Quando se fala sobre as questões mais importantes acerca de uma empresa, normalmente o básico é citado. Por exemplo, a qualidade do serviço ou produto, os funcionários, renda e por aí vai. Mas e a importância do controle de ponto, será que alguém lembra?

Não que as empresas não possuam esse tipo controle, mas muitas vezes esse quesito é negligenciado. Dessa forma, a empresa pode apresentar alguns tipos de problemas que poderiam ser facilmente evitados.

Quando chega o fechamento do mês, não seria o ideal, já contar com todas as informações prontas e apenas revisar o fechamento do mês? Agora, se toda vez você precisa ficar correndo atrás de registros, revisar cálculos das horas ou pressionar o funcionário encarregado do fechamento, alguma coisa pode estar errada.

Para fins empresariais, como os interesses da empresa ou para fins de fiscalização, é importante o foco e atenção nisso. Mesmo porque, quando você possui o controle de ponto adequado, você determina o início da jornada de trabalho.

Monitorar a entrada e saída dos funcionários, é manter as rédeas sobre o controle de produção. Pois, você depende do seu colaborador para alcançar as metas e objetivos da empresa.

Confira a seguir, como criar o hábito de dar a devida importância do controle de ponto!

Descubra qual a importância do controle de ponto

Por meio desse processo, você fiscaliza a frequência de cada funcionário e a sua regularidade quanto ao trabalho. Sabia que implementar esse controle corretamente, pode ser muito mais benéfico do que pensava?

Você além de se proteger de eventuais atrasos na produção causados justamente pela chegada tardia de funcionários, ainda se protege perante a lei. Isso porque, é exigência dos órgãos trabalhistas a implementação desse sistema.

Muito mais do que se proteger, você protege também os direitos trabalhistas dos funcionários. Ao estipular corretamente a jornada de trabalho, você paga pelo tempo trabalhado e o funcionário recebe por esse tempo também.

Quando se é transparente quanto aos direitos a serem recebidos, os funcionários, por sua vez, agem da mesma forma. Isso gera uma troca mútua de gestos que simbolizam um acordo entre empregador e colaborador.

Por último, mas não menos importante, as horas extras que são o centro do tópico a seguir. A maior importância do controle de ponto é precisamente fiscalizar e mensurar corretamente as horas extras. Confira!

Contabilize as horas extras corretamente

importância do controle de ponto

Antes de mais nada, responda a essa pergunta: você sabe qual é o motivo mais comum citado nos processos trabalhistas? Se respondeu que é a justa causa, está errado.

As horas extras são as maiores responsáveis pelas centenas de processos trabalhistas abertos todos os meses. Mas você sabe como se precaver e evitar que isso aconteça com você? Controle de ponto é a resposta que procura.

Quando se percebe a importância dessa ferramenta, você diminui em pelo menos uns 90% a chance de sofrer qualquer tipo de processo. E o segredo por trás disso, é manter o controle de entrada e saída dos funcionários, simples assim.

Ao registrar de maneira adequada o horário que determinado funcionário deu entrada na empresa e o horário de saída, você tem aí a jornada completa desse funcionário. Dessa forma, fica mais fácil determinar o que aquele funcionário tem a receber.

Além disso, fazendo a gestão do ponto você pode programar e compensar as horas dos funcionários dentro do mês ou até mesmo via banco de horas para não gerar nenhuma hora extra.

Certamente existem momentos que você precisa de mais pessoas e momentos que precisa de menos, certo? Dessa maneira você programa folgas para alguns funcionários nos horários ou dias com menor necessidade para compensar aqueles dias em que o funcionário precisar trabalhar um pouco a mais.

Não é toda hora que os encarregados pelos funcionários ou pela produção, conseguem monitorar de perto esse aspecto. Muito menos para o dono da empresa, mas quando você conta com um sistema de qualidade, você exclui o intermediário.

Portanto, corra menos riscos e trabalhe dentro do que se é estipulado para uma empresa que se preze. Faça de tudo para evitar problemas, afinal, você não precisa correr atrás de problemas, eles acontecem de toda forma.

Não corra o risco de ser penalizado

Como citado neste artigo, a empresa pode enfrentar diversas penalidades pelos mais variados motivos. Não contar com um controle de ponto devidamente funcional, é uma das penalidades que as empresas estão sujeitas e sofrem.

Exceto as empresas que possuem menos de 10 funcionários, que não são obrigadas por lei, acima disso é exigido. Ou seja, empresas com mais de 10 funcionários, devem implementar algum tipo de controle, seja ele mecânico, eletrônico ou manual.

Como forma de punição, existem multas e imposições de pagamentos que a própria Justiça do Trabalho impõe. Se levado a uma esfera judicial, o empregador que não possuir o controle de ponto pode ser obrigado a pagar os direitos relacionados às horas extras e jornada de trabalho.

Por que correr esse risco? Quando o investimento é baixo se comparado a toda dor de cabeça que isso pode gerar, não é mesmo?

Para te auxiliar a firmar os padrões exigidos de uma empresa de qualidade, temos uma boa notícia que irá descobrir logo abaixo. Confira!

Esse controle ainda pode ser melhorado

Mesmo depois de instalar o controle de ponto, você ainda pode encontrar alguns problemas. Sabe quando se está prestes a fechar os holerites e dar continuidade aos pagamentos, mas percebe que alguns horários estão faltando ou ainda pior, que os cálculos das horas não batem?

Isso pode ser causado pela utilização de um sistema de ponto com poucos recursos, por exemplo. Como atualmente tudo se resume a tecnologia, e principalmente equipamentos são super modernos, você precisa mesmo é de um sistema de gerenciamento para controle de ponto com alto desempenho.

A diferença de um sistema limitado para um sistema de alto desempenho é a quantidade e qualidade das informações que você terá prontamente. Por exemplo, você tem planilhas de Excel paralelas ao sistema de ponto?

Como para controle de vale transporte, vale refeição, valores de desconto em folha ou dados de controle do funcionário? Imagine como seria ideal ter todas essas informações centralizadas dentro do seu sistema.

Nesse caso, o PcPonto é o mais indicado para suprir essa necessidade por um sistema que gerencie totalmente a gestão do funcionário dentro da empresa. Ou seja, o PcPonto é um sistema versátil que atende todas as funções exigidas desse tipo de processo.

Algumas das muitas funcionalidades desse sistema gerencial, incluem:

  • Cadastro completo dos funcionários, campos customizados e histórico do funcionário;
  • Manutenção do cartão de ponto, centralizada em uma única tela;
  • Gerenciamento do quadro de horários e escalas;
  • Exportação para qualquer folha de pagamento;
  • Controle de vale transporte e vale refeição;
  • Relatórios gerenciais;
  • Sincronização completa e automática com principais equipamentos do mercado.

As funcionalidades apresentadas acima, são apenas algumas das muitas que esse sistema oferece. O que achou da ideia? Pronto para colocar sua empresa nos trilhos da adequação fiscal?

Você pode conhecer diretamente esse útil e indispensável sistema de gerenciamento que é o PcPonto, e tirar suas próprias conclusões. Para mais informações entre em contato com a nossa equipe.


Ficou com alguma dúvida? Vamos conversar.
Podemos te ajudar a encontrar a melhor opção para sua empresa.
Solicite Orçamento