve realizar o controle da jornada de trabalho do colaborador externo, ou seja, não existem desculpas para não cogitar essa flexibilidade.

2 – Estimule a realização de atividades físicas

Esse tipo de conhecimento não é algo popular, ou seja, por meio de estudos realizados, especialistas chegaram a conclusão de que entusiastas de atividades físicas aumentam a produtividade, criatividade, concentração e acima de tudo, saúde mental e física.

Em vista disso, empresas de diferentes nichos passaram a adotar medidas que contribuem para o desenvolvimento dessa cultura de exercícios físicos. Por sua vez, colhem diariamente os frutos de um colaborador motivado e saudável.

Vale ressaltar a importância do estímulo à atividade física com o intuito de tornar essa ação um hábito. É fundamental a constância e disciplina, pois os resultados podem ser alcançados em curto, médio e longo prazo.

3 – Desenvolva a cultura organizacional com foco na saúde dos colaboradores

Para atuar de forma contundente é preciso acima de tudo, desenvolver a cultura organizacional focada na saúde do trabalhador. Para tanto, é recomendado incluir toda a hierarquia da sua empresa no planejamento dos novos hábitos.

Quando a gestão evidencia o papel fundamental do exemplo transmitido pelos líderes, por exemplo, a mudança na cultura da empresa é possibilitada. Para fortalecer esse cenário existem algumas ações importantes que você deve se atentar, confira:

  • Oferecer um espaço definido para lazer e descanso;
  • Ofertar planos médicos e odontológicos diferenciados;
  • Incentivar o consumo de frutas;
  • Programa de pontuação para os colaboradores que se voluntariam às atividades físicas;
  • Lidar com questões atuais e importantes como: estresse no trabalho, ansiedade e depressão;
  • Trabalhar campanhas com foco no sedentarismo, antitabagismo, luta contra a obesidade, dentre outros temas;
  • Aliar a instrução dos riscos de dietas irregulares com a alimentação saudável;
  • Promoção de atividades físicas variadas.

4 – Não deixe de focar na saúde emocional

Existe um fator que contribui para a degradação da saúde do trabalhador. Estamos falando da saúde emocional, que possui grande responsabilidade na manutenção do bem-estar do colaborador.

Logo, se faz necessário evidenciar o atingimento de metas como algo positivo e que trará maior produtividade e satisfação. Algumas atitudes diárias contribuem para fortalecer esse direcionamento.

Toda empresa possui algumas características intrínsecas aos diferentes perfis de funcionários. Sendo assim, sempre haverá intrigas e situações negativas que criam, por sua vez, momentos de tensão e situações adversas.

Evitar agir no calor do momento é a melhor saída, pois a gestão deve expor a importância de focar nas soluções e não nos problemas. Além disso, para acalmar os ânimos é recomendado aliar alongamentos, meditações e técnicas de relaxamento mental e corporal.

5 – A gestão incentiva a realização de exames preventivos periódicos?

É imprescindível para a saúde do trabalhador que a gestão aponte a necessidade de realizar exames periódicos. Em qualquer lugar cabe a prevenção à remediação de potenciais problemas futuros.

Em pesquisas realizadas por instituições profissionais da saúde, afirmam que empresas que investem na saúde do trabalhador, criam uma cultura voltada à prevenção e isso é transformado em números.

Em companhias que adotam esse modelo de prática, existe uma redução de aproximadamente 40% na taxa de absenteísmo. Isso sem falarmos sobre os cortes desnecessários com planos de saúde.

Viu como não é difícil trabalhar em prol da saúde do trabalhador? De todas as ações e dicas que mostramos, poucas envolvem, de fato, o gasto com investimentos exorbitantes.

Basta apenas trabalhar na estruturação adequada da sua empresa para que assim, a cultura organizacional seja algo orgânico. Quanto mais saudável, bem dispostos e motivados estiverem seus colaboradores, maiores serão os resultados alcançados!


Ficou com alguma dúvida? Vamos conversar.
Podemos te ajudar a encontrar a melhor opção para sua empresa.
Solicite Orçamento