O eSocial é um subprojeto vinculado ao SPED (Sistema Público de Escrituração Fiscal) e promete revolucionar a forma como as empresas se reportam aos órgãos fiscais. Inclusive, muitas empresas já estão em contato com essa nova obrigação fiscal.

Muitos empreendedores julgam como desnecessária, já outros concordam que essa nova etapa pode sim trazer benefícios. Indiferente as diversas opiniões uma coisa é fato, o eSocial já bate às portas e você vai precisar adequar sua empresa.

Como um dos pontos que podem passar por mudanças quanto ao eSocial, está o controle de ponto. Você é capaz de determinar como sua empresa pode facilitar essa adequação ao implementar uma solução em controle de ponto?

Se interessou pela sugestão? Então acompanhe e descubra como sua empresa pode ser favorecida por esse processo e ainda, andar corretamente perante a implementação dessa obrigação acessória. Confira!

Como o controle de ponto pode beneficiar a transmissão ao eSocial?

Muitas empresas já estão em contato com as diretrizes do eSocial, ou seja, já começaram repassar algumas das comunicações necessárias. Portanto, é fundamental a assertividade e veracidade das informações para que não haja erros e, por conseguinte, multa.

Como um dos pontos que merece atenção e que via de regra pode configurar problemas, é quanto a jornada de trabalho. Questões como horas trabalhadas, horas extras, férias, afastamentos e tudo mais que esse controle representa, devem ser apresentadas com clareza e de forma concreta.

Não haverá margem para erros na hora de transmitir seus dados, portanto, é vital que você mantenha os registros corretos. Por ser um dos setores das empresas que mais gera inconsistências nos dados, contar com ferramentas que auxiliam é recomendado.

Em outras palavras, implementar um controle de ponto que ofereça agilidade, otimização, exportação dos dados para folha de pagamento e acima de tudo, uma solução é o que precisa. Como já é exigido por lei, por que então, não tornar essa obrigação um exemplo a ser seguido na sua empresa?

Você não gostaria de ter o controle adequado, a fim de evitar problemas com o fisco que poderiam acarretar multas? Tenha certeza que focar os esforços ao controle de ponto, pode beneficiar e muito sua empresa.

Quais aspectos o eSocial visa no controle de ponto?

eSocial e o controle de ponto nas empresas

Muitas empresas com medo de não conseguirem realizar o fechamento do mês em tempo ágil, adotam medidas onde realizam esse fechamento alguns dias antes de terminar o mês vigente, a fim de emitir a guia do GPS a tempo.

Isso pode ocasionar problemas quanto ao eSocial, pois já de acordo com a lei, o pagamento deve ser feito em período não superior a 30 dias. Na verdade, o eSocial não mudará regra alguma, já o fisco será mais sentido ao longo do ano pelas empresas.

Outro ponto de atenção às empresas é quanto as férias dos funcionários, pois nesse momento pode surgir divergências. Vamos assumir que o colaborador irá tirar 30 dias de férias, correto? Mas nesse momento ele já tenha algumas horas extras do mês passado ainda, como ele será remunerado?

Essa situação conflui com alguns dos envios de eventos como S-1200 (Remuneração de trabalhador vinculado ao Regime Geral da Previdência Social), S-1202 (Remuneração de servidor vinculado a Regime Próprio de Previdência Social) e S-1210 (Pagamentos de Rendimento dos Trabalhos).

A transmissão desses dados específicos pode ocasionar divergências, ou seja, como é possível que o colaborador tenha horas extras para receber justamente no mês que ele esteve de férias?

O interessante para sua empresa é realizar o fechamento do mês no período em que realmente todos os benefícios como horas extras, por exemplo, sejam recebidos no mês vigente, dessa forma, um controle de ponto pode aliviar a implementaçãodo eSocial.

Portanto, é importante apresentar agilidade para fazer o fechamento do ponto em tempo hábil para gerar a folha.

Sua empresa necessita se adequar corretamente

O controle de ponto é um dos processos que o eSocial configura mudanças, mas vital para o funcionamento da empresa. Ninguém será tão beneficiado com uma boa prática, do que você e sua empresa.

Para estar completamente dentro dos parâmetros exigidos pela lei ou pelo fisco, é preciso se atentar ao controle de ponto. Mas e se você tivesse uma solução que poderia realmente te ajudar nesse aspecto?

Uma solução que trouxesse mais agilidade, otimização, exportação para sistemas de folha de pagamento e acima de tudo, segurança. É precisamente isso que a Símix Sistemaspode oferecer para sua empresa.

Desenvolvemos as melhores soluções para atender as necessidades das empresas de qualquer setor. Estamos falando mais precisamente sobre o Sistema PcPonto, que é a solução definitiva para o seu controle de ponto.

Tenha a certeza de atender corretamente os requisitos fiscais que o eSocial apresenta e não corra riscos. Afinal, estar correto quanto ao fisco é o que toda empresa precisa para crescer.


Ficou com alguma dúvida? Vamos conversar.
Podemos te ajudar a encontrar a melhor opção para sua empresa.
Solicite Orçamento