Toda empresa sofre em algum momento da sua jornada com a falta injustificada de seus colaboradores. Também conhecido por absenteísmo, é um mal que age contrariamente ao crescimento de uma empresa, mas nosso foco hoje é em outro mal que acomete ainda mais as empresas, o presenteísmo.

Se ficou interessado em conhecer a fundo esse termo, a fim de prevenir que aconteça em sua empresa, não deixe de acompanhar o conteúdo. Descubra se sua empresa sofre o presenteísmologo a seguir!

O que é presenteísmo?

Diferentemente do absenteísmo, onde o colaborador seu ausenta fisicamente dos deveres para com seu contrato, o presenteísmo é o oposto disso. Esse conceito toma forma quando o funcionário está presente na empresa, mas apenas fisicamente, pois sua mente está completamente alheia ao seu redor.

É o mesmo que desempenhar uma função em sua estação de trabalho, mas com baixa eficácia mental, quase que proposital. Afinal de contas, o presenteísmo está intimamente relacionado com a insatisfação e desmotivação do funcionário.

Em outras palavras, ele apenas atende a sua rotina de trabalho por obrigação, mas sem se preocupar em fazer a diferença na função que executa. Sem sombra de dúvidas, isso acarreta problemas no cumprimento adequado das responsabilidades, atingimento de metas e posterior suplantação de resultados anteriores.

Quais aspectos contribuem para a presença desse mal?

presenteísmo nas empresas

Quando se fala em desmotivação no trabalho existem inúmeros aspectos que contribuem para que o colaborador desenvolva tal sentimento. Seja no excedente de horas trabalhadas, baixa remuneração não condizente ao cargo ou mesmo falta de oportunidade de crescimento na empresa.

Veja a seguir algumas situações que certamente contribuem para o surgimento desse silencioso vilão:

  • Insatisfação pessoal, individual ou mesmo coletiva;
  • Desânimo relacionado as eventuais adversidades diárias;
  • Sensação de pessimismo e falta de perspectiva;
  • Estresse acumulado no trabalho;
  • Falta de perspectiva de crescimento da carreira profissional;
  • Constantes situações estressantes de conflitos internos.

Diferentemente do absenteísmo, onde é simples apontar sua existência, o presenteísmo exige maior empenho e constantes análises. Uma boa forma de compreender esse cenário é fiscalizar os resultados individuais de cada setor.

Como esse cenário afeta o desenvolvimento da empresa?

O principal malefício do presenteísmo é a alta produção, mas com baixa qualidade. Isso porque, existe sim o alcance da meta de produção, porém executado às pressas, sem atenção e consequentemente sem qualidade.

Ao perceber que os colaboradores executam suas funções de maneira automática, por exemplo, pode ser um sinal do presenteísmo. Além disso, não é somente o indivíduo que proporciona tal cenário, pois o coletivo também é afetado.

Agora imagine um coletivo de colaboradores de um turno, por exemplo, sem motivação ou mesmo empenho em executar apropriadamente suas responsabilidades, como pode ser prejudicial e mais, cria margem para que essa situação se torne crônica.

Conheça outros fatores que atrapalham e retardam o desenvolvimento da empresa:

  • Negligenciar os investimentos realizados na empresa;
  • Sobrecarga em colaboradores que ainda estão livres do presenteísmo;
  • Altas taxas de turnover na empresa, pois a rotatividade quando frequente é um sinal amarelo.

Quais medidas previnem o surgimento do presenteísmo?

Essa questão deve ser absorvida e gerida pelo RH estratégico da empresa. Quanto antes o setor de recursos humanos detectar a ação do presenteísmo, maior será a eficiência em desenvolver medidas para combater sua proliferação.

No entanto, existem algumas medidas que podem ser implementadas, tais como:

  • Análise do atual sistema de benefícios oferecidos pela empresa;
  • Desenvolvimento de um Plano de Cargos e Saláriosadequado;
  • Investir no combate ao estresse no trabalho;
  • Buscar melhorias à saúde do trabalhador;
  • Desenvolvimento da cultura organizacional;
  • Melhoria na comunicação interna;
  • Capacitações e treinamentos constantes.

Esperamos ter apresentado um conceito claro de presenteísmo, pois infelizmente, é algo que as empresas ainda não conseguem determinar com facilidade.

Uma última dica é fortalecer as atividades de um RH estratégico atuante e presente!

Ficou com alguma dúvida? Vamos conversar.
Podemos te ajudar a encontrar a melhor opção para sua empresa.
Solicite Orçamento