No mundo empresarial hoje, o conceito da empresa de sucesso e enxuta em seus processos está associado à excelência de determinados setores da empresa. Mais especificamente sobre a questão da gestão de Recursos Humanos.

Grandes empresas conceberam a ideia de que esse setor é um dos responsáveis diretos pela transformação das operações de um negócio. Portanto, não há como não se atentar a isso e estimular essa engrenagem que faz a empresa girar.

Contudo, é fundamental compreender alguns conceitos básicos sobre o assunto, mas fique tranquilo, pois esse conteúdo possui exatamente essa finalidade.

Para você que ainda tem dúvidas sobre o RH, entenda de uma vez o que é gestão de Recursos Humanos. Veja também, como a otimização das atividades desse setor pode trazer grandes resultados para sua empresa. Saiba mais a seguir!

O que é gestão de Recursos Humanos

Deixando de lado as especificações e obrigações intrínsecas a cada setor de uma empresa, ou seja, onde a produção é responsável apenas por produzir, por exemplo, podemos assumir que o setor de Recursos Humanos expande suas interações e obrigações por toda a empresa.

Os profissionais de RHsão os responsáveis por oferecerem os meios para que, colaboradores e a própria empresa alcancem seus objetivos. Dessa maneira, propícia ao colaborador uma cultura organizacional em conformidade com as diretrizes da empresa.

Já ao empreendimento, o RH é funcional a ponto de gerir praticamente todas as necessidades e exigências, desde o fechamento da folha de pagamento até a responsabilidade por capacitar com treinamentos e desenvolver o fator humano aos processos.

Portanto, a gestão de Recursos Humanos é responsável por gerir essa complexa, porém inerente e vital interação entre os colaboradores e os direcionamentos da empresa, a fim de assegurar o sucesso de ambos e acima de tudo, criar um ambiente onde a relação trabalhista seja aprimorada.

Conheça o papel do RH na estruturação das empresas em 6 dicas

o que é gestão de recursos humanos

Para que você entenda por completo, elencamos alguns dos pontos principais em uma gestão de Recursos Humanos. Afinal de contas, é muito mais simples observar na prática ao passo que infunde a compreensão do conceito. Vamos lá então!

1 – Processo de contratação de pessoas

Considerando que as pessoas possuem um papel extremamente importante nas empresas, podemos assumir que são o capital principal nesse cenário. Por sua vez, planejar e executar um processo de contratação é uma das principais demandas do RH.

Seja interna ou externamente, o RH executa um plano de atração, escolha, processo de entrevista e conseguinte contratação. Existe a possibilidade de internamente, disponibilizar a abertura de vagas ou externamente quando os gestores direcionam suas buscas ao mercado de trabalho.

Assim sendo, como resultado de um processo bem desempenhado, a gestão de recursos humanos seleciona candidatos que preencham efetivamente as vagas oferecidas.

2 – Atua no desenvolvimento e treinamento dos colaboradores

Toda grande empresa continua a nutrir seus colaboradores, com treinamentos e desenvolvimento das habilidades. Nesse cenário, o RH fica a cargo do discernimento das qualidades e habilidades de cada funcionário, incluindo seus líderes e gestores.

Essa estratégia é essencial para que a gestão minimize os famosos “Gaps” na empresa, bem como na eliminação de qualquer gargalo que venha a surgir. Além disso, nesse processo é necessário e uma obrigação dos profissionais de recursos humanos, otimizar qualquer recurso disponibilizado pela empresa.

3 – Direcionamento certeiro dos profissionais contratados

Assim como mencionamos acima, como sendo função do RH a questão das contratações, é preciso se atentar a outro fato. Além de escolher os profissionais com as habilidades apropriadas aos cargos, o RH deve ainda, direcionar esses novos profissionais ao melhor posicionamento no quadro de funcionários.

Além de os apresentar à cultura organizacional, para que haja facilidade da adaptação, é o momento de conhecer as normas e regras. Com base no Plano de Cargos e Salários é possível ser assertivo na distribuição ideal de novos contratados e dos já integrados.

4 – Efetiva a gestão de conhecimento

Nessa altura do conteúdo você já percebeu a importância e complexidade da gestão de recursos humanos. Com uma carga complexa e demasiada grande de informações, a organização e gestão do conhecimento devem andar de mãos dadas.

Todas as informações que compõem o banco de dados e referentes aos profissionais como: documentação completa, formação acadêmica e profissional, escolaridade, experiências prévias na carreira, nível de proficiência em idiomas e tantas outras informações, devem estar devidamente integradas ao sistema.

Por conseguinte, a gestão é capaz de peneirar e direcionar seus melhores recursos profissionais de forma concisa.

5 – Desenvolve o programa de retenção de talento

Sem sombra de dúvidas, chegamos na mais importante atribuição da gestão de recursos humanos. A retenção de talentos é uma das estratégias mais assertivas para ampliar e aprimorar a força e competência dos profissionais.

Você sabia que a simples perda de um profissional talentoso para a concorrência, pode fortalecer a mesma? Isso representa a possível diminuição das vendas e retrocesso nos processos desenvolvidos.

Sendo assim, o mais natural é engajar, motivar e nutrir um ambiente saudável e que valorize suas principais ferramentas, ou seja, seus profissionais de talento.

6 – Plano de Cargos e Salários desenvolvido

Já abordamos aqui no blog esse tema de forma aprofundada. Desenvolver e executar um Plano de Cargos e Saláriosé imprescindível para motivar e aumentar a satisfação dos colaboradores.

Por meio dos benefícios concedidos mediante o alcance de metas, por exemplo, pode ser o divisor de águas entre manter um profissional e o perder para a concorrência. Desse modo, a gestão de recursos humanos recebe mais essa atribuição.

Além disso, ofertar um plano de carreiras pode elevar a moral e criar perspectivas de crescimento na companhia. Por sua vez, o RH deve atribuir corretamente os cargos e ajustar os salários de acordo com cada perfil.

Como anda a gestão de recursos humanos na sua empresa? É importante focar nessa estratégia, pois é um grande aliado na galgada ao sucesso empresarial!


Ficou com alguma dúvida? Vamos conversar.
Podemos te ajudar a encontrar a melhor opção para sua empresa.
Solicite Orçamento