A não ser que você se afaste por completo dos meios de comunicação, é improvável não ficar por dentro de cada notícia sobre o novo Coronavírus. Mais atentas ainda devem estar as empresas, que precisam implementar ações visando reduzir os impactos negativos, a exemplo temos o Home Office sendo amplamente adotado.

E não apenas isso, no próprio ambiente da empresa é fundamental se atentar a alguns cuidados, a fim de proteger os colaboradores que ainda frequentam fisicamente o ambiente de trabalho, afinal, o importante é não se estagnar completamente.

Sendo assim, te convidamos à leitura para compreender como as empresas estão combatendo, ao seu modo, as adversidades que surgem diariamente. Veja também como se posicionar quanto ao trabalho remoto dentre outras dicas essenciais para o período que apenas adentramos. Boa leitura!

3 recomendações para lidar diretamente com o Covid-19 na empresa

1 – Disseminar orientações à prevenção contínua

Considerando a histeria que tem se formado nos últimos dias, se torna complexo enxergar uma saída dessa situação. Contudo, você sabia que a ação mais simples é a mais eficiente para confrontar a propagação do Coronavírus?

Isso mesmo, segundo as recomendações de Órgãos como o Ministério da Saúde, Organização Mundial da Saúde (OMS), Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC), a prevenção é a arma mais eficaz no combate à disseminação do vírus entre a população. Portanto, procure orientar sistematicamente às seguintes ações:

·   Higienização constante e vigilante das mãos, as lavando com maior frequência com água e sabão por no mínimo 25 segundos;

·   Desinfecção periódica das mãos com álcool em gel 70%;

·   Orientar ao momento da tosse ou espirro a sempre cobrir a boca com mãos e braços;

·   Evitar a todo custo ficar tocando a boca, olhos e nariz;

·   Distância mínima de 2 metros entre os colaboradores;

·   Limpeza constante de maçanetas, botões de elevadores e máquinas de cafés, além da higienização das superfícies.

Um ponto importante é preparar com assertividade os profissionais do departamento de RH, a fim de ampliar a eficiência das ações de orientação e tirar potenciais dúvidas.

2 – Oferecer os principais cuidados aos colaboradores presentes na empresa

Assumindo a premissa de que, sem exceção, todos estamos passando pelas mesmas dificuldades, a Símix pode dizer por experiência própria sobre a questão do cuidado com seus colaboradores, parceiros e clientes, pois de antemão tomamos providências necessárias para que a saúde e bem-estar de todos fossem resguardados.

Em outras palavras, é óbvio que algumas empresas terão que dar continuidade no trabalho, mesmo que de forma reduzida em pessoal. Todavia, algumas políticas devem permear os processos nos próximos meses, a fim de resguardar ainda mais os que não possuem a opção de ficar dentro de casa em isolamento.

A esses valentes colaboradores, as empresas devem se atentar ao fator “sintomas”, histórico de viagens e mesmo ao contato de funcionários com pessoas possivelmente contaminadas, oferecendo as seguintes alternativas:

·   Oferecer condições de que o colaborador possa despender tempo no cuidado de familiares afetados;

·   No caso de possíveis confirmações de Covid-19 no ambiente de trabalho ou de fortes indicativos, procurar as autoridades incumbidas e dar andamento ao protocolo exigido.

3 – Buscar maneiras consistentes de minimizar os impactos negativos

Em meio ao caos generalizado de tantas incertezas é importante buscar novos ângulos de ação.

Todo empreendedor deve de alguma maneira encontrar brechas que possam minimizar solidamente os impactos que essa crise imensurável imporá à economia mundial.

Sendo assim, duas maneiras eficazes de encontrar o caminho certo para isso é através: disponibilização de condições para o trabalho remoto, estruturado em ferramentas tecnológicas e na identificação de fornecedores alternativos, com o intuito de manter a cadeia de produção em funcionamento.

O que diz a Lei sobre o Home Office com a MP 927?

A Medida Provisória 927 foi estabelecida com a finalidade de alterar algumas regras acerca das Leis Trabalhistas. Essa é uma maneira de o governo tentar contornar as dificuldades emergentes a cada dia que passa.

E já que segundo a OPAS (Organização Pan-Americana da Saúde) e tantos outros órgãos competentes, o contágio se dá com maior sucesso no contato direto de pessoa para pessoa, o caminho é distanciar com margem de segurança as pessoas. E o resultado mais esperado é justamente o Home Office como alternativa para dar continuidade aos processos e projetos da organização.

Veja algumas alterações que a MP visa alterar de forma provisória:

·   Potenciais cortes na jornada de trabalho e salários (esse artigo foi revogado devido sua repercussão e fica a ser definido novamente);

·   Estabelecimento de regras que normatizam o formato de trabalho remoto (home office);

·   Home office não exigirá alteração no contrato de trabalho e não demanda acordo coletivo ou individual;

·   Possíveis custos com equipamentos e internet, por exemplo, podem ser custeados pelo empregador, que é outro ponto que fica a critério de acordo entre ambos;

·   Concessão de férias individuais ou coletivas;

·   Alteração nas normativas a respeito de banco de hora e compensações;

·   Pagamento de cerca de 8% do FGTS por parte do empregador, podendo ficar suspenso por 3 meses, sendo restabelecido posteriormente.


Aqui na Símix já adotamos o método home office
e a grande maioria da nossa equipe já está na segurança de seus lares. E você, como está sendo para o seu negócio esse período que enfrentamos bravamente?

Saiba que no raio de ação da Equipe Símix, estamos dispostos a fazer o que estiver ao nosso alcance, pois apenas prevaleceremos juntos!


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