Manter uma equipe motivada e produtiva é um grande desafio para a maioria das empresas, mas esse processo se torna ainda mais complicado quando envolve uma equipe externa. Ainda que elas sejam cruciais para a operação do negócio, a verdade é que gerenciá-la exige alguns cuidados importantes. 

Ter noção de que aumentar a produtividade da equipe externa envolve uma maneira diferente de fazer a gestão da mesma é fundamental, ainda mais quando os colaboradores dessa equipe passam a maior parte do tempo fora da empresa. Nesses casos, incluir estratégias de gestão empresarial específicas, e buscar maneiras de otimizar os processos da empresa, é ainda mais importante. 

Quer descobrir como aumentar a eficiência da equipe externa de sua empresa? Confira agora os 5 passos mais importantes que podem transformar a produtividade do seu negócio!

1. Invista em planejamento 

O planejamento é uma das etapas mais importantes da gestão de qualquer empresa, e isso você provavelmente já sabe. No entanto, quando estamos falando de gestão de equipe externa, esse planejamento será um guia que auxiliará os colaboradores a saberem o que fazer. 

Também é importante lembrar que os próprios colaboradores devem fazer parte da etapa de planejamento. Afinal, se você apenas impõe uma rotina para eles, é possível que todo o processo após isso seja falho. Proponha reuniões periódicas com toda a equipe para traçar os próximos passos. 

2. Use as tecnologias certas 

Muitos líderes perdem completamente o controle das equipes externas justamente porque não investem em tecnologias adequadas. Diversos aplicativos de gestão e sistemas, como o PcPonto, auxiliam o gestor a ter um controle da rotina dos colaboradores mesmo que eles não estejam fisicamente dentro da empresa. 

Além disso, aplicativos de gestão de projetos pode auxiliar toda a equipe a enxerga de forma mais ampla o que precisa ser feito, enquanto ferramentas de comunicação podem ser utilizadas para melhorar o envolvimento dos colaboradores no projeto. 

3. Premie os melhores colaboradores 

Aumentar a produtividade da equipe externa também é uma questão de motivar os colaboradores. Se eles não estiverem engajados e satisfeitos com a empresa, não adianta investir em outras estratégias buscando aumentar a produtividade: isso não vai acontecer. 

Uma das maneiras de motivar a equipe de maneira positiva é oferecer um prêmio para aqueles que obtiverem os melhores resultados. Porém, isso deve ser feito com cuidado. O seu objetivo não deve ser aumentar a competitividade tóxica, e, sim, engajar todo mundo a querer entregar resultados em equipe. 

4. Fortaleça a comunicação 

Sim, a comunicação é o ponto-chave da gestão de equipes externas, e isso é um fato. Já falamos brevemente sobre a importância de usar ferramentas ou aplicativos que facilitem a comunicação, mas existem outros fatores importantes nesse processo.

A comunicação não pode ser uma via de mão única. Ou seja, ela não pode funcionar como um "o líder manda o colaborador fazer algo, e ele obedece". Isso gera insatisfação e improdutividade a longo prazo. Investir em uma comunicação baseada em confiança é muito mais eficiente, e os resultados vão impressionar você. 

É preciso que os canais de comunicação, então, sejam utilizados por toda a equipe para informar os resultados, problemas e qualquer outro ponto. Se algum colaborador está tendo dificuldade em cumprir uma atividade, ele precisa ter liberdade para informar isso ao líder, que deve pensar em alternativas para solucionar o problema. 

5. Corrija falhas 

Qualquer processo e estratégia possui falhas. O papel do líder é corrigir essas falhas durante a aplicação da estratégia, visualizando pontos de melhoria no processo. Essas falhas, muitas vezes, são as causas diretas da improdutividade da equipe, e por isso é ainda mais importante que sejam identificadas e corrigidas. 

Se você está fazendo a gestão de uma equipe externa improdutiva, dê uma olhada em todo planejamento e nas funções alocadas para cada colaborador. É possível, por exemplo, que um colaborador não esteja entregando os resultados esperados porque está acumulando muitas funções, e isso dificulta que ele se concentre nas metas mais importantes. 

Seja qual for o motivo, identifique e corrija. E mantenha esse processo de forma periódica na gestão, porque, acredite, sempre há algo que a equipe pode melhorar

Gostou das dicas e está pronto para aumentar a produtividade da equipe externa? Aproveite e nos acompanhe através das redes sociais para ter acesso a muito mais dicas sobre gestão e liderança!

Ficou com alguma dúvida? Vamos conversar.
Podemos te ajudar a encontrar a melhor opção para sua empresa.
Solicite Orçamento