A redução do turnover é uma obrigatoriedade para toda empresa, já que uma taxa alta indica inconsistências e problemas no ambiente de trabalho.

Contudo, monitorar esse indicador do RH pode não ser a tarefa mais simples, especialmente quando os gestores não dispõem de tecnologia. Em um cenário onde a rotatividade excessiva acontece, há prejuízos difíceis de serem recuperados.

Pensando nisso, a Símix selecionou 4 dicas para tratar melhor esse tema, que é um dos mais relevantes para os gestores de RH e, sobretudo, para os resultados da organização. Boa leitura!

O que é turnover e quais os prejuízos?

Em linhas gerais, o turnover representa a taxa de rotatividade dos colaboradores em um determinado período. É a quantidade de profissionais que se desligam da empresa, podendo haver inúmeras causas para isso.

Claro, esse é um processo comum, ou seja, toda empresa passa pelo desligamento de um colaborador, mas quando isso acontece de forma desproporcional e sem controle assertivo, se torna um grave problema para a empresa.

Podemos citar a perda da produtividade, falhas oriundas de potencial sobrecarga de trabalho nos demais profissionais, ineficácia das estratégias de RH, entre muitos outros gargalos.

Inclusive, o turnover enfraquece até mesmo a retenção de talentos, pois favorece um ambiente desequilibrado de trabalho. Por outro lado, trazemos boas notícias. A seguir você encontra 4 dicas para controlar a redução do turnover!

Redução da taxa de Turnover: 4 dicas práticas para melhorar os resultados

1. Invista na etapa de Onboarding dos novos colaboradores

A etapa do Onboarding dos colaboradores é uma das mais importantes, pois consiste na execução de processos e ações para fortalecer a adaptação e capacitação dos recém contratados.

Para se ter uma ideia, a Glassdoor disponibilizou dados mostrando que o turnover pode ser reduzido em mais de 80% ao investir no Onboarding consistente.

É nesse momento em que o RH humanizado pode fazer a diferença ao entregar uma experiência única antes mesmo de o profissional ingressar em seu primeiro dia de trabalho, o que resulta em menor margem de rotatividade.

2. Foque regularmente na experiência de cada profissional

Após todo o processo de Onboarding ter surtido o efeito desejado, a estratégia é focar na experiência do colaborador, tanto individual quanto em grupo. Com isso, deve-se destacar e acompanhar alguns aspectos da sua experiência, tais como:

  • Compreensão elevada das metas e elementos que mais importam para sua carreira na empresa.
  • Definir a expectativa x potencial para atingir objetivos.
  • Absorver insights dos feedbacks, a fim de alinhar com assertividade sua jornada.

Portanto, há uma estimativa de que acompanhar de perto e estimular a experiência positiva dos profissionais favorece a redução do turnover em até 40%.

3. Dê continuidade a integração na jornada dos colaboradores

Agora que o RH já trabalhou consistentemente na adaptação inicial e entende como deve ser a experiência ideal, é só deixar os profissionais seguirem seu dia a dia, correto? Não, esse é o momento decisivo para prevenir o turnover.

Isso porque monitorar cada aspecto da sua jornada é a estratégia de maior peso para a redução do turnover. Nesse sentido, o RH precisa elaborar ações para impactar no engajamento e satisfação de seus talentos.

O resultado é o ganho de performance, produtividade e maior satisfação, combinação que atua como prevenção à rotatividade não planejada.

4. Trazer a análise de dados para a organização

Por fim, não poderíamos deixar de falar sobre a era dos dados. Nesse cenário, a análise de dados é conhecida como People Analytics, que consiste em analisar as informações dos próprios colaboradores, especialmente no processo de recrutamento e seleção.

Entre as vantagens dessa estratégia, temos o fortalecimento da empregabilidade da organização, ou seja, ela passa a ser uma empresa mais buscada no mercado. Entretanto, outros benefícios são evidentes e imprescindíveis:

  • Amplo controle da empresa nas mãos dos gestores.
  • Formação de um RH mais estratégico e atuante.
  • Identificar os reais talentos alinhados à empresa.
  • Acertar na motivação profissional.
  • Redução dos gastos com o turnover.
  • Evidente redução do turnover.

Portanto, cabe somente à gestão da sua empresa trabalhar com o viés de identificar e controlar os gargalos que incitam maior rotatividade. Um bom começo consiste na transformação do mindset dos gestores que, alinhados às tendências tecnológicas, impulsionam sólidos resultados.

Não deixe de acompanhar o Blog Símix para mais dicas e conteúdos relevantes para a evolução do seu RH. Qualquer dúvida ou sugestão, saiba que a nossa equipe está de prontidão para ajudar, até breve!

Ficou com alguma dúvida? Vamos conversar.
Podemos te ajudar a encontrar a melhor opção para sua empresa.
Solicite Orçamento