As novidades no mundo corporativo não param de surgir. Cabe ao empresário ficar atento e investir em tecnologia, para conseguir acompanhar o mercado. Isso inclui também visualizar as tendências de RH. Você já conhece as de 2020?

Dinamismo, tecnologia e capacitação deve fazer parte dos investimentos feitos no setor de recursos humanos de qualquer empresa. Conheça as principais tendências do RH e mantenha o seu negócio competitivo! 

Comunicação rápida é tendência de RH

A empresa que ainda não investiu em tecnologia para se comunicar com a equipe, precisa ficar atenta. A maneira como os colaboradores são avisados de reuniões, entregas de documentos, entre outros, mudou.

Qualquer instituição que queira estar atualizada, precisa investir em comunicação instantânea e objetiva. Alertas por e-mail, SMS, entre outros, são ferramentas interessantes para agilizar a comunicação do RH com a equipe e facilitar todos os processos. 

Controle de pontos

Uma outra tendência do RH é investir em um controle de ponto automatizado, que facilita a rotina da equipe e minimiza erros. Afinal, os horários de entrada e de saída são registrados automaticamente e, depois disso, podem ser enviados direto para a folha de ponto. Dessa forma, não há risco de erro de digitação ou de contagens de horas, por exemplo, que possam causar prejuízo ou gerar processo trabalhista para o seu negócio.

Além disso, o controle de pontos automatizado também pode ser usado junto a um sistema de gestão de entrada e segurança, por meio da biometria. Isso agiliza ainda mais o controle e a eficiência do sistema.

Dessa forma, podemos dizer que como benefícios de investir na tecnologia para o controle de pontos estão:

  • automação de processos;
  • melhor gestão de funcionários;
  • controle de ponto exato e prático;
  • possibilidade de acompanhar tudo pelo celular;
  • relatórios de controle de ponto gerado automaticamente;
  • exportação dos dados para qualquer folha de pagamento;
  • melhor controle do banco de horas ou de horas extras;
  • controle de VT e VR com facilidade;
  • melhor gestão de escalas, entre outros. 

Flexibilidade na jornada de trabalho

Outro ponto que vem crescendo, cada dia mais, principalmente em setores que envolvem muito trabalho envolvendo o uso de um computador, é a adoção de home office. Algumas instituições chegam a contratar pessoas que atuam apenas dessa forma. Já outras, preferem marcar um ou dois dias para que a pessoa se apresente na empresa e dê a liberdade para que o profissional cumpra metas em casa. 

No geral, as instituições que adotam o sistema home office notam um aumento de produtividade da equipe. Isso pode ser justificado pelo fato de a pessoa não precisar se deslocar e, assim, se cansar menos. Além disso, os funcionários ficam mais satisfeitos e, naturalmente, se dedicam mais ao serviço.

Como muito do serviço dos recursos humanos são feitos em planilhas e pelo computador, essa tem sido uma tendência do RH em 2020. 

Recrutamento e seleção 

Na hora de selecionar a equipe, a tecnologia também está ajudando. Existem softwares de recrutamento e seleção, que ajuda a empresa a selecionar as pessoas com mais agilidade e eficiência. Assim, aumenta as chances de encontrar um profissional com o perfil da empresa e que se enquadre nas metas e objetivos da instituição.  

Viu quantas novidades? A sua empresa já se adequou? Será que está na hora de investir em controle de acesso eletrônico? Descubra em nosso outro post


Ficou com alguma dúvida? Vamos conversar.
Podemos te ajudar a encontrar a melhor opção para sua empresa.
Solicite Orçamento