É comum assumir que para otimizar a gestão de RH basta apenas focar no processo de recrutamento e contratação. Embora seja fundamental lapidar essa ação é importante compreender que de forma isolada, acaba não encontrando resultados.

O ideal para que o RH seja eficiente e capaz de trazer transformação à empresa, é focar no ativo mais importante, os colaboradores. Afinal, mais do que trazer novos recursos é capacitar aqueles que já contribuem para a execução das demandas atuais.

E para tanto, reunimos 4 estratégias que irão fortalecer a gestão de RH da sua empresa de forma definitiva, então, acompanhe para não perder nada!

4 estratégias que fortalecem os processos da gestão de RH

Como cada vez mais o RH se posiciona entre os elementos de sucesso, diferentes pesquisas são realizadas, com o intuito de evidenciar o cenário atual.

A necessidade de promover a cultura organizacional, que abarca as expectativas e projeção de carreira dos profissionais, é tão urgente que podemos apontar uma pesquisa realizada pela empresa “Glassdoor”. O resultado apontou o Brasil como sendo o país com os colaboradores mais insatisfeitos com seu trabalho, considerando México e Argentina na mesma pesquisa.

Sendo assim, as 4 estratégias que verá a seguir, estão relacionadas diretamente com a forma como uma empresa deve lidar com seus colaboradores, a fim de oferecer tudo o que precisam, objetivam e esperam da sua relação com a empresa.

1 – Compreenda as especificidades de cada colaborador

O primeiro passo para fortalecer a gestão de RH é deixar o conservadorismo de lado. Estruturas organizacionais que se baseiam na decisão fechada de uma única figura no poder, estão no passado.

Portanto, a ideia é estimular a participação, discussão e diálogo entre os envolvidos. O resultado desse posicionamento é o estreitamento entre os gestores e líderes com os colaboradores.

Certamente você já conhece o sucesso de muitas startups brasileiras, não é mesmo? Como você acha que o fator sucesso é constante nessas empresas? Justamente porque não existe uma única pessoa que dita as regras e decisões, mas sim inúmeros profissionais debatendo sobre como bater as metas e atingir os objetivos.

2 – Viabilize um Plano de Carreira transparente e positivo

Essa segunda estratégia está intimamente atrelada à taxa de Turnover nas empresas. Você sabia, por exemplo, que o setor do varejo é o que mais mostra sinais e altas taxas de rotatividade entre os profissionais brasileiros?

Não há nada mais prejudicial para a gestão de RH do que o desequilíbrio entre as admissões e demissões. A redução nos níveis de produtividade e baixa eficiência na concretização dos resultados, são indícios do turnover elevado.

Dessa maneira, a melhor forma de prevenir é por meio da definição e transparência de um Plano de Carreira tangível. Quanto menor for a complexidade em entender esse plano, maior será a motivação dos colaboradores em prosperar, alavancando o sucesso do negócio.

3 – Estabeleça com assertividade as lideranças

Estreitar a distância entre a opinião individual dos colaboradores com a tomada de decisão é um avanço, desde que o departamento de RH esteja fiscalizando esse processo, pois do contrário, é comum as pessoas confundirem essa abertura ao diálogo com um equivocado poder de liderança.

Em outras palavras, para que a gestão de RH seja contundente em suas ações ela deve ser capaz de definir com eficiência as lideranças. Mas o que significa isso na prática?

A tradução disso é conhecer com exímio as atribuições do profissional para com as qualificações desejadas às funções. É saber definir a pessoa certa para o cargo ideal às suas competências.

4 – Os gestores devem valorizar os colaboradores exemplares

Apesar de explícita, essa estratégia é talvez uma das mais importantes. Valorizar os bons profissionais é a melhor maneira de promover a retenção de talentos na empresa.

A gestão de RH deve se certificar de que todos sejam valorizados por suas realizações dentro da empresa, estimulando assim, a competitividade sadia. Outro fator é eliminado da equação, o individualismo, que é extremamente negativo para o posicionamento estratégico do RH.

Tudo começa pela cultura organizacional comum a todos, isto é, que esteja alinhada, tanto aos interesses pessoais quanto aos profissionais, pois só assim é possível fortalecer a gestão de RH.

Ter um norteamento certeiro é ideal para começar a trajetória rumo ao sucesso de qualquer RH e esperamos ter proporcionado precisamente isso. Agora, conheça as vantagens do RH estratégico neste outro conteúdo do blog.

Ficou com alguma dúvida? Vamos conversar.
Podemos te ajudar a encontrar a melhor opção para sua empresa.
Solicite Orçamento