Quer controlar quem entra e sai da empresa, condomínio ou escola? O controle de acesso biométrico e o por cartão são duas opções muito procuradas. Porém, é comum que as pessoas tenham dúvidas e não saibam qual dos dois é o melhor.

Para ajudar você a decidir, separamos mais informações sobre esses sistemas de controles de acesso. Confira e decida! 

Controle de acesso biométrico

Costuma ser o escolhido por grandes empresas e instituições financeiras, por ser muito seguro. É esse sistema também que é usado em caixas eletrônicos e até na urna eleitoral, por exemplo.

Muito prático, funciona por meio do reconhecimento das digitais. Isso é possível porque as digitais são coletadas e ficam armazenadas no sistema, atreladas a um cadastro completo da pessoa, com nome, função, idade, entre outros. Além disso, no cadastro também é possível determinar qual o nível de acesso esse indivíduo possui. 

Uma vez feito o cadastro, não será necessário realizá-lo novamente. No próprio sistema é possível gerenciar os acessos e dar mais ou menos autonomia ao indivíduo na hora de entrar em determinadas áreas da empresa

Quando a pessoa possui acesso liberado a determinado ambiente, basta ela aproximar o dedo do leitor posicionado nas portas de entrada e saída. A digital será reconhecida e o acesso liberado automaticamente. 

Além de ser prático, pois a pessoa não precisa ficar carregando um cartão, costuma dar uma sensação e segurança maior, tanto para a equipe, quanto para parceiros. Afinal, as digitais são únicas e, diferentemente do que acontece com o cartão, ninguém poderá roubá-las. Assim, o controle de acesso biométrico é mais seguro quando comparado ao do cartão. 

Contudo, é válido salientar que ao optar pelo controle de acesso biométrico é muito importante adquirir um produto de qualidade. Máquinas de baixa qualidade podem ter erros de leituras e prejudicar o funcionamento do local. 

Controle de acesso por cartão

Além do controle de acesso biométrico, há também o realizado por cartão. É comum em alguns estabelecimentos comerciais, mas menos prático e menos seguro do que o anterior. Além disso, quem está instalando esse tipo de controle em seu estabelecimento, atualmente, tem preferido o controle de acesso biométrico, que é mais moderno e eficiente. 

No controle feito por cartão, a pessoa é cadastrada, com nome, endereço e função. Depois disso, um cartão com um chip de identificação de radiofrequência (RFID) é disponibilizado ao colaborador. Sempre que a pessoa quiser entrar em um ambiente ela deverá aproximar o cartão da leitora que, no geral, fica posicionada ao lado do portão, elevador, entre outros. 

O sistema costuma ser eficiente, prático e dá pouco erro. Contudo, é menos seguro que o anterior. Afinal, qualquer pessoa em posse do cartão pode ter acesso ao local.

Vamos supor, por exemplo, que você escolha o controle por cartão ao controle de acesso biométrico em uma escola. Se um dos alunos perder o cartão pessoal ou for assaltado, a pessoa que estiver de posse dele, poderá entrar na escola sem que ninguém perceba. Isso geraria um grave problema de segurança no ambiente. 

Gostou de conhecer mais sobre as principais diferenças entre o controle de acesso biométrico e o por cartão? Na Simix temos o melhor sistema para você. Faça um orçamento agora mesmo









Ficou com alguma dúvida? Vamos conversar.
Podemos te ajudar a encontrar a melhor opção para sua empresa.
Solicite Orçamento