Manter uma equipe produtiva não é fácil, e envolve muito mais processos do que se imagina. E, dentre todos os processos, um dos mais importantes e que pode ajudar a sua empresa a crescer é a gestão de escala.

Negligenciada por algumas empresas, a verdade é que a gestão de escala é o coração de uma boa gestão de equipe. Afinal, a forma como você separa a escala pode influenciar diretamente no bem-estar de cada funcionário, o que, por sua vez, gera consequências na produtividade. 

Quer entender como melhorar a gestão de escala da sua empresa e ter equipes que geram muito mais resultados? Nos acompanhe neste artigo e confira pelo menos 5 dicas fundamentais de escala gerencial! 

1. Faça todo planejamento da escala com antecedência 

Fazer o planejamento de escala não é nada fácil, principalmente em equipes maiores. Fazer toda a gestão de dias de trabalho x dias de folga de cada colaborador se torna ainda mais difícil quando você resolve fazer tudo em cima da hora. 

É essencial que você tenha pelo menos todo o planejamento da escala do mês, e a informe para cada funcionário. Além disso, antes mesmo de administrar os dias de trabalho e folga de cada um, é importante que tenha em mente exatamente o tipo de escala que vai usar e as regras definidas por lei.

2. Alinhe as necessidades da empresa com a do colaborador 

Se você está fazendo a gestão de escala, impor uma para o colaborador é a pior escolha que poderia fazer. O ideal é que consiga avaliar tanto a necessidade da empresa, como também a do colaborador, entrando em um consenso quanto aos dias de folga. 

Nesse caso, vale a pena fazer uma breve entrevista com cada funcionário, identificando quais os dias cada um prefere ter folga. Claro, é impossível acatar o pedido de folga de todos os colaboradores ao mesmo tempo, mas você pode fazer uma escala variável, que abrace o pedido do colaborador em algumas semanas de trabalho no mês. 

3. Análise o desempenho de cada funcionário 

Um bom planejamento de escala também deve levar em consideração a produtividade da equipe, principalmente quando estamos falando de escalas de plantões ou mesmo que variam muito conforme o mês.

Avaliar o desempenho dos colaboradores ao longo dos meses pode ajudar você a identificar quais as melhores escalas para cada um deles, e achar maneiras de aumentar a produtividade de toda a equipe

4. Dê atenção aos períodos de descanso 

Acredite ou não, mas uma das grandes preocupações durante uma boa gestão precisa ser quanto aos períodos de descanso dos funcionários. Isso porque a lei tem uma série de determinações quanto aos períodos mínimos de folga, levando em consideração o tipo de escala adotada. 

Um exemplo simples, mas que demonstra bem isso, é que cada colaborador tem direito a pelo menos 11 horas de descanso antes de voltar ao trabalho. Isso significa que, se ele finalizar o trabalho às 22h, só poderá voltar ao trabalho às 9h do dia seguinte. 

Além disso, prestar atenção na quantidade mínima de domingos de folga também é fundamental. Cada tipo de escala possui regras definidas quanto a isso, e é necessário prestar atenção antes de elaborar a rotina do mês.  

5. Invista em tecnologia para gestão de escala 

Fazer todo o controle de escala de forma manual, através de planilhas ou tabelas impressas, pode dar problema e uma grande dor de cabeça. Nesse sentido, a tecnologia é, de fato, uma grande aliada, evitando erros bobos e divergência de informação na hora de montar a escala. 

Além disso, sistemas de gestão como o PcPonto garante que você tenha pleno controle sobre as horas trabalhadas de cada funcionário, e exporte essas informações para a folha de pagamento. Controle de banco de horas, além de Vale Transporte e Vale Refeição, também são facilidades que podem melhorar toda a gestão de equipe. 

E então, está pronto para melhorar a produtividade da sua equipe com as nossas dicas de gestão de escala? Se você gostou, aproveite para nos acompanhar também através das redes sociais e ter acesso a muito mais dicas sobre gestão de equipe!

Ficou com alguma dúvida? Vamos conversar.
Podemos te ajudar a encontrar a melhor opção para sua empresa.
Solicite Orçamento