Uma dúvida comum de muitos supermercadistas é com relação ao terminal de consulta de preço. Afinal, ainda que eles existam há muitos anos, o uso dos mesmos pode ser confuso para alguns donos de supermercado, que não entendem exatamente o papel dessa tecnologia. 

Claro, não há dúvidas de que investir em tecnologia é um passo importante para o crescimento de todo supermercado, principalmente em mercados mais concorridos. No entanto, exatamente o que é o terminal de consulta de preço? O terminal de consulta é obrigatório por lei? Quais as vantagens de apostar nessa tecnologia? 

Se você tem essas ou outras dúvidas, continue lendo esse artigo e confira tudo o que precisa saber sobre os terminais de consulta e a importância deles para seu negócio! 

O que é o terminal de consulta de preço? 

É comum não entender bem o que é o terminal de consulta de preço, principalmente para supermercados. Mas a ideia é muito simples: esses terminais são máquinas instaladas em pontos estratégicos do negócio, que permite que o cliente efetue a leitura de código de barra do produto e saiba exatamente o preço do mesmo. 

Esse terminal é conectado automaticamente com o sistema ou software de gestão do supermercado, o que garante eficiência e muito mais praticidade no uso. Além disso, ele possui muitas outras vantagens e podem aumentar as vendas do supermercado, como você vai ver ainda nesse artigo. 

O terminal de consulta de preço é obrigatório? 

Agora que você já entende o que é o terminal de consulta de preço, provavelmente ficará mais fácil entender se o uso dele é obrigatório ou não. No caso de estabelecimentos que possuem mercadorias registradas por código de barra, o uso do terminal é obrigatório por lei, em vigor desde 2006. 

Essa obrigatoriedade é determinada pelo decreto de nº 5.903, dentro da Lei nº 10.962, e possui algumas regras. No caso de supermercados obrigados a usar o terminal de consulta, a lei prevê que cada terminal deve estar a pelo menos 15 metros do cliente. 

Ou seja, em nenhum momento o cliente deve se deslocar mais do que 15 metros para ter acesso a um dos terminais de consulta de preço do estabelecimento. Em outras palavras, se o seu negócio faz uso apenas de etiquetas de preço, está na hora de implementar também os terminais de consulta.

Quais as vantagens do terminal de consulta? 

Ainda que seja obrigatório, a verdade é que o terminal de consulta de preço veio para ajudar a gestão dos supermercado e traz vantagens importantes. Em estabelecimentos maiores, ele pode ser ainda mais crucial, e evitar a insatisfação do cliente. Confira algumas das vantagens dos terminais de consulta de preço! 

Preços são atualizados imediatamente 

Se o seu supermercado utiliza etiquetas manuais de preços nos produtos, já deve ter passado pela situação do preço ser modificado pela gestão, mas não sofrer alteração na prateleira, e o cliente ter acesso ao preço errado. 

A vantagem dos terminais de consulta de preço é que o próprio cliente pode conferir o valor do produto no terminal, e esse valor estará atualizado. OS terminais são conectados com o software do supermercado, e por isso todas as mudanças no sistema são automaticamente repassados para os terminais de consulta. 

Clientes ganham mais autonomia 

Outra situação comum é a de um cliente encontrar um produto fora da prateleira, e ficar sem saber o preço. Muitas vezes, eles ficam procurando por funcionários do supermercado, que nem sempre sabem informar o preço também. 

Os terminais de consulta de preço solucionam esse problema de forma simples, dando mais autonomia e liberdade para o cliente. Dessa forma, ele mesmo pode descobrir o preço do produto sem a ajuda de funcionários do mercado. 

Agora, ficou claro que o terminal de consulta de preço é obrigatório por lei, mas traz vantagens importantes para seu negócio, certo? Se você quiser descobrir ainda mais sobre os terminais de consulta, aproveite e confira também como aprimorar esse sistema com soluções!

Ficou com alguma dúvida? Vamos conversar.
Podemos te ajudar a encontrar a melhor opção para sua empresa.
Solicite Orçamento