Apesar de parecer simples para quem observa do lado de fora da situação, controlar os aspectos da jornada de trabalho dos funcionários, pode ser uma árdua tarefa. Sendo assim, você conhece a importância do banco de horasbem controlado?

Vale ressaltar que nem toda empresa adota esse modelo de compensação de horas, porém ainda é bastante difundido atualmente. Portanto, é de extrema relevância que você saiba exatamente o que é, como controlar, vantagens e desvantagens e o que pode te ajudar nesse momento.

Se você utiliza esse modelo de marcação de horas, conheça a importância de manter um controle rígido sobre o banco de horas. Acompanhe a leitura e aprenda tudo que pode te ajudar na hora de apresentar dados e informações importantes. Confira!

O que é banco de horas?

É uma alternativa às horas extras. Nesse sistema de marcação, as horas excedentes trabalhadas são organizadas e registradas no sistema.

Diferente da remuneração das horas extras, onde o funcionário recebe em dinheiro, o valor equivalente às horas trabalhadas, com o banco de horas isso não acontece.

Em outras palavras, as horas excedentes são recebidas em formato de folgas ou se preferir, o funcionário pode sair mais cedo do expediente. Vale ressaltar a necessidade de ser previamente combinado entre empregado e empregador.

Esse formato de marcação é permitido pela CLT, desde que haja autorização por convenção ou acordo coletivo, o que é bastante comum. Cada sindicato pode determinar o período de compensação, que pode ser de 1 a 12 meses.

De forma resumida, o RH da empresaé também responsável pelo registro e controle do banco. Empresas com mais de 10 colaboradores precisam realizar o registro da entrada e saída dos funcionários, dessa forma, esse registro age diretamente na compensação das folgas no banco de horas.

Qual a relevância de manter o banco de horas controlado?

Manter o controle é vital para o cumprimento adequado da legislação trabalhista. Isso porque, a lei confere ao colaborador um total máximo de 10 horas trabalhadas por dia, já somado com as horas extras.

Dessa maneira, caso não haja o controle de ponto adequado, como a empresa determina o cumprimento da jornada de trabalho? Como você sabe, isso pode acarretar processos trabalhistas desnecessários e prejudiciais à empresa.

Um outro ponto determinante em manter o banco devidamente controlado, é na questão da rescisão de contrato. Vamos supor que uma empresa necessite, por questões financeiras, rescindir o contrato com dois colaboradores.

Esses funcionários costumam exceder em muito a jornada de trabalho diária, ou seja, 10 horas máximas trabalhadas. Por sua vez, a empresa atua com o formato desse tipo de marcação, mas não têm o controle ideal desses registros.

Você sabia que ao rescindir o contrato, todas aquelas horas presentes no banco, deverão ser pagas? Você consegue perceber a mão de obra da empresa, em reunir meses ou anos de registros irregulares? Em resumo, a empresa pode se complicar perante a justiça, não é mesmo?

Veja como organizar, manter atualizado e correto o banco de horas da sua empresa!

Descubra como organizar e transparentar o banco de horas em 4 passos

banco de horas

Uma forma muito utilizada pelas empresas é aplicar planilhas ao controle das horas, mas isso funciona em partes. Assim, existe a grande possibilidade de que ocorram erros na marcação e fechamento das horas excedentes no banco de horas.

Quer uma maneira realmente segura para cuidar das horas cirurgicamente? Adquira um software de gestão de pontoe nunca mais tenha problemas. Conheça logo a seguir o que você pode alcançar, com a aquisição de uma ferramenta ideal para o controle da jornada de trabalho. Confira!

1 – Fiscalize toda a movimentação

Tenha em tempo real o registro de todas as atividades que acontecem nas premissas da empresa. Com um sistema automatizado, as informações se tornam mais confiáveis, pois o software garante o menor número possível de erros de marcação.

Não se encontra na empresa, mas precisa saber o que acontece naquele momento? Acesse o portal Web ou recebe por e-mail relatórios gerenciais com as informações mais relevantes para o seu negócio.

2 – Eficiência na busca por dados e informações

Até pouco tempo as empresas precisavam de um colaborador responsável, apenas para organizar e montar relatórios. Isso demandava tempo e recursos preciosos da empresa.

Todo o cálculo das horas pode sem parametrizado, de acordo com vários tipos de compensação e faixas de extra. Além disso, o cálculo pode ser diário ou mensal ao enviar apenas as 2 primeiras horas para o banco de hora e o restante para hora extra de 70% ou 100%.

Com um software qualificado, o RH consegue visualizar a qualquer momento, as horas de determinado período, por exemplo. Logo, a empresa ganha em tempo, recursos e não fica exposta a problemas trabalhistas.

3 – Informação filtrada e objetiva

As obrigações fiscais encurtam cada vez mais o cerco às empresas, não é mesmo?

Portanto, é fundamental não correr riscos desnecessários. Desse modo, ao implementar um software que integra automaticamente as informações que o eSocialdemanda, a empresa está assegurada quanto às obrigações fiscais.

4 – Equipe e processos otimizados

No momento que a empresa possui uma ferramenta que auxilia na gestão das horas, o gestor e a equipe em geral, podem focar no que realmente importa para tornar o crescimento possível.

A empresa pode, inclusive, disponibilizar portal web para o colaborador acompanhar o seu registro de ponto e saldo do banco de horas. Essa que questão amplia ainda mais a transparência e confiança entre as partes.

Coloque as informações ao alcance dos colaboradores, pois com relatórios instantâneos, a empresa oferece transparência e honestidade. Ambas as partes são beneficiadas, pois o colaborador sabe que seus direitos estão garantidos.

Conheça as vantagens e desvantagens

Conheça algumas das vantagens e desvantagens da utilização desse formato de marcação!

Vantagens

  • Distribuir melhor o fluxo da mão de obra quanto às demandas;
  • Economia quando houver a necessidade de horas extras programadas;
  • Aprimorar e reduzir a alternância de colaboradores de acordo com a necessidade da empresa.

Desvantagens

  • Probabilidades altas de processos trabalhistas, caso não seja desempenhado e organizado de forma eficiente e honesta;
  • Possível diminuição de candidatos que preferem horas extras remuneradas.

É importante destacar a validade das horas presentes no banco. Dessa maneira, de modo geral, quando existem acordos e convenções coletivas com os sindicatos, o “prazo de validade” é de até um ano.

Vale ressaltar que no caso do não cumprimento do tempo de quitação das horas acumuladas, elas passam a ser estipuladas como horas extras. Portanto, deverão ser remuneradas.

Aprimore seu banco de horas com um controle de ponto

Agora que você conhece a fundo tudo sobre o assunto, é o momento de apresentar uma última dica para acompanhar esse conhecimento.

Para que esse formato de registro funcione de modo a não prejudicar os colaboradores e os recursos da empresa, procure pelo melhor software de controle de ponto do mercado.

Desse modo, observe funcionalidades como cadastro de funcionários, manutenção do cartão de ponto, quadro de horários, tela inicial intuitiva e fácil de usar e acima de tudo, que apresente a possibilidade de sincronização com qualquer equipamento do mercado.

Controle seu banco de horas de forma mobile, por exemplo. Em resumo, procure pela empresa mais confiável e com expertise no assunto.

Ficou com alguma dúvida? Vamos conversar.
Podemos te ajudar a encontrar a melhor opção para sua empresa.
Solicite Orçamento