Ponto de venda: 5 dicas para aumentar a lucratividade do seu negócio

Aumentar a lucratividade é uma das metas dos mais diferentes tipos de empresa e, provavelmente, da sua também, correto? Quando falamos em lucro, muitos logo pensam em diminuir o gasto com horas extras ou até com combustível. Porém, o que muitos acabam se esquecendo é que mudanças no ponto de venda também podem trazer bons resultados. Você fica atento a isso?

Além da escolha do local para instalar a sua empresa, que é chave para o sucesso, há pequenos ajustes que podem ser feitos. Afinal, além de estar perto do público-alvo é preciso atraí-lo e fidelizá-lo.

Veja algumas dicas para aplicar no ponto de venda e aumentar a lucratividade da sua empresa! 

Destaque a fachada do ponto de venda

Você escolheu um bom endereço para o negócio e está pertinho do público-alvo? Ótimo! Agora é hora de fazer com que eles se lembrem de que a sua empresa está lá, sempre que passarem pela frente dela. Para isso, tenha um cuidado especial com a fachada. 

Claro que o que você vai usar vai variar de acordo com o seu empreendimento. Uma loja de roupas, por exemplo, pode ter uma vitrine atrativa. Além disso, todo tipo de comércio deve ficar atento a uma boa iluminação, principalmente se for atender durante a noite.

Pense que a fachada da sua loja é o cartão de visitas. Cuide dela, para que consiga atrair clientes e, consequentemente, aumentar as vendas. 

Evite acidentes

Primeiro precisamos lembrar que a única forma de aumentar o lucro é diminuindo os custos, correto? Claro que garantir o movimento do negócio é essencial, mas é preciso fazer o possível para evitar perdas.

Por isso, é importante ficar atento ao posicionamento dos móveis também para evitar acidentes e perdas de produtos. Vamos supor que você tenha uma lanchonete. Se o garçom tiver dificuldade de chegar até as mesas para servir, as chances de ele derrubar tudo aumentam. Isso seria um prejuízo que precisa ser evitado em qualquer ponto de venda que queira aumentar o lucro.

Por isso, neste exemplo, seria necessário dispor as mesas de forma que o garçom conseguisse chegar a elas sem dificuldade. Essa dica vale para todos os tipos de comércios. 

Invista em segurança

Pensando em evitar perdas, é importante investir em um sistema de segurança bom. Câmeras, monitoradas durante todo o expediente, podem ajudar a evitar pequenos furtos.

Além disso, tenha cuidado com trancas, sistemas de alarmes e outras alternativas que possam deixar o seu ponto de venda mais seguro. 

Diversifique as marcas e destaque os mais lucrativos

O mesmo produto, quando analisado em duas marcas diferentes, pode dar um percentual de lucro maior ou menor. Vamos supor que você tenha duas marcas de arroz à venda em seu supermercado. Se for analisar, provavelmente uma delas dará um lucro maior do que a outra, não é? 

Para aumentar o lucro, incentive a compra desses produtos. Coloque-os em pontos estratégicos do comércio e em prateleiras que fiquem na altura dos olhos do consumidor. 

Invista em gestão

Tudo o que foi dito até agora só será bem executado, se tiver um bom sistema de gestão. Invista em um software e acompanhe cada passo da sua empresa, visando sempre reduzir custos e aumentar os lucros. 

O que acha de começar a fazer essas mudanças em seu ponto de venda agora mesmo? Confira 5 dicas importantes de segurança nas empresas.


Ficou com alguma dúvida? Vamos conversar.
Podemos te ajudar a encontrar a melhor opção para sua empresa.
Solicite Orçamento