Uma cultura organizacional forte e positiva é um fator crucial para a manutenção de uma equipe produtiva e motivada, hoje. Não à toa, essa tem sido uma preocupação cada vez mais recorrente em empresas de pequeno e médio porte, que estão descobrindo as vantagens da cultura organizacional agora. 

E uma coisa é fato: hoje é impossível fugir de questões como essa, principalmente se a sua empresa visa reter talentos e diminuir o turnover. Afinal, ao contrário das gerações anteriores, as atuais estão muito mais interessadas em um ambiente de trabalho agradável e de valorização do indivíduo

Quer entender o que é cultura organizacional e como começar a aplicar uma cultura positiva em sua empresa ainda hoje? Nos acompanhe neste artigo e confira! 

O que é cultura organizacional? 

Cada indivíduo no mundo possui uma personalidade, com uma série de crenças e valores, certo? Podemos dizer que cada empresa também possui uma espécie de personalidade, definida através da cultura organizacional. 

Explicando de forma simples, essa cultura é um conjunto não só de crenças e valores, como já indicamos, mas também uma espécie de guia de comportamento que vai auxiliar os funcionários a entenderem como participarem ativamente da empresa. 

A cultura organizacional também determina de maneira clara a participação da própria empresa frente aos seus clientes, fornecedores e até mesmo diante da concorrência. Regras e normas de convivência no ambiente de trabalho também são parte dessa cultura. 

Justamente por isso, é importante deixar claro que assim como existem culturas organizacionais positivas, que trazem grandes vantagens, também podem existir culturas tóxicas, que trazem desconfortos e improdutividade para os funcionários

Nesse caso, é importante que a empresa identifique esse problema e comece a pensar em maneiras de reverter sua cultura organizacional, buscando um ambiente de trabalho mais agradável e eficiente. No próximo tópico, você vai descobrir porque trabalhar com uma cultura positiva é fundamental para o crescimento da sua empresa. Confira!

Quais os benefícios da cultura organizacional? 

Uma das grandes vantagens da cultura organizacional é, justamente, engajar os colaboradores da empresa. Eles passam a se sentir valorizados e representados pela cultura do lugar em que trabalham, o que faz com que eles vistam a camisa da empresa, como diz o ditado. 

E só esse detalhe faz grande diferença nos resultados da empresa, principalmente a longo prazo. Por isso, é ainda mais importante que você possua uma política clara, que apresente toda a cultura organizacional da empresa ao funcionário desde o momento da contratação. 

Construir um ambiente em que o respeito ao próximo e comprometimento são essenciais torna todo o ambiente mais agradável. Isso, principalmente quando estamos falando dos gestores e líderes da empresa. Os resultados dessas ações, mesmo simples, são claros, e incluem os pontos que indicamos a seguir. 

Retenção de talentos 

Uma das vantagens da cultura organizacional é a retenção de talentos, e, acredite, isso é crucial em um mercado cada vez mais concorrido. Saber encontrar talentos e contratar os melhores funcionários do mercado não vai adiantar muita coisa se você não conseguir retê-los. 

Se o funcionário se identifica com a cultura organizacional e se sente valorizado como profissional, há muito mais chances dele gerar  resultados e permanecer na empresa. 

Aumento de produtividade 

Uma das vantagens mais importantes, e resultado direto de uma cultura organizacional positiva, é o aumento da produtividade. E quando falamos em produtividade, não estamos nos referindo a um ou outro funcionário: toda a equipe apresenta bons resultados quando está bem motivada. 

Oferecer um ambiente de trabalho colaborativo, em que as diferenças profissionais são respeitadas e aproveitadas pela gerência, é fundamental.

Fortalece o vínculos entre os colaboradores 

Outro papel da cultura organizacional é formar vínculos verdadeiros entre os colaboradores. E, acredite, isso é tão importante quanto os outros fatores, e pode influenciá-los também. 

Afinal, hoje um ambiente de trabalho agradável não é formado apenas por bons líderes, mas também por colegas engajados no resultado do grupo. Excesso de competitividade e intrigas internas podem minar a produtividade da equipe e tornar o ambiente de trabalho tóxico e cansativo. 
E então, está pronto para ter essas vantagens da cultura organizacional na sua empresa também? Se você gostou das dicas e quer mais informações para tornar a sua equipe de RH mais eficiente, nos acompanhe através das redes sociais!

Ficou com alguma dúvida? Vamos conversar.
Podemos te ajudar a encontrar a melhor opção para sua empresa.
Solicite Orçamento