Você é daqueles empreendedores que ficam apreensivos todo fim de mês por conta do fechamento da folha de pagamento e suas marcações? Sabia que o registro de pontoé parte fundamental para estar obrigatoriamente dentro do escopo legal?

Para atender as dúvidas de diferentes gestores e empreendedores, que ainda se questionam da importância dessa marcação, elaboramos esse conteúdo.

Com o intuito de apresentar a importância do registro de ponto ideal, vamos abordar relevantes aspectos sobre o controle do ponto. Veja as principais características, ao que o registro deve se atentar e as vantagens. Confira!

Entenda o posicionamento da legislação trabalhista

Já abordamos em outros conteúdos, e talvez não seja novidade para você, mas caso sua empresa possua menos de 10 funcionários o registro e controle de ponto não são obrigatórios.

Todavia, se o seu negócio cresceu e você já tem mais de 10 colaboradores é recomendado e exigido realizar o registro de ponto. Por outro lado, essa questão é algo que não deve ser encarada de forma negativa ou com pesar.

Pelo contrário, desempenhar o controle de ponto assertivoé um dos fatores que atua no crescimento do negócio. Além de atender com excelência a legislação obrigatória, a gestão amplia a transparência, segurança e eleva as relações de trabalho a um patamar benéfico para ambas as partes.

Veja algumas das recomendações que a CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas), Portaria 1.510/09 e Portaria 373/11têm acerca do registro adequado do ponto!

Sistema de Registro de Ponto

Qualquer que seja o sistema utilizado pela empresa, deve atender aos conformes estipulados pela Portaria 1.510. O MTE (Ministério do Trabalho) permite a utilização de sistemas que tragam a modernização ao controle correto do ponto.

Principal objetivo do registro

Observamos muitos aspectos que podem ser encaixados como principais. No entanto, evitar que o colaborador passe por uma Jornada de Trabalhoexcessiva e abusiva, é o principal intuito do registro de ponto. Além disso, atua também na ampliação e discernimento quanto a comprovação da jornada.

A possibilidade de utilização de alternativos pontos

Desde que aprovada em 2011, a Portaria 373 possibilita a utilização de sistemas, digamos alternativos, de controle do período de trabalho. Temos, portanto, a implementação de tecnologia móvel na marcação do ponto, com smartphones e softwares em ambiente online.

Como deve estar configurado o sistema de registro de ponto

Vale lembrar que uma das recomendações é que o sistema alternativo, tenha passado por um Acordo Coletivo de Trabalho ou mesmo Convenção Coletiva.

Registro de ponto: desvantagens de não realizar essa ação

registro de ponto

Você acredita que ainda hoje, onde as empresas brasileiras se aproximam do auge tecnológico, alguns empreendedores negligenciam os aspectos do registro de ponto?

Em vista disso, conheça algumas das desvantagens em deixar o controle e registro de lado. Confira!

Jornada de trabalho descontrolada

Como o colaborador conseguirá comprovar que excedeu seu limite da jornada de trabalho estipulada por lei? Sem um controle efetivo da jornada de trabalho, horas extras podem ser “esquecidas”, por exemplo.

A empresa não trabalha com horas extras? Sem problemas, ainda é fundamental contar com um Banco de Horasassertivo e verdadeiro. Quando o negócio implementa um sistema de confiança e avançado, todas as informações são registradas e acessadas quando necessário.

Ganhos mensais afetados

É comum situações em que os ganhos mensais são afetados pela ausência de registro de ponto. Como um RH que não utiliza um sistema atuante deverá entender uma ausência no registro, como sendo um simples ato de falta de registro?

O colaborador acaba com falta e, por conseguinte, decréscimo do salário final. Isso certamente gera insatisfação e acima de tudo, riscos para a empresa que acaba não cumprindo legalmente suas obrigações.

Percalços jurídicos importantes

Evitar deslizes trabalhistas é um dos principais benefícios de um sistema de controle de ponto. Através de sua utilização todos os registros são realizados de forma correta e acima de tudo, registros são mantidos.

Por meio de um software de gestão de pontoo negócio ganha em controle da jornada de trabalho, por exemplo. Como a gestão lida com o espelho de ponto? Essa ferramenta é fundamental para promover a clareza na relação empresa-colaborador.

Principais vantagens de fazer o registro de ponto

Se de tudo que apresentamos acima, você ainda não está completamente convencido, é o momento de conhecer algumas vantagens realmente difíceis de serem ignoradas. Confira!

Fechamento e pagamento certeiro das horas extras

Esse fato não é novidade em nossos conteúdos, mas é fundamental bater nessa tecla, pois é uma realidade evidente nas empresas brasileiras. Você sabia que as horas extras configuram a principal causa de processos trabalhistas contra as empresas?

E é justamente no ato de negligenciar o registro de ponto adequado, que erros acometem o processo de fechamento da folha. Por outro lado, quando desempenhado em conjunto com um sistema moderno, o registro aprimora o controle e a empresa é capaz de andar correta perante à lei.

Muito maior do que vigorar as leis existentes é vigorar a força de vontade, engajamento e espírito de equipe nos colaboradores.

Segurança aprimorada e transparência nos processos

Diferentemente da utilização de recursos manuais na marcação do ponto, onde o RH necessitava fazer o fechamento à mão em livros-ponto e principalmente, a soma das horas extras, é vital compreender o registro de ponto eletrônico como modelo a seguir.

Ao contrário do modo manual, onde existiam gargalos, atrasos e incoerências, o eletrônico otimiza por completo a operação. De forma automática e segura, a empresa consegue visualizar com maior facilidade todos os aspectos e acima de tudo, o colaborador ganha espaço e participação naquilo que o compete.

Quanto à segurança, o formato eletrônico atua de modo mais contundente e não apenas nas horas extras. Tenha o cálculo de férias, período de intrajornada e descontos integrados ao fechamento, sem a necessidade de despender de um profissional para isso.

Em resumo, aliar o registro de ponto com um software de qualidade é a melhor combinação para uma empresa. Dessa forma, veja uma última dica.

Forme parceria com a empresa mais adequada

Vale ressaltar e reafirmar, que a qualidade está atrelada à competência e experiência da empresa que oferece o melhor sistema. Um sistema versátil e completo que apresenta diversificadas e úteis ferramentas e configurações à empresa.

Para encerrarmos, indicamos a aquisição de um sistema único e preparado para atendertodas as necessidades da sua empresa. Afinal de contas, é preciso otimizar seus processos e focar naquilo que realmente importa, para que o crescimento seja algo certo!


Ficou com alguma dúvida? Vamos conversar.
Podemos te ajudar a encontrar a melhor opção para sua empresa.
Solicite Orçamento