Como é feito o controle de presença dos colaboradores da sua empresa? Certamente há quem ainda imprima planilhas simples feitas no Excel, enquanto outros optam pelo tradicional relógio cartográfico. Os dois contam com controle manual, o que dificulta o acompanhamento. Por isso, a dica é mudar para o ponto eletrônico agora! 

As formas antigas de fazer o controle de funcionário desperdiçam o tempo da equipe para controlar a frequência. Além disso, ainda causam um gasto desnecessário de papel. Do outro lado, o ponto eletrônico otimiza a entrada e saída de funcionários e permite o acompanhamento de tudo o que está acontecendo em tempo real.

Rapidamente, o gestor consegue identificar se alguém faltou ou deixou o espaço mais cedo do que o programado. Quer saber mais sobre o ponto eletrônico? Então descubra as vantagens oferecidas por ele! 

Tenha mais segurança com o ponto eletrônico

Quem trabalha com planilhas, nas quais os colaboradores precisam assinar, sabe que eles podem colocar o horário que quiserem. Fica mais difícil identificar se alguém está atrasado e se todos estão preenchendo as lacunas corretamente.

Já com o ponto eletrônico o gestor tem mais segurança e sabe que as informações são reais. Se a pessoa chegar atrasada, o horário correto será registrado. Ao mesmo tempo, se um colaborador fizer hora extra, o período que ele ficou a mais na empresa será marcado. Dessa forma, é vantagem para os dois lados, já que evitar que ambos sejam prejudicados com dados errados ou adulterados. 

Garanta a praticidade

Com o ponto eletrônico, a entrada e saída de funcionários é registrada rapidamente. Além disso, o gestor pode acompanhar tudo, em tempo real, por meio de uma plataforma web.

Dessa forma, saberá tudo o que está acontecendo na empresa, mesmo quando estiver viajando. A praticidade poderá ser notada também quando o setor administrativo for realizar os pagamentos.

Agilize os pagamentos

Com o controle de ponto realizado de forma eletrônica, é possível exportar os dados para a folha de pagamento, agilizando a contagem de horas extras e de faltas.

Além disso, o próprio sistema pode acusar, por exemplo, a necessidade de pagamento de adicional noturno, quando for o caso. Isso, além de facilitar a rotina da equipe responsável por pagar os colaboradores, evita erros. 

Controle da jornada de trabalho e de escalas

Quantas horas por semana cada colaborador está trabalhando? Esse acompanhamento fica mais simples com o uso do ponto eletrônico. Com ele, é possível identificar se alguém está cumprindo uma carga horária maior ou menor do que o acordado.

Além disso, o ponto eletrônico ajuda a controlar sistema de escalas. Quando um grupo de colaboradores faz plantão, por exemplo, ele precisa de um prazo maior de folga. Será que isso está sendo cumprido? Com os dados em mãos, será mais fácil acompanhar.

Evite ações trabalhistas

Há vários problemas que podem resultar em ações trabalhistas. Dentre eles:

  • Erros na contagem e no pagamento de horas extras;
  • Colaboradores que estão trabalhando mais do que a carga horária legalmente permitida;
  • Não pagamento de adicional noturno, entre outros.

Com o uso do ponto eletrônico essas falhas são mais difíceis de acontecer. Afinal, fica tudo registrado e os dados são transferidos diretamente para a folha de pagamento. Isso evita erros e consequentes ações trabalhistas futuramente. 

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