Você sabia que basta apenas um atendimento mediano ou uma experiência de compra negativa, para que o consumidor recorra à concorrência? Isso implica aos gestores a criação de novas estratégias, com o intuito de ao menos atender as expectativas dos clientes, mas como anda a gestão de PDV do seu comércio?

Abandonar seu ponto de venda, seja na desorganização dos produtos, falta de objetividade ou produtos desfalcados, afeta diretamente as vendas. Isso porque, mesmo com o aumento do comércio online o brasileiro ainda opta por retirar seus produtos da maneira tradicional, ou seja, indo às compras.

Quer saber como aperfeiçoar a gestão de PDV e aumentar as vendas? Então aproveite as 4 práticas que separamos para você, logo abaixo!

Gestão de PDV: aplique essas 4 práticas para aumentar as vendas

gestão de PDV

Existem certos procedimentos que todo comércio, seja ele qual for, deve implementar diariamente. Em outras palavras, o ponto de venda deve sempre estar organizado, ofertar produtos de forma clara através da apresentação adequada e equilibrar a disponibilidade em estoque.

Colocar esses processos em dia é o primeiro passo para acomodar cada uma das práticas encontradas a seguir!

1 – Estude a localização mais adequada

A primeira definição em uma gestão de PDV deve ser a escolha da localização ideal. Essa definição deve ser pautada na proximidade com seu público-alvo, ao passo que proporciona maior acessibilidade e níveis de segurança ampliados.

Vamos assumir o cenário de um supermercado, o qual precisa ter visibilidade e impactar seus consumidores. Sendo assim, é fundamental considerar os locais de maior movimentação, a fim de escolher a estratégia certa.

De nada adianta montar um quiosque para apresentar um novo produto, por exemplo, e acabar atrapalhando o fluxo de movimentação. Além de ineficaz coloca a gestão em posição de perda de recursos vitais.

2 – Desenvolva a funcionalidade do ambiente

Um dos objetivos de aperfeiçoar a gestão de PDV, além de aumentar as vendas, é manter o cliente no comércio por mais tempo. Isso amplia as vendas por impulso, mas é imprescindível proporcionar um ambiente funcional e prazeroso ao mesmo tempo.

Sendo assim, todas as peças, equipamentos da campanha e comunicação visual, devem estar em harmonia e, acima de tudo, alinhadas às características dos clientes. O ambiente deve beneficiar a exposição, assim como permitir melhor distribuição dos produtos, tudo de forma orgânica e pensada.

3 – Fiscalize o gerenciamento dos aspectos do estoque

Essa terceira prática funciona mais como um alerta, pois grande parte dos empreendedores deixa esse aspecto de lado. Não há como uma gestão de PDV ter sucesso no aumento das vendas se o estoque apresentar problemas.

Isso resulta na ruptura do estoque e falhas na reposição dos produtos. Com a concorrência acirrada como é hoje, nada impede seu cliente de buscar o que deseja no concorrente, uma vez que não encontrou nas prateleiras do seu supermercado, por exemplo.

Portanto, a organização e funcionalidade do ambiente do PDV devem estar alinhadas com a gestão assertiva do estoque, pois um não funciona sem o outro. A gestão deve saber o que sai e o que entra, para manter os níveis das gôndolas controlados.

4 – Alinhe as estratégias com a tecnologia certa

Até aqui você já descobriu como a gestão de PDV é essencial para obter sucesso nos negócios. Contudo, existe um fator capaz de consolidar de vez as estratégias propostas e ampliar consideravelmente os números e a satisfação dos consumidores.

Estamos falando sobre a tecnologia que deve fazer parte do ponto de venda de qualquer empreendimento.

Você sabia que uma TV digital pode facilmente tornar ainda mais clara a comunicação com seu cliente? É possível utilizar diferentes ferramentas de personalização que influenciam na divulgação de um produto ou na disponibilidade de um serviço.

Quando esse equipamento diferencial se integra a um software de mídia indoor, os resultados são ainda maiores. Isso porque, toda peça da campanha é gerenciada e transmitida de forma automática e eficiente do sistema às TVs Digitais.

Ainda falando em supermercado, você sabia que o terminal de consulta de preços é obrigatório, correto? E se pudesse transformar essa obrigatoriedade em diferencial competitivo ao facilitar aos clientes o acesso às principais informações?

Tudo isso você encontra em nossa solução. Aprimore e otimize a gestão de PDV do seu negócio ao implementar um sistema diferenciado e eficiente. Acesse nossa página oficial e descubra mais!

Ficou com alguma dúvida? Vamos conversar.
Podemos te ajudar a encontrar a melhor opção para sua empresa.
Solicite Orçamento