Vamos abordar hoje uma das grandes necessidades das empresas inseridas nos mais diversos nichos do mercado, a gestão financeira. Controlar as finanças é o primeiro passo para que todo o restante possa ser desenvolvido de forma orgânica e saudável.

Em vista dessa necessidade presenciamos hoje algo como nunca havíamos visto no mercado financeiro até então. Estamos falando do surgimento de ferramentas e de suporte específico que acomode as demandas das empresas.

Se você já ouviu de alguém a palavra “Fintech”, mas não tem ideia do que significa, saiba que esse termo ainda será muito utilizado em um futuro próximo.

Sendo assim, reunimos algumas informações que irão te posicionar mais assertivamente quanto a esse conceito. Podemos adiantar que é algo que revoluciona a forma como a gestão de uma empresa gere suas finanças. Confira mais a seguir!

Qual é o conceito de Fintech?

o que é Fintech

Pode até parecer uma palavra complexa, mas é bem simples na verdade. Temos duas palavras aqui, ou seja, o termo cunhado é a junção das palavras em inglês: Financial (finanças) e Technology (tecnologia).

Esse termo se refere a um conteúdo já abordado aqui no blog sobre “o empreendedorismo jovem e as startups”. Mais especificamente vamos nos ater às startups, pois uma Fintech está intimamente relacionada.

Em outras palavras, podemos atrelar o papel dessa “tecnologia financeira” a uma startup diretamente voltada a gerenciar e organizar os recursos financeiros de uma empresa.

Boa parte dos especialistas, bem como gestores e empreendedores, acreditam que o sistema bancário atual não comporta ou mesmo acompanha a evolução das empresas.

Portanto, a fintech é uma das saídas encontradas para gerir as finanças de forma eficaz, a fim de desenvolver uma operação enxuta e que despende o mínimo possível de recursos desnecessários.

Esse cenário é aprimorado ainda mais com a utilização de recursos tecnológicos, como é o caso do ambiente digital. Afinal, todos sabemos que esse é o futuro e se privar disso é correr o risco de estagnação ou mesmo extinção empresarial.

Como essa nova tendência ajuda o mercado financeiro

Assim como mencionamos acima, uma fintech atua de forma externa em um ambiente online, digitalizado e desenvolvido especialmente para atender as demandas.

Seja pelo computador ou smartphone, a premissa de uma fintech é romper com os processos passados, considerados hoje retrógados e inadequados ao cenário evoluído, de forma a construir um serviço que atenda especificamente o cliente sem que haja a necessidade de deslocamento do mesmo.

Em suma, é a tecnologia do futuro que moldará e transformará a forma como as empresas gerem seus negócios. Veja alguns dos serviços fornecidos por esse formato de startup:

  • Empréstimos 100% online, com menos burocracia e mais facilidade na aquisição;
  • Conta bancária digitalque facilita todas as transações, pois tudo é feito de forma remota por meio de um smartphone, por exemplo;
  • Cartão de crédito otimizadocom menos tarifas, maior linha de crédito e facilidade no gerenciamento das operações;
  • Realização de investimentostotalmente controlada pelo usuário em tempo real e remotamente;
  • Gestão financeira aprimorada, pois todas as informações mais relevantes estão ao alcance de um toque.

Esses são apenas alguns dos benefícios que uma fintech oferece.

Tenha em mente que esse certamente é o futuro da gestão financeira, seja ela empresarial ou mesmo pessoal!

Ficou com alguma dúvida? Vamos conversar.
Podemos te ajudar a encontrar a melhor opção para sua empresa.
Solicite Orçamento