O Home Office hoje é amplamente associado apenas à urgência de driblar a pandemia, isolamento social e quarentena, mas a verdade é que o trabalho remoto tem sido adotado cada vez mais nos últimos anos, especialmente de 2017 para cá.

Esse cenário só poderia levantar uma dúvida: como realizar o fechamento de ponto se os colaboradores estão distantes da empresa? Saiba que o método para o controle certo é o mesmo que em outras situações, ou seja, basta controlar a jornada e realizar a apuração mensal.

Então, se você quer saber em detalhes como a gestão do seu negócio pode administrar com autoridade o controle e fechamento do ponto dos colaboradores, é só acompanhar!

Veja a ligação entre o trabalho remoto e o registro da jornada

O home office é qualquer atividade remunerada em carteira ou contrato trabalhista, na qual o colaborador exerce suas funções em ambiente externo à empresa, como sua própria casa, onde poderá registrar sua jornada através de diferentes sistemas, inclusive plataformas online.

Embora a maioria das empresas só agora consiga enxergar suas vantagens, essa prática é utilizada consistentemente já há algum tempo. Um dos problemas que fez com que o home office não fosse ainda mais implementado, é que até 2017, tal prática não era legalizada em lei pela CLT.

Entretanto, nada impedia que as empresas o fizessem, porém, a falta de segurança jurídica quanto à obrigatoriedade gerava receio nos empreendedores. Sendo assim, após a promulgação da Lei 13.467/2017, também conhecida como Reforma Trabalhista, o teletrabalho se tornou uma modalidade assegurada por lei.

Nos últimos meses, a necessidade de garantir o funcionamento das atividades viabilizou problemas no fechamento de ponto de inúmeras empresas, visto que a maioria não estava preparada para atender tal obrigatoriedade, tanto em recurso quanto em conhecimento.

E se você está passando por isso saiba que não é uma realidade exclusiva da sua empresa. A dica é, por hora, avalie incrementar sua gestão e equipamentos físicos, como REP (Relógio Eletrônico de Ponto), a outros meios de registro, como o ponto online e através do celular (Portaria 373).

Além de projetar seu negócio rumo ao futuro da tecnologia empresarial, servirá muito bem para gerenciar melhor a produtividade de cada colaborador em home office, facilitar a vida dos profissionais de RH e assegurar uma estrutura mais sólida na retomada dos negócios.

Como deve ser realizada a gestão e fechamento de ponto à distância?

Basta o colaborador acessar o sistema via internet, fazer o registro das horas trabalhadas, intervalos e horas extraordinárias. As informações ficarão disponíveis automaticamente ao RH, que terá facilidade em compilar esses dados e convertê-los em um fechamento de ponto assertivo.

Logo, o único elemento que muda na gestão de ponto à distância é a forma como a empresa coleta os dados dos colaboradores, pois a obrigatoriedade do fechamento é a mesma.

Atualmente, existem softwares eficientes que facilitam esse processo. Por exemplo, a Símix oferece o recurso WebPonto que traz grandes benefícios à gestão de RH, pois reduz a complexidade do processo de marcação.

Dessa maneira, os profissionais contam com controles exatos, informações transparentes, flexibilidade no acesso via navegador, maior praticidade no registro de horários, banco de dados integrado e total conformidade com as leis.

Além do WebPonto, oferecemos também uma opção em ponto alternativo, que é o Registro pelo Celular. Totalmente adequado à Portaria 373, essa funcionalidade é o método mais prático quando o assunto é marcação de ponto em trabalho remoto. Acesse para saber mais!

As leis trabalhistas mudam no cenário de home office?

A não ser que o contrato tenha recebido ajustes na jornada de trabalho, as leis trabalhistas não mudam e os colaboradores devem ter seus direitos resguardados, ou seja, carga horária, intervalos, limite de horas extras e demais aspectos devem ser mantidos no fechamento à distância.

Portanto, se a carga horária era de 8 horas antes do “confinamento em home office”, assim deverá ser. E é justamente nessa etapa em que o sistema online se mostra indispensável, uma vez que concede ao RH e gestores a eficiência e respaldo ideais para cumprir todas as obrigações trabalhistas exigidas.

Sua empresa tem passado por dificuldades com o Home Office? O fechamento de ponto tem tirado o sono dos responsáveis pelo RH? O que acha de transformar sua realidade com o sistema certo?

Venha falar com um consultor especializado para tirar maiores dúvidas!

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