Embora muitos empreendedores tenham dado sinal de que compreenderam a importância da gestão de RH estratégica, ainda existe certa resistência e um direcionamento equivocado sobre as responsabilidades e, acima de tudo, sobre a eficiência dessa gestão.

Muitos atribuem a esse departamento apenas as responsabilidades burocráticas e acabam não absorvendo resultados reais. Isso porque, o RH se concretiza cada dia mais como o elemento-chave das empresas, seja de grande ou pequeno porte.

Então, se o RH da sua empresa proporciona resultados abaixo do esperado, saiba que o erro pode estar na forma como os gestores encaram essa peça vital. Saiba o que é gestão de RH em definitivo, logo a seguir!

O que é gestão de RH em uma empresa

Não é de todo errado pensar que o RH é responsável somente pelo burocrático, mesmo porque o setor é incumbido sim de toda a parte burocrática, mas não apenas a isso.

Dentre as suas muitas atribuições está a de preservar a interação e relacionamento da empresa com os colaboradores. Se utilizando de praxes, instrumentos e procedimentos específicos, a gestão de RH visa administrar alguns processos, tais como:

• Processos de recrutamento;

• Trabalhar o motivacional;

• Estimular o desenvolvimento profissional e pessoal dos colaboradores;

• Extrair resultados das rotinas;

Assegurar o desempenho profissional;

• Garantir o cumprimento à risca das regras e normas da empresa.

Portanto, além de ser responsável pela força de ação, a gestão de RH deve abarcar as necessidades inerentes do ambiente de trabalho como um todo. Podemos destacar a promoção positiva do clima e cultura organizacional, fomentar a melhoria nas relações, tanto entre colaboradores quanto aos gestores e gerentes.

  Podemos pensar na gestão de RH como sendo a engrenagem que rege a forma como o colaborador enxerga a empresa, ao passo em que aponta o que ela tem a oferecer.

Quando falamos na gestão estratégica do RH é importante conceber o seguinte cenário: todo planejamento será desempenhado por pessoas, então é preciso conhecer o potencial individual de cada profissional e a melhor forma de engajar, a fim de buscar os resultados esperados.

Gestão de RH: 3 vantagens alcançadas com seu desenvolvimento

1 – Assuma o controle completo sobre o turnover

A taxa de turnover é aquela relacionada à inconsistência na permanência dos colaboradores, ou seja, demissões e admissões. Portanto, é crucial que essa taxa esteja sempre nivelada, a fim de eliminar os gastos desnecessários, estimular a retenção de talentos e solidificar um time unido.

Nesse aspecto a gestão de RH é eficiente, pois alinha e organiza as principais demandas com o intuito de buscar meios para reduzir esse quadro, sempre objetivando melhoria nos processos seletivos, recrutamento e contratação.

2 – Maximiza em definitivo a performance da empresa

Assumindo um papel ainda mais aprofundado na gestão empresarial, o RH tem se tornado hábil na melhoria do desempenho da empresa. Por meio da ponderação, estímulo e capacitação dos colaboradores, os gestores de RH abreviam o caminho entre os profissionais e as habilidades exigidas para executar os processos, assegurando assim maiores resultados.

3 – Diminui de forma considerável os custos e despesas

Quando a redução da taxa de turnover e a ampliação do desempenho da empresa estão alinhadas a processos mais bem definidos, a empresa passa a economizar.

Isso se dá pela solidez no processo de recrutamento e seleção, que impacta diretamente nos bolsos do empreendimento. Afinal, uma boa contratação reduz drasticamente as chances de integrar um profissional que não condiga com as diretrizes ou cultura organizacional do negócio.

Seja em uma grande organização ou em uma pequena empresa no início de suas atividades, a Gestão de RH é imprescindível para seu sucesso e manutenção no mercado.

Esperamos ter contribuído para a sua compreensão sobre como encarar um Setor de Recursos Humanos mais autônomo e inerente a todos os processos e demandas!

Ficou com alguma dúvida? Vamos conversar.
Podemos te ajudar a encontrar a melhor opção para sua empresa.
Solicite Orçamento